Skip to main content
4 min. de leitura

Para que o marketing seja bem-sucedido, ele precisa ser direcionado ao público certo. Para que a sua mensagem não fique diluída em meio a tanta concorrência, você precisa garantir que as suas ações estejam falando com pessoas reais. A melhor forma de fazer isso é trabalhando com uma buyer persona.

Esse conceito ajuda a ter um entendimento muito mais específico da sua audiência e a coordenar as suas ações de marketing, para que atendam ao que seu público realmente é, e ao que ele precisa. Trata-se de algo essencial para que o seu conteúdo seja relevante.

Neste artigo, você entenderá o que é buyer persona, a sua importância para uma estratégia de marketing e como construir a sua. Confira!

O que é buyer persona?

Uma buyer persona é um personagem fictício criado a partir de uma fatia do público-alvo que a sua marca quer atingir.

Essa pessoa deve representar alguém de verdade com fidelidade, tendo nome, idade, profissão, motivações, preocupações e vontades. Geralmente, um ou mais desses pontos devem passar pela oferta da sua empresa.

As informações utilizadas para construir a buyer persona devem ser fundamentadas na realidade, usando pesquisas com o público e tendências de mercado. Isso permitirá que o personagem construído esteja o mais perto possível de alguém que existe de fato.

Por que a buyer persona é importante?

Trabalhar com buyer persona é uma maneira muito eficaz de aumentar a assertividade das suas estratégias de marketing. Dessa forma, você passa a trabalhar em função de um perfil muito mais específico de público em vez de apenas uma faixa etária ou gênero.

Com tanta concorrência pela atenção do público que a sua marca quer atingir, a sua mensagem precisa ser altamente direcionada, levando em conta todas as características dessas pessoas. A melhor forma de potencializar isso é criando uma buyer persona que corresponda ao cliente ideal que você deseja atingir.

Além disso, é importante diferenciar buyer persona de público-alvo. Enquanto a primeira é um retrato mais específico equivalente a um personagem fictício, o segundo se refere a uma fatia mais abrangente da audiência. É como pensar em impactar “homens de 18 a 24 anos que moram em São Paulo”, por exemplo.

Como construir uma buyer persona?

entenda o que e buyer persona e sua importancia para o negocio 1a dumela - Entenda o que é buyer persona e sua importância para o negócio

Não se limite a apenas uma buyer persona.

Para que seja possível aproveitar os benefícios de usar uma buyer persona em sua estratégia, ela precisa ser construída corretamente. Isso requer um aprofundamento no seu entendimento sobre sua audiência, além de fundamentar suas informações em dados concretos.

Conheça a seguir os passos fundamentais para construir a sua buyer persona:

  • Baseie-se em enquetes e pesquisas de opinião da sua empresa e do mercado para construir um retrato fiel da audiência;
  • Faça questão de registrar a buyer persona como o alvo de cada ação de marketing planejada e executada pela sua equipe;
  • Especifique as motivações, preocupações e vontades pensando em atributos de pessoas que a oferta do produto ou serviço da sua empresa possa solucionar;
  • Não se limite a apenas uma buyer persona, já que você pode criar mais de uma para refletir diferentes faixas de público que a sua empresa busca;
  • Documente as informações da sua buyer persona para que elas sejam fáceis de serem consultadas no futuro.

O uso de uma buyer persona na estratégia de marketing possibilitará um ganho significativo de precisão e relevância para as suas ações de marketing. Siga as dicas do artigo para elaborar as suas e, assim, começar a aproveitar os benefícios desse recurso.

Que tal aprender mais sobre como alavancar os seus resultados de marketing? Confira aqui no blog como os vídeos podem ajudar você a gerar leads qualificados.

Leave a Reply

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP