Você já pensou em apostar nos vídeos educativos como estratégia de marketing para seu negócio? Essa é uma excelente ferramenta para criar uma relação entre marca e consumidor, conquistar engajamento e melhorar seu posicionamento como autoridade nas redes.
Além de ser uma boa forma de educar o público, esse tipo de vídeo pode atrair novos clientes, afinal, as pessoas estão o tempo todo na internet. Segundo estudos, 80% do tráfego online é feito, atualmente, por meio de vídeos. Canais de educação são cada vez maiores e um novo nicho de influenciadores digitais surgiu, os edutubers.
Quer entender melhor sobre o mercado e como produzir vídeos educativos? Confira nosso post completo.
O que são os vídeos educativos?
Podemos considerar como vídeos educativos qualquer material audiovisual que entregue soluções de aprendizado para o público. Eles podem trazer conteúdo acadêmico, tirar dúvidas, ensinar como realizar tarefas e até mesmo explicar produtos e serviços.
Esse tipo de material é muito utilizado em estratégias de inbound marketing, em que a empresa busca entregar conteúdo de valor para seus consumidores, preparando-os para que fiquem mais propensos a fechar negócio.
Contudo, os vídeos educativos podem ser utilizados em várias etapas da estratégia de marketing. Imagine, por exemplo, que você entrou em uma loja virtual e não entendeu muito bem como finalizar sua compra. Nesse caso, é possível que, por meio de um vídeo, a empresa explique todo o processo de aquisição, fazendo com que você fique mais tranquilo sobre como receberá o seu produto.
Como eles podem ajudar o seu negócio?
Adotar o formato para educar o público pode trazer muitos benefícios para o negócio, melhorando o engajamento da marca e construindo uma autoridade relevante. Esse tipo de vídeo apresenta um grande potencial de compartilhamentos, ajudando a divulgação orgânica da marca.
São mais diretos e, por isso, têm o poder de prender o interesse do público, colaborando para uma melhor assimilação. Caracterizam-se como conteúdo evergreen, ou seja, serão relevantes pode muito tempo sem ficarem desatualizados.
Como produzir o seu?
Você pode aproveitar o formato para criar diversos tipos de vídeos, entre eles cursos e webinários, vídeos com dicas rápidas, entrevistas com especialistas, explicação de produtos e tutoriais. É preciso ter em mente a estratégia de marketing e o objetivo principal do material. Nem todo vídeo deve focar apenas em vendas; é importante produzir conteúdo mais generalistas para conquistar um público de interesse.
Na hora da gravação, atente aos detalhes técnicos, como uma boa iluminação e equipamentos para captação de filmagem e som. Procure ser descontraído e agir de forma natural, passando todo o seu conhecimento sobre o assunto.
Caso seja necessário, procure um especialista e crie seus vídeos em parceria com ele. Assim, você consegue entregar um conteúdo de valor para a marca, aumentando sua credibilidade no mercado.
Os vídeos educativos são uma boa ferramenta para alcançar seu público e criar um canal de comunicação com ele. O leque de opções é grande, e você pode se aventurar postando, desde dicas até conteúdos mais robustos. Tenha em mente a plataforma em que eles serão postados e respeite as particularidades de cada canal, publicando, por exemplo, vídeos mais curtos no Instagram e mais longos no YouTube.
Curtiu as dicas? Nós também estamos nestes canais: Instagram, Facebook e YouTube. Siga nossos perfis para conferir mais artigos como este.