Skip to main content

A forma como consumimos e fazemos marketing passa por constantes mudanças e é fundamental acompanhá-las. Hoje em dia, fazer um comercial com alguma celebridade utilizando seu produto não tem mais tanta força quanto tinha a alguns anos atrás.

Os influenciadores digitais, entretanto, vêm ganhando cada dia mais credibilidade e alcançando públicos gigantescos. Contar com esses formadores de opinião em sua campanha pode ser a chave para aumentar a relevância da sua marca e captar novos clientes.

No entanto, escolher o influencer somente pelo número de inscritos pode ser uma furada. Existem vários fatores que devem ser levados em conta antes da seleção. A seguir, listamos as principais dicas, confira.

Mapear os gostos da persona

O ideal é fazer o mapeamento dos consumidores e criar uma persona.

O primeiro passo para encontrar o influencer certo é conhecer o perfil do seu consumidor. Nem sempre a personalidade mais famosa e com o maior número de seguidores vai suprir a demanda do seu negócio.

Imagine, por exemplo, que você escolha um youtuber de sucesso, mas o seu público, na verdade, prefere consumir conteúdo no Instagram. Dessa forma, mesmo criando um conteúdo interessante, você pode ter um enorme prejuízo.

Para uma estratégia mais acertada, o ideal é fazer o mapeamento dos consumidores e criar uma persona, estabelecendo seus gostos, interesses, tom da comunicação e regionalidade.

Identificar os influencers que falam com o mesmo público que você deseja atrair

atrair-influenciadores-digitais_4

Para uma estratégia mais acertada, o ideal é fazer o mapeamento dos consumidores e criar uma persona.

Aqui caímos no mesmo erro anterior, que é o de escolher influenciadores digitais que sejam muito generalistas. Existem diversos cases que mostram que esse tipo de estratégia pode dar muito errado.

É o caso, por exemplo, de contratar influencers veganos para falar sobre alimentos com carne ou buscar por personalidades muito famosas, mas que têm um público majoritariamente infantil e que não tem poder e decisão de compra.

Por isso, o melhor é ter conhecimento de seu público alvo e fazer um levantamento detalhado da audiência dos influenciadores que deseja contratar.

Verificar se o influenciador conta com um público real

Outro ponto importante que precisa de atenção na hora de atrair os influenciadores certos é o engajamento real. Nem sempre o número de seguidores mostra, de verdade, o quanto aquele criador influencia.

Existem ferramentas que aumentam o número de seguidores em poucos dias, no entanto, a quantidade de curtidas e comentários permanece pífia. O ideal é sempre desconfiar e dar atenção também para os micro influenciadores, que não têm milhões de seguidores, mas contam com um público real e altamente engajado.

Contar com agências especializadas

atrair-influenciadores-digitais_2

As agências podem tornar a comunicação com o criador mais fácil e rápida.

Se você não se sente confiante de fazer essa seleção sozinho, contar com uma agência especializada pode ser a melhor forma de criar essa parceria. As agências podem tornar a comunicação com o criador mais fácil e rápida, além de apresentarem um catálogo de criadores e auxiliarem a filtrar os melhores nomes.

Contar com os influenciadores digitais em sua campanha de marketing é uma estratégia muito valiosa e pode fazer toda a diferença nos resultados do negócio. No entanto, uma escolha errada também vai impactar na credibilidade e nos lucros, por isso, essa seleção é uma etapa fundamental do planejamento.

Curtiu as dicas? Assine nossa newsletter e receba mais artigos como este em seu e-mail.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP