Skip to main content

Boas estratégias de marketing são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de negócio, e disso ninguém mais duvida. Mas existe muita gente que se confunde com os termos que são relacionados ao tema, como marketing B2C, marketing B2B, marketing digital etc.

Compreender essas terminologias é fundamental para apostar nas ações certas e, consequentemente, conquistar os resultados desejados.

É por isso que, neste texto, vamos explicar, de uma forma simples, o que é o marketing B2C, como ele funciona, quais são os seus principais canais e muito mais. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o marketing B2C?

As práticas devem estar relacionadas às ações de vendas do negócio.

Traduzido do inglês “Business to Consumer”, o termo significa “Empresa para o Consumidor”. Portanto, trata-se de estratégias que buscam conversar e conquistar verdadeiramente o cliente quando não se está, cara a cara com ele.

Ou seja, são as estratégias que a sua empresa vai utilizar para fidelizar os consumidores. Especialmente no que diz respeito à forma como você vai abordá-los e manter essa conversa.

Em um cenário em que a concorrência está cada vez mais acirrada, as opções para os clientes precisa seguir a mesma velocidade. Isso significa que eles podem (e vão) escolher a melhor marca para eles de acordo com diversos fatores.

Manter um contato constante e acertado com essas pessoas vai fazer não só com que elas se lembrem dos seus produtos e serviços sempre que forem comprar algo, mas também com que se tornem embaixadoras da sua marca.

Vale lembrar que, no marketing B2C, as práticas devem estar relacionadas às ações de vendas do negócio. Isso ocorre especialmente no que abrange o trabalho de criar, segmentar, anunciar e vender aquilo que os consumidores vão usar no seu dia a dia.

Quais são as principais diferenças entre o marketing B2C e o B2B?

marketing_b2c_05

Monitore as ações da sua concorrência.

O marketing B2B, por sua vez, significa “Business to Business”, ou “Empresa para Empresa”. Nesse caso, as ações de marketing de uma empresa são focadas para outra corporação (como empresas privadas, públicas e instituições).

No B2B, como é possível imaginar, o foco da comunicação e o tom da conversa são diferentes, já que o objetivo final é que a outra ponta do negócio possa revender os produtos ou serviços da sua empresa, bem como utilizar os seus componentes ou, até mesmo, apoiar as suas operações.

Entre as grandes diferenças em relação ao público do marketing B2C e B2B está o fato de que, no B2C, o consumidor final está mais apto a fazer compras mais impulsivas, a fim de atender a uma necessidade imediata. Além disso, o custo daquilo que é comprado tende a ser mais baixo, o que gera pouca pesquisa.

No B2B, por sua vez, quando a negociação é feita com uma outra empresa, geralmente, esse comprador vai se dedicar mais ao processo de pesquisa, analisar o custo-benefício e agir com muito mais racionalidade.

Quais são os canais do marketing B2C?

marketing_b2c_01

É preciso considerar as tendências.

Como dissemos, saber o que falar e como falar com o consumidor final é tão importante quanto desafiador. Afinal, são pessoas cada vez mais informadas, exigentes e que têm um vasto número de opções na palma da mão — muitas vezes, literalmente, na tela do seu smartphone.

Por isso, para trabalhar esse modelo de marketing com êxito, é preciso considerar as tendências, pesquisar hábitos de consumo do seu público-alvo, monitorar as ações da sua concorrência e, claro, utilizar os canais certos.

Conheça, agora, quais são os meios mais eficazes para o seu marketing B2C.

E-mail marketing

Trata-se de uma ferramenta que é capaz de impulsionar as visitas ao site da empresa e de garantir interações mais refinadas com o consumidor — dois objetivos fundamentais do B2C.

Além disso, o e-mail marketing é uma forma popular e de baixo custo que pode conversar tanto com os novos leadas quanto com os clientes mais fiéis da marca. Desde que o conteúdo seja realmente interessante para quem o recebe, o canal é bastante eficiente.

Mobile marketing

marketing_b2c_08

Essas estratégias podem ser aplicadas em websites, SMS, aplicativos ou mídias sociais.

Com a popularização dos smartphones, é impossível criar uma estratégia de marketing eficaz, hoje em dia, que não se concentre nesses dispositivos.

O mobile marketing, portanto, engloba algumas ações, como promoções otimizadas e interativas para os usuários dos celulares. Essas estratégias podem ser aplicadas em websites, SMS, aplicativos ou mídias sociais.

Web Push

Apesar do nome complexo, você certamente já viu uma notificação push: trata-se daquelas mensagens que surgem na tela do celular, enviadas por aplicativos ou sites.

Esse tipo de ação, geralmente, gera uma resposta imediata do público e é ideal para a divulgação de descontos ou outras informações sobre a venda.

SEO

marketing_b2c_09

As boas práticas de SEO geram mais visitas ao seu site.

O Search Engine Optimization (SEO) busca melhorar o posicionamento de um site nas páginas dos resultados de um buscador, como o Google, sem que seja preciso investir nos anúncios pagos.

As boas práticas de SEO, portanto, geram mais visitas ao seu site e alcançam o seu objetivo, seja ele vender, seja ele agendar consultas etc.

Publicidade paga

marketing_b2c_07

É preciso conhecer como esses canais funcionam.

Nesse tipo de ação, as empresas pagam para que os seus anúncios digitais apareçam nas páginas dos buscadores. A frequência desses anúncios, bem como a posição deles, vai depender do índice e da qualidade do seu lance.

O maior benefício da publicidade paga é, certamente, ser mais bem visualizada pelo público, o que aumenta a visibilidade da sua marca, as chances de compra, entre outros.

Por que contar com uma empresa especializada para fazer o seu marketing B2C?

marketing_b2c_06

É essencial contar com o apoio de uma empresa especializada.

Como você pôde perceber, as terminologias e os canais do marketing B2C não são complexos, mas, para que as suas ações tragam um retorno significativo, é preciso conhecer como esses canais funcionam e quais são as melhores formas de otimizar o investimento feito.

Por isso, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada, que vai ajudar você a definir os melhores caminhos e as formas mais acertadas de conversar com o seu público-alvo. Afinal, uma notificação de push, por exemplo, pode ser muito eficiente com um perfil de consumidor, mas atuar de forma negativa com outro.

Agora que você já sabe o que é o marketing B2C, fale com a equipe da Dumela Filmes! Somos um produtora de audiovisual focada em resultados, com uma vasta gama de formatos para diversos canais e objetivos.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP