O conteúdo em vídeo é capaz de prender a atenção de diversos tipos de públicos diferentes, não importa qual dispositivo usem e qual empresa o promova. É uma forma de alcançar a sua audiência de maneira significativa com um material marcante.
Uma das maiores vantagens de trabalhar com conteúdo em vídeo é que ele pode se transformar em diversos materiais bem diferentes entre si. Ou seja, são vários caminhos possíveis para se encaixar em audiências e propostas de comunicação distintas.
Com tantas possibilidades, pode ser um pouco intimidador pensar nos melhores caminhos para seguir na estratégia de conteúdo em vídeo da sua empresa. É por isso que vale a pena buscar inspiração sobre os principais formatos que podem ser explorados.
Confira a seguir 5 ideias de conteúdo em vídeo para inspirar o marketing da sua empresa.
1. Tutorial
As pessoas estão sempre em busca de algo para aprender na internet em diversas áreas diferentes. Porque esse formato ajuda muito a transmitir conhecimento e ensinar como fazer certas coisas, o que torna o tutorial uma ótima possibilidade de conteúdo em vídeo para você experimentar.
É possível fazer uso de uma série de recursos diferentes para ajudar o seu público a entender um tópico. Por isso, use animações, blocos de texto, um apresentador para guiar o assunto, entre várias outras opções.
2. Entrevista
Um formato de conteúdo em vídeo capaz de agregar bastante valor à sua marca é o da entrevista. Dê a palavra a alguém que tenha relevância para o seu público-alvo para fortalecer a sua empresa como uma autoridade em seu segmento.
Além disso, há o potencial das buscas que podem aumentar a sua visibilidade. Portanto quem procurar por entrevistas da personalidade escolhida pode chegar até o seu canal e iniciar um contato com a sua empresa.
3. Vlog
Colocar um apresentador para falar sobre um assunto, passar por uma experiência, visitar um local, entre outros, é a proposta básica de um vlog. Essa é uma forma de transmitir autenticidade e humanizar a mensagem da sua marca.
Lembre-se de considerar o perfil do seu público-alvo e o que seria interessante para ele em um vlog. A figura do apresentador também deve ser muito bem planejada, já que não pode ser algo muito claramente ensaiado.
4. Animação
Criar animações para encantar o público não é uma exclusividade dos grandes estúdios de cinema. A sua marca pode se beneficiar muito a partir desse formato de conteúdo em vídeo, que é capaz de se adaptar a uma série de propostas diferentes.
Com uma animação, você pode explicar as funcionalidades do seu produto, cativar sua audiência com storytelling, simplificar conceitos complexos, entre outros. Além de tudo, é um estilo que se destaca em meio aos demais.
5. Q&A
O tipo de conteúdo em vídeo Q&A, que também pode ser chamado de perguntas e respostas, serve para fazer com que o seu público se sinta ouvido. Ele consiste em responder às questões enviadas por sua audiência, o que provavelmente reflete as dúvidas mais frequentes dessas pessoas.
O Q&A pode abordar tanto os seus produtos e serviços como também outros temas, caso se encaixe na sua estratégia de conteúdo e posicionamento. Esse formato também pode incentivar o engajamento das pessoas, já que elas estarão mais motivadas a enviar perguntas para você.
A partir dessas ideias de formatos de conteúdo em vídeo, você já tem o que precisa para elaborar a sua própria estratégia. Considere os seus objetivos, o posicionamento da sua marca e o perfil da sua audiência para criar um material digno de impactar positivamente essas pessoas.
Quer saber mais sobre o poder da animação para a sua produção de conteúdo em vídeo? Veja aqui no blog por que incluir vídeos animados na sua estratégia de marketing.