Skip to main content

A comunicação é muito representativa na condição humana. Grande parte do desenvolvimento que alcançamos ao longo da história se deve ao fato de termos desenvolvido meios para transmitir e receber ideias complexas. Estabelecer uma comunicação ativa melhora a eficiência desse processo de transmissão e potencializa o efeito e a sedimentação do conteúdo repassado.

Neste post, você encontrará informações que te ajudarão a compreender como isso funciona, além de como e por que aplicar modelos de comunicação ativa utilizando vídeos. Continue a leitura e saiba como se comunicar melhor e alcançar melhores resultados!

O que é comunicação ativa?

Os principais elementos que compõem um processo de comunicação são a mensagem, o meio e os interlocutores. Existe alguém que tem uma ideia, que é a mensagem, e utiliza o meio para fazê-la chegar até outra pessoa. Essa descrição sugere que isso seja feito utilizando apenas uma via ou sentido, mas essa não é a maneira mais eficiente de se comunicar.

Para que o processo de transmissão ocorra da maneira mais abrangente e eficiente, é preciso que o fluxo de transmissão tenha duas vias de transmissão simultâneas, permitindo, assim, que, ao mesmo tempo em que recebe a mensagem, o seu interlocutor seja capaz de manifestar as suas impressões. Essa forma de se comunicar é chamada de comunicação ativa.

Quais os benefícios que ela proporciona?

Um dos valores que têm maior influência no engajamento das pessoas é o senso de pertencimento.

Além dos impactos diretos e objetivos que esse modelo proporciona, como melhorar a eficiência do processo de comunicação, ele também interfere em aspectos subjetivos muito importantes em relação aos indivíduos envolvidos.

Há valores intangíveis que fazem com que a mensagem transmitida seja mais bem recebida, acrescida de significado e sedimentada de uma maneira mais duradoura. Vejamos alguns dos principais benefícios que adotar uma comunicação ativa pode trazer.

Contribui para os relacionamentos interpessoais

As conexões interpessoais, sua profundidade, o significado e a qualidade estão muito relacionados à comunicação. As pessoas se identificam umas com as outras em função de ideias, emoções e sentimentos, que são percebidos e compartilhados por meio desse processo, principalmente quando têm a oportunidade e a habilidade de ouvirem enquanto falam.

Quando o interlocutor que está recebendo uma determinada mensagem tem a oportunidade de se manifestar simultaneamente, ele se sente valorizado. Isso faz com que ele dedique mais atenção e maior esforço para compreender o ponto de vista do outro, gerando empatia e engajamento.

Aumenta a produtividade

O aumento da produtividade se dá em razão da melhor qualidade da comunicação. Imagine uma situação em que o processo de comunicação funciona com apenas uma via. Assim, uma determinada mensagem viajaria até um interlocutor por meio desse caminho por um determinado tempo.

Seria necessário que aquele que estivesse recebendo o conteúdo esperasse até o término dessa transmissão para que pudesse se manifestar, utilizando a mesma via. Com a transmissão e o recebimento acontecendo ao mesmo tempo, é possível diminuir o tempo de resposta e criar oportunidades para melhorar o processo enquanto ele acontece, melhorando também a assertividade e, consequentemente, a produtividade.

Fortalece o trabalho em equipe

Assim, todos os membros têm consciência do seu papel e daquilo que precisam realizar.

O dinamismo dessa forma de se comunicar favorece imensamente o trabalho em equipe. Isso acontece porque os indivíduos que compõem um determinado grupo passam a ter mais e melhores chances de se expressar. Assim, a liderança não representa, necessariamente, um protagonismo absoluto e que tolhe a criatividade e a iniciativa.

Além disso, com a maior eficiência obtida no processo de comunicação, é possível que o grupo tenha maior coesão sobre os seus objetivos, necessidades e oportunidades. Assim, todos os membros têm consciência do seu papel e daquilo que precisam realizar, com um melhor entendimento dos passos presentes e futuros de cada membro, deles mesmos e do grupo.

Melhora o engajamento

Um dos valores que têm maior influência no engajamento das pessoas é o senso de pertencimento. Quando elas se veem como uma parte fundamental na estrutura do grupo, têm a tendência de se dedicar mais e com maior esforço na realização das tarefas.

A oportunidade de se manifestar e a sensação de ser valorizado no processo de comunicação fazem com que os envolvidos criem um vínculo muito poderoso com o grupo, acrescentando à conexão entre esses valores intangíveis e muito representativos, que a fortalecem e a tornam mais duradoura.

Por que utilizar vídeos?

Há valores intangíveis que fazem com que a mensagem transmitida seja mais bem recebida

O vídeo pode parecer uma forma de se comunicar que não oferece a oportunidade de manifestação simultânea daqueles que recebem a mensagem, ou seja, uma forma de comunicação passiva. E isso pode ter sido uma verdade durante muito tempo, nos contextos primitivos de utilização dessa ferramenta. Mas, hoje, a realidade é bem diferente.

Com a importância que o vídeo adquiriu ao longo dos anos como uma das principais formas de se transmitir uma mensagem, foram desenvolvidas muitas técnicas e ferramentas que possibilitam que sua mensagem seja comunicada de uma forma ativa. Isso fez com que fosse possível utilizar o imenso poder do vídeo sem limitar a resposta dos interlocutores.

Como fazer?

As pessoas se identificam umas com as outras em função de ideias, emoções e sentimentos.

Em primeiro lugar, é preciso considerar, na criação da narrativa, na escolha da plataforma de publicação e em todos os elementos que compõem os meios de impacto de que o vídeo dispõe, a necessidade da viabilização da manifestação dos interlocutores que são espectadores.

A melhor forma de conseguir isso é recebendo o auxílio de profissionais especializados e que incluem a consideração a esse princípio em todas as etapas do processo de elaboração de um vídeo. Assim, é possível otimizar o conteúdo de forma que ele proporcione a melhor experiência para o público e os melhores resultados.

A Dumela Filmes é uma produtora que conta com um valoroso time de profissionais especializados. Eles são capazes de criar meios de transmitir a mensagem que você deseja para o seu público, utilizando as melhores técnicas e as ferramentas mais atuais. Assim, você tem a certeza de que todo o conteúdo será recebido e absorvido pelos seus interlocutores.

Esperamos que este material tenha te ajudado a compreender melhor a importância de incluir a comunicação ativa em suas estratégias. Assim poderá atingir mais pessoas da melhor maneira possível. Faça contato agora mesmo e encontre soluções personalizadas de alta eficiência que transformarão a comunicação da sua empresa e melhorarão os seus resultados!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP