5 min. de leitura

Os vlogs vêm conquistando um público cativo na internet. Seja falando sobre games, culinária, esportes ou outros temas, milhões de brasileiros estão deixando de assistir TV para conferir vídeos no YouTube e outros canais online.

Ao longo do texto, vamos explicar o que é um vlog e como eles podem ser utilizados nos ambientes corporativos. Com o interesse cada vez maior do público nesse tipo de conteúdo, é natural que as empresas produzam vídeos para se aproximarem cada vez mais dos consumidores.

Siga em frente para saber mais!

Afinal, o que é um vlog?

Os vlogs (nome que vem do termo em inglês video log) são vídeos publicados na internet por um indivíduo ou por um grupo de pessoas, tanto por iniciativa própria quanto por fazerem parte de um trabalho para uma empresa. Por meio desse material, são transmitidos conteúdos que vão desde opiniões sobre diversos assuntos, até informações relevantes sobre determinado tema.

Entre os assuntos mais populares dos vlogs estão:

  • games;
  • conteúdo humorístico;
  • aulas e dicas de estudo;
  • unboxing (abertura de embalagens de produtos);
  • paródias, entre outros.

A maior parte dos vlogs é publicada no YouTube, o principal site para compartilhamento de vídeos pessoais do mundo. Esse conteúdo pode ser monetizado, isto é, quanto mais assinantes um canal têm e maior for seu engajamento (comentários e curtidas nos vídeos), mais dinheiro o autor pode ganhar.

Qual a importância do vlog para as empresas?

Considerando que a maior parte do tráfego da internet já é baseado na reprodução de vídeos e na preferência do público por esse tipo de conteúdo, é natural que as empresas queiram uma fatia desse mercado. Por isso, o vlog surge como uma ótima oportunidade de interagir com os consumidores.

dumela banner post ebook2b - O que é um vlog e quais as vantagens das empresas de utilizá-lo?
blog o que e um vlog 1a dumela - O que é um vlog e quais as vantagens das empresas de utilizá-lo?

O vlog surgiu como uma ótima oportunidade de interagir com os consumidores.

Quais as diferenças entre blog, vlog e flog?

Os nomes são parecidos, mas os conteúdos publicados pelos blogs, vlogs e flogs são diferentes. Um mesmo assunto pode ser abordado de três formas em cada uma dessas plataformas. Para ajudar a explicar, vamos trazer o exemplo de um produto: uma câmera fotográfica profissional. Veja como abordar esse assunto em cada tipo de veículo.

Blog

No blog, é possível descrever o produto, explicar seu funcionamento em formato de texto, trazer depoimentos de usuários, contar a experiência do blogueiro com a câmera e incluir algumas fotos feitas com ela. No entanto, o consumidor desse tipo de conteúdo vai querer detalhes sobre o produto, por isso, escrever bem e trazer informações relevantes é fundamental.

Vlog

No vlog, essa mesma câmera pode ser mostrada para o público. Afinal, é possível visualizar desde o momento do unboxing (quando o produto é retirado da embalagem) até a montagem da lente, carregamento da bateria ou inclusão de pilhas, entre outros detalhes técnicos. As fotos que serão batidas podem ser mostradas em uma animação ao final do vídeo.

Flog

Neste caso, as fotos são o principal conteúdo. Um pouco de texto em legendas pode ajudar o leitor a entender o contexto, mas as imagens devem falar por si só. Além de imagens do produto (feitas com outra câmera), também dá para mostrar o resultado das fotografias feitas com o próprio equipamento que é tema da postagem.

Como o vlog pode ser utilizado pelas empresas?

Há uma série de assuntos que podem ser abordados em um vlog de uma empresa. Veja algumas dicas para fazer o melhor vídeo e obter o máximo engajamento:

  • defina um assunto a ser abordado — o vídeo precisa ter um tema definido. Nada pior do que assistir a um conteúdo que parece não levar a lugar algum;
  • faça um roteiro do vídeo — depois da definição, faça um roteiro do vídeo. Escreva o que você gostaria de abordar, estruturando o que será mostrado no começo, no meio e no fim;
  • escolha as locações — dependendo do que o roteiro propõe, pode ser necessário escolher uma locação específica, como algum lugar da sua cidade, a praia, uma escola, um estádio de futebol, enfim, o que o vídeo precisar;
  • tome cuidados técnicos — é importante tomar cuidado com o som ambiente e a luz do local onde o vídeo será gravado, pois isso pode interferir na qualidade do material. Sempre que possível, grave em um ambiente controlado, com algum isolamento acústico e luzes apropriadas. Não esqueça que um bom microfone também é fundamental para que o público entenda o que está sendo dito.

Neste artigo, buscamos falar sobre o que é um vlog e como eles são ferramentas importantes, inclusive para a estratégia de empresas. Afinal, a maior parte do conteúdo consumido atualmente na internet são vídeos, e é fundamental marcar a presença digital de qualquer negócio com firmeza para atrair seguidores e garantir um bom relacionamento com o público.

Agora, se gostou do conteúdo, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP