A forma como consumimos e fazemos marketing passa por constantes mudanças e é fundamental acompanhá-las. Hoje em dia, fazer um comercial com alguma celebridade utilizando seu produto não tem mais tanta força quanto tinha a alguns anos atrás.
Os influenciadores digitais, entretanto, vêm ganhando cada dia mais credibilidade e alcançando públicos gigantescos. Contar com esses formadores de opinião em sua campanha pode ser a chave para aumentar a relevância da sua marca e captar novos clientes.
No entanto, escolher o influencer somente pelo número de inscritos pode ser uma furada. Existem vários fatores que devem ser levados em conta antes da seleção. A seguir, listamos as principais dicas, confira.
Mapear os gostos da persona
O primeiro passo para encontrar o influencer certo é conhecer o perfil do seu consumidor. Nem sempre a personalidade mais famosa e com o maior número de seguidores vai suprir a demanda do seu negócio.
Imagine, por exemplo, que você escolha um youtuber de sucesso, mas o seu público, na verdade, prefere consumir conteúdo no Instagram. Dessa forma, mesmo criando um conteúdo interessante, você pode ter um enorme prejuízo.
Para uma estratégia mais acertada, o ideal é fazer o mapeamento dos consumidores e criar uma persona, estabelecendo seus gostos, interesses, tom da comunicação e regionalidade.
Identificar os influencers que falam com o mesmo público que você deseja atrair
Aqui caímos no mesmo erro anterior, que é o de escolher influenciadores digitais que sejam muito generalistas. Existem diversos cases que mostram que esse tipo de estratégia pode dar muito errado.
É o caso, por exemplo, de contratar influencers veganos para falar sobre alimentos com carne ou buscar por personalidades muito famosas, mas que têm um público majoritariamente infantil e que não tem poder e decisão de compra.
Por isso, o melhor é ter conhecimento de seu público alvo e fazer um levantamento detalhado da audiência dos influenciadores que deseja contratar.
Verificar se o influenciador conta com um público real
Outro ponto importante que precisa de atenção na hora de atrair os influenciadores certos é o engajamento real. Nem sempre o número de seguidores mostra, de verdade, o quanto aquele criador influencia.
Existem ferramentas que aumentam o número de seguidores em poucos dias, no entanto, a quantidade de curtidas e comentários permanece pífia. O ideal é sempre desconfiar e dar atenção também para os micro influenciadores, que não têm milhões de seguidores, mas contam com um público real e altamente engajado.
Contar com agências especializadas
Se você não se sente confiante de fazer essa seleção sozinho, contar com uma agência especializada pode ser a melhor forma de criar essa parceria. As agências podem tornar a comunicação com o criador mais fácil e rápida, além de apresentarem um catálogo de criadores e auxiliarem a filtrar os melhores nomes.
Contar com os influenciadores digitais em sua campanha de marketing é uma estratégia muito valiosa e pode fazer toda a diferença nos resultados do negócio. No entanto, uma escolha errada também vai impactar na credibilidade e nos lucros, por isso, essa seleção é uma etapa fundamental do planejamento.
Curtiu as dicas? Assine nossa newsletter e receba mais artigos como este em seu e-mail.