Skip to main content

A interação social tem sido feita em grande parte a partir de plataformas digitais. As pessoas compartilham freneticamente conteúdos de todos os tipos. Alguns são relacionados a atividade profissional ou informações úteis, mas grande parte é compartilhada de forma espontânea e não é necessariamente importante.

Entre todas as novas formas que a revolução digital proporcionou de realizar negócios, atrair clientes e valorizar a imagem de um produto ou marca está o marketing viral. Com esta leitura, você entenderá melhor o que ele é e como ele funciona, além de aprender como produzir vídeos para utilizá-lo. Então, vamos lá!

O que é marketing viral?

O marketing viral é uma estratégia que consiste em atrelar a imagem de uma marca ou produto a um conteúdo que tenha valor para que ele seja compartilhado de forma espontânea e se espalhe com grande velocidade. Dessa velocidade de compartilhamento deriva a analogia com o vírus.

Por que apostar nele?

Ele é uma das ferramentas de divulgação mais poderosas e eficazes. Tem um custo baixíssimo, já que o vídeo é passado de pessoa para pessoa por vontade própria e ainda tem a capacidade de afetar os clientes mais efetivamente. Os comerciais em mídias convencionais podem encontrar resistência por soarem artificiais e dissimulados.

Como produzir um vídeo viral?

O ponto negativo dessa estratégia é justamente a imprevisibilidade e dificuldade de controle. Claro que não é tão fácil conseguir que seu vídeo se espalhe como um vírus, mas, seguindo algumas dicas, é possível garantir que ele tenha algum sucesso e seja um bom resultado de marketing. Veja o que considerar!

Quanto menor for a exposição do objeto do marketing, maior será a chance de que o vídeo se torne viral.

Conteúdos inesperados e emotivos

O marketing viral se caracteriza por utilizar situações inusitadas, comoventes, inesperadas ou engraçadas para que as pessoas queiram compartilhar. Procure uma ideia que tenha, pelo menos, uma dessas qualidades e garanta que o vídeo tenha profundidade narrativa suficiente para conseguir transmitir sua mensagem.

Mensagem curta e suave

Esse é um grande desafio. É muito importante que o vídeo seja curto e que consiga transmitir o que pretende de forma suave. O produto e a marca precisam ser mostrados de maneira sutil e indireta. Quanto menor for a exposição do objeto do marketing, maior será a chance de que o vídeo se torne viral e alcance um número maior de pessoas.

Insira valor

Outra característica indispensável em um conteúdo viral é o alinhamento com algum valor que seja importante para as pessoas em geral — ou ao menos para seu público alvo. Filantropia, relações familiares, solidariedade, ousadia: enfim, encontre algo que agregue algum valor positivo.

Estimule a interação

O último elemento determinante é a interação das pessoas que recebem o vídeo. É fundamental que você estimule a interação de quem compartilha o vídeo. Uma chamada para o vídeo ou o oferecimento de espaço nas mídias sociais da empresa podem ajudar bastante e fazer com que as pessoas queiram ir até lá para opinar sobre o conteúdo.

Seguindo essas dicas, você conseguirá produzir um conteúdo rico para sua empresa, capaz de agregar valor e aumentar a exposição da sua marca ou de um produto. O marketing viral veio pra ficar e você não pode perder essa oportunidade.

Para receber dicas de como produzir vídeos com qualidade nos siga no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube. Em todos eles, compartilhamos os melhores conteúdos para quem quer investir em estratégias de marketing com conteúdo audiovisual!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP