Skip to main content

Com a forte presença da tecnologia e a popularização do acesso à internet, todo o tipo de informação é compartilhada e consumida diariamente nas mídias digitais, sendo, em sua grande maioria, em formato visual. Dado o contexto, colocar legendas em vídeos é uma maneira prática e versátil de tornar seus conteúdos acessíveis a qualquer pessoa.

Neste artigo, mostraremos por que é tão importante inserir legendas em vídeos, como funciona esse processo, entre outras informações que você precisa conferir para potencializar as suas ações de marketing. Continue a leitura do post para saber mais!

Por que é importante investir em conteúdo em formato de vídeo?

Legendas-em-vídeos-1

86% dos entrevistados consomem vídeos na internet.

Além da comunicação por meio de ferramentas audiovisuais ser muito mais didática e facilmente interpretada pelo público, também é o formato de conteúdo mais consumido no ambiente digital, conforme uma pesquisa realizada com usuários brasileiros, pela Provokers, em 2017. O levantamento de dados também apontou que:

  • 86% dos entrevistados consomem vídeos na internet;
  • o vídeo é o futuro do marketing;
  • os vídeos trazem muito mais engajamento do público;
  • o público aprende muito mais sobre o produto por meio de vídeos do que apenas com textos;
  • as páginas que utilizam vídeos têm o ranqueamento no Google positivamente afetado, visto que esse é um dos critérios de SEO mais importantes.

Qual a importância da legenda em vídeos?

Legendas-em-vídeos-3

Os vídeos trazem muito mais engajamento do público.

Se você pretende investir na produção de conteúdo audiovisual, é fundamental entender que existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração — entre eles, as legendas em vídeos.

Para que você tenha uma ideia, 85% dos vídeos no Facebook são reproduzidos sem áudio, segundo uma pesquisa do Digidav. Ou seja, legendar os seus conteúdos aumenta significativamente as chances de que a mensagem seja comunicada.

Outro ponto muito importante da legenda em vídeos é a questão da acessibilidade, isto é, possibilitar que pessoas com deficiência auditiva ou surdas também possam ter acesso à informação.

Para os mecanismos de busca na internet, como YouTube e Google, as legendas em vídeos potencializam o SEO da página, blog ou site, visto que contribuem de forma positiva para a experiência do usuário.

Como colocar legenda em vídeos?

Legendas-em-vídeos-2

Legendar os seus conteúdos aumenta significativamente as chances de que a mensagem seja comunicada.

O processo de legendar vídeos pode variar um pouco dependendo de alguns aspectos. Por exemplo, se a legenda for em um idioma diferente do que é falado pelo interlocutor, é comum que a tradução seja feita juntamente ao roteiro do vídeo ou áudio, por meio do trabalho de tradutores profissionais.

Mas, de uma maneira geral, a inserção de legendas em vídeos segue algumas normas e técnicas, como o passo a passo a seguir:

  • marcação — o tempo de entrada e saída de cada legenda é identificado nesse processo. O objetivo aqui é sincronizar os textos com o áudio do vídeo. Os tempos mínimos e máximos de duração de cada cena também são calculados nesse momento;
  • tradução — geralmente são contratados profissionais ou empresas específicas para que seja feito o melhor processo de escolha de palavras e termos de uma língua para outra;
  • simulação — é o processo de testes para verificar como ficou o resultado das etapas anteriores no vídeo. Ou seja, a sincronização e a tradução da legenda são cuidadosamente conferidas;
  • correção — todos os erros identificados devem ser corrigidos, assim como podem ocorrer ajustes no texto para que o vídeo fique o mais fluido possível.

Para concluirmos este conteúdo sobre legendas em vídeos, vale destacar que, se você pretende investir em estratégias audiovisuais para potencializar as ações de marketing da sua marca, existem empresas especializadas em estratégias com produção de vídeos para mídias digitais e tradicionais.

Gostou do artigo sobre a importância das legendas em vídeos? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber diretamente em seu e-mail todos os conteúdos informativos, dicas e novidades que postamos!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP