Skip to main content

Desde pequenos, nós somos estimulados a aprender por meio de imagens. Você já parou para pensar em como os elementos visuais podem transmitir ideias de forma eficiente mesmo sem a presença de texto?

O conceito de visual thinking utiliza esse cenário propondo um pensamento visual como ferramenta para entender e solucionar ideias no meio corporativo. Quer compreender melhor essa estratégia? Então, continue a leitura!

O que é visual thinking?

Visual-thinking-1

O visual thinking utiliza palavras, ícones e formas.

A expressão visual thinking é a tradução em inglês para “pensamento visual“, ou seja, a utilização de elementos gráficos para organizar informações e ideias. A técnica utiliza a parte do cérebro responsável pela emoção e pela criatividade.

No entanto, isso não significa a simples troca de palavras por ilustrações. A verdade é que você não precisa ser um exímio desenhista para apostar nessa ferramenta. O visual thinking utiliza palavras, ícones e formas para apresentar uma nova comunicação de fácil entendimento.

Por que o visual thinking virou tendência?

Visual-thinking-2

Tornar as reuniões e apresentações de projetos mais memoráveis e interessantes.

Você, provavelmente, já escutou a expressão “Entendeu? Ou quer que eu desenhe?”. Apesar de ser um pouco rude, essa ideia diz muito sobre o poder de interpretação que uma ideia visual pode trazer.

O fato é que, muitas vezes, utilizar apenas palavras não é o suficiente para transmitir uma ideia e sintetizar um projeto. Assim, recorrendo ao visual thinking, é possível tornar as reuniões de trabalho e apresentações de projetos mais memoráveis e interessantes.

Como o visual thinking ajuda no entendimento?

Visual-thinking-3

O storyboard é um guia visual ilustrado.

Você já ouviu falar em storyboard? O storyboard é um guia visual ilustrado que mostra as cenas de um vídeo quadro a quadro. Ou seja, ele é basicamente uma ferramenta de planejamento que utiliza a técnica de visual thinking para transmitir o enredo de forma que ele seja mais bem entendido.

Esse é um bom exemplo de como, na maioria das vezes, a linguagem gráfica consegue retratar de forma mais simples o que o texto não dá conta de representar. Isso acontece porque as imagens ajudam na criação de uma descrição mais lúdica e de fácil memorização. Além disso, a técnica também torna as informações mais intuitivas e atraentes.

Como utilizar o visual thinking?

Visual-thinking-4

A técnica pode ser utilizada para os mais diversos propósitos dentro de sua empresa.

Algumas pessoas têm essa habilidade naturalmente – por exemplo, aquele seu colega de escola que vivia rabiscando o conteúdo das aulas. No entanto, isso não impede que as outras pessoas também consigam desenvolver a técnica.

Na prática, a utilização de diagramas e infográficos, por exemplo, já pode ser uma grande aliada para estimular o entendimento da equipe em reuniões e relatórios.

O fato é que não existe certo ou errado, o importante é inovar e pensar em formas que facilitem a apresentação das ideias. Tente elaborar rascunhos e desenhos enquanto estiver pensando e estimule o seu time a fazer o mesmo.

O visual thinking é um método que utiliza elementos visuais para expressar pensamentos e projetos de forma mais intuitiva e criativa. A técnica pode ser utilizada para os mais diversos propósitos dentro de sua empresa, por isso, vale a pena experimentar.

Gostou do post? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude mais pessoas a entenderem esse conceito.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP