Skip to main content

Os vlogs vêm conquistando um público cativo na internet. Seja falando sobre games, culinária, esportes ou outros temas, milhões de brasileiros estão deixando de assistir TV para conferir vídeos no YouTube e outros canais online.

Ao longo do texto, vamos explicar o que é um vlog e como eles podem ser utilizados nos ambientes corporativos. Com o interesse cada vez maior do público nesse tipo de conteúdo, é natural que as empresas produzam vídeos para se aproximarem cada vez mais dos consumidores. Siga em frente para saber mais!

Afinal, o que é um vlog?

vlog-vantagens_2

Comunicar-se com o público da melhor maneira possível é o que pode diferenciar a sua empresa das concorrentes.

Os vlogs (nome que vem do termo em inglês videolog) são vídeos publicados na internet por um indivíduo ou por um grupo de pessoas, tanto por iniciativa própria quanto por fazerem parte de um trabalho para uma empresa.

Por meio desse material, são transmitidos conteúdos que vão desde opiniões sobre diversos assuntos, até informações relevantes sobre determinado tema. Entre os assuntos mais populares dos vlogs estão:

  • games;
  • conteúdo humorístico;
  • aulas e dicas de estudo;
  • unboxing (abertura de embalagens de produtos);
  • paródias, entre outros.

A maior parte dos vlogs é publicada no YouTube, o principal site para compartilhamento de vídeos pessoais do mundo. Esse conteúdo pode ser monetizado, isto é, quanto mais assinantes um canal têm e maior for seu engajamento (comentários e curtidas nos vídeos), mais dinheiro o autor pode ganhar.

Qual a importância do vlog para as empresas?

Seu negócio se torna conhecido por ser uma ótima referência no mercado em que atua.

Considerando que a maior parte do tráfego da internet já é baseado na reprodução de vídeos e na preferência do público por esse tipo de conteúdo, é natural que as empresas queiram uma fatia desse mercado. Por isso, o vlog surge como uma ótima oportunidade de interagir com os consumidores.

Quais as diferenças entre blog, vlog e flog?

vlog-vantagens_5

Veja como abordar esse assunto em cada tipo de veículo.

Os nomes são parecidos, mas os conteúdos publicados pelos blogs, vlogs e flogs são diferentes. Um mesmo assunto pode ser abordado de três formas em cada uma dessas plataformas. Para ajudar a explicar, vamos trazer o exemplo de um produto: uma câmera fotográfica profissional. Veja como abordar esse assunto em cada tipo de veículo.

Blog

No blog, é possível descrever o produto, explicar seu funcionamento em formato de texto, trazer depoimentos de usuários, contar a experiência do blogueiro com a câmera e incluir algumas fotos feitas com ela. No entanto, o consumidor desse tipo de conteúdo vai querer detalhes sobre o produto, por isso, escrever bem e trazer informações relevantes é fundamental.

Vlog

No vlog, essa mesma câmera pode ser mostrada para o público. Afinal, é possível visualizar desde o momento do unboxing (quando o produto é retirado da embalagem) até a montagem da lente, carregamento da bateria ou inclusão de pilhas, entre outros detalhes técnicos. As fotos que serão batidas podem ser mostradas em uma animação ao final do vídeo.

Flog

Nesse caso, as fotos são o principal conteúdo. Um pouco de texto em legendas pode ajudar o leitor a entender o contexto, mas as imagens devem falar por si só. Além de imagens do produto (feitas com outra câmera), também dá para mostrar o resultado das fotografias feitas com o próprio equipamento que é tema da postagem.

Como o vlog pode ser utilizado pelas empresas?

vlog-vantagens_1

O vlog surgiu como uma ótima oportunidade de interagir com os consumidores.

Nos tempos em que vivemos, nos quais a cada dia mais pessoas passam a consumir conteúdo em formato digital, o vlog é uma ferramenta indispensável. Existem inúmeras formas de utilizar esse tipo de material em benefício de seu negócio.

Como o vlog pode ser usado no meio institucional?

Existem inúmeras utilidades de um vlog para as empresas que têm visão de futuro e compreendem que o comportamento do consumidor moderno está evoluindo e, por isso, as formas de se comunicar com ele também precisam evoluir.

Canal de comunicação com o público

Os usuários podem interagir com a marca diretamente da seção de comentários da postagem na plataforma em que os vídeos são postados, o que além de influenciar positivamente no nível de engajamento das pessoas com a sua marca também contribui com o rankeamento orgânico nos mecanismos de busca.

Ótimo recurso para anúncio de novidades

vlog-vantagens_4

Oferecer uma experiência de navegação positiva, simples e intuitiva ao público.

Nada melhor do que um vídeo com ótimo tom de comunicação e formato interessante para anunciar produtos, serviços, novidades e histórias sobre acontecimentos no setor em que a empresa atua, além de outras informações relevantes para o público-alvo.

Lembre-se de que a atualização constante e a comunicação ajudam a trazer credibilidade para o negócio.

Consolidação da marca e expertise na área

Quanto mais conteúdo publicado, maiores as chances de que sua marca seja encontrada na internet. Ou seja, seu negócio se torna conhecido por ser uma ótima referência no mercado em que atua, o que é um fator crucial na construção do seu branding.

É claro que é preciso ter paciência e investir com sabedoria, já que não é do dia para noite que os resultados aparecem. Aos poucos, com conforme as postagens com informações úteis e que atendam aos critérios de SEO são postadas no vlog da empresa, os espectadores passam a associar a marca à solução que procuram naquele momento.

Relacionamento com o público interno

Outra grande utilidade do vlog para as empresas é que o relacionamento com o público interno também é melhorado, pois é possível produzir conteúdo direcionado para os funcionários, isto é, materiais institucionais informativos destinados a informar novidades, missões e valores da marca.

Além disso, a mídia pode ser usada para transmitir comunicados, marcos históricos e estimular o bom desempenho no trabalho.

Quais as melhores dicas para criar vídeos para empresas?

Há uma série de assuntos que podem ser abordados em um vlog de uma empresa. Veja algumas dicas para fazer o melhor vídeo e obter o máximo engajamento:

  • defina um assunto a ser abordado — o vídeo precisa ter um tema definido. Nada pior do que assistir a um conteúdo que parece não levar a lugar algum;
  • faça um roteiro do vídeo — depois da definição, faça um roteiro do vídeo. Escreva o que você gostaria de abordar, estruturando o que será mostrado no começo, no meio e no fim;
  • escolha as locações — dependendo do que o roteiro propõe, pode ser necessário escolher uma locação específica, como algum lugar da sua cidade, a praia, uma escola, um estádio de futebol, enfim, o que o vídeo precisar;
  • tome cuidados técnicos — é importante tomar cuidado com o som ambiente e a luz do local onde o vídeo será gravado, pois isso pode interferir na qualidade do material. Sempre que possível, grave em um ambiente controlado, com algum isolamento acústico e luzes apropriadas. Não esqueça que um bom microfone também é fundamental para que o público entenda o que está sendo dito.

Por que os vídeos são importantes para as estratégias online das empresas modernas?

vlog-vantagens_3

Comunicar-se com o público da melhor maneira possível.

Nos tempos em que vivemos, com tantas mudanças no comportamento de consumo de informação e entretenimento, oferecer uma experiência de navegação positiva, simples e intuitiva ao público não é mais um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade de adaptação e sobrevivência no mercado.

Enquanto algumas organizações discutem a viabilidade de produziu ou não conteúdo em vídeo para seus seguidores, empresas com perspectiva de inovação contratam até mesmo influenciadores os digitais para representar seus interesses e serem porta-voz de suas marcas, visto que essas web celebridades têm grande relevância no ambiente virtual.

O que queremos dizer é que é muito importante investir em um vlog para seu negócio na era da informação digitalizada. Comunicar-se com o público da melhor maneira possível é que pode diferenciar a sua empresa das concorrentes, colocando-a em uma posição de destaque entre aquelas que são consideradas autoridade no segmento.

Neste artigo, buscamos falar sobre o que é um vlog e como eles são ferramentas importantes, inclusive para a estratégia de empresas. Afinal, a maior parte do conteúdo consumido atualmente na internet são vídeos, e é fundamental marcar a presença digital de qualquer negócio com firmeza para atrair seguidores e garantir um bom relacionamento com o público.

Este conteúdo sobre o que é um vlog foi útil para seus negócios? Então com certeza você também se interessará por nosso post sobre por que investir em vídeos é tão essencial para ter mais seguidores no Instagram!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP