Skip to main content

O mercado de conteúdo vive em constante renovação. A produção de vídeos abriu espaço para lives e formatos menos técnicos; já o podcast cresceu exponencialmente dos últimos anos para cá. Só no Brasil, o crescimento foi de 67%, segundo uma pesquisa da Deezer.

No entanto, antes de investir no formato, preste atenção. Reunimos aqui tudo que você precisa saber para alcançar o público que deseja, distribuir por um bom agregador de podcast e até divulgar. Acompanhe!

O que é e para que serve um agregador de podcast?

O podcast cresceu exponencialmente dos últimos anos para cá.

Por mais que você já tenha um público fiel nas redes sociais, começar um podcast é sempre um trabalho do zero. Para garantir mais visibilidade e uma boa navegação para os usuários, entra em cena o agregador de podcast.

Esses aplicativos ou sites permitem que você armazene e transmita um arquivo de áudio. Assim, para o usuário, é só acessar o seu perfil, ouvir e, em alguns casos, baixar para ter acesso offline, tanto no computador quanto no smartphone.

Entre os agregadores mais famosos, é difícil não pensar no Spotify, um dos players mais fortes do mercado. Mas há, ainda, outras opções, como Deezer, Soundcloud e os apps da Apple e do Google.

Como escolher um agregador?

Agregador_podcast_5

Invista em divulgação.

Dependendo do seu objetivo principal com o conteúdo produzido, você pode optar tanto por investir em um agregador quanto por apostar em vários. Assim, consegue construir uma base sólida de fãs ou gerar awareness.

Uma boa dica para escolher em quais agregadores atuar é explorar as interfaces, entender onde está o seu público por meio das métricas oferecidas, o que é mais intuitivo e com qual há mais adaptabilidade.

A maioria demanda um segundo site ou aplicativo para hospedar seu podcast. Em uma analogia a outras redes sociais, é como se você hospedasse um vídeo no YouTube e, então, divulgasse em outros canais, como Facebook ou no próprio blog. Os dois últimos fariam o papel de um agregador.

O Soundcloud é um dos exemplos que atende a ambas as funções. Como hospedagem, nomes fortes são Buzzsprout e Anchor. Por meio deles, é possível disponibilizar seu podcast em mais de um agregador de forma automática. Simples, não é mesmo?

Quais estratégias adotar para distribuir seu conteúdo?

Agora que você tem uma noção básica do que é um agregador de podcast e de como subir o conteúdo para as plataformas, pode passar para o segundo passo: as estratégias de distribuição. A seguir, separamos as principais para se ter em mente.

Invista em divulgação

Assim como um post no blog ou qualquer outro conteúdo, divulgar seu podcast é essencial. Recorte trechos relevantes para divulgar como teaser em Stories e no WhatsApp. Dessa maneira, será possível levar sua base de seguidores para o novo formato.

Quem conta com newsletters também pode usá-las a seu favor na hora de avisar o público sobre novos episódios.

Faça parcerias estratégicas

Agregador_podcast_2

Recorte trechos relevantes para divulgar como teaser em Stories e no WhatsApp.

Outra forma de conquistar público consiste em firmar parcerias com produtores de conteúdo e influenciadores. Eles podem atuar divulgando seu podcast em pequenas inserções ou posts patrocinados.

Além disso, convidados especiais para os episódios cumprem esse mesmo papel, atraindo novas pessoas para o seu programa. Encontre nomes de relevância para o tema que será abordado e use sua autoridade para construir um conteúdo mais embasado, rico e atrativo.

Ao aplicar essas dicas, você garante a qualidade e a confiança que um agregador de podcast oferece. Isso, junto a um planejamento estratégico bem-feito e roteirizado, resulta em um programa relevante para o público, capaz de cumprir objetivos e, inclusive, converter.

O texto foi esclarecedor? Para acompanhar e receber novidades como essas diretamente em sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter e esteja sempre preparado para pensar na produção de conteúdo da sua marca.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP