Skip to main content

Em 21 de junho é comemorado o Dia Mundial da Girafa, uma data que visa chamar a atenção para a importância da conservação desses animais e de seu habitat.

GIRAFA_

A Dumela Filmes, uma produtora que tem como símbolo esse animal magnífico, te convida a descobrir como a história pode ser contada de maneira inspiradora através do poderoso meio audiovisual dos documentários.

Os documentários ganham espaço ao se reinventarem como obras, vendendo não apenas fatos, mas ideias. A partir de um roteiro inicial pode-se conduzir entrevistas para costurar a história, imprimindo emoção, seja ela para criar suspense ou gerar empatia pelo personagem retratado, em caso de documentários biográficos.

Uma boa história pode surgir e ser contada de diversas formas, inclusive a partir de cenas reais e entrevistas.

A Arca das Girafas

GIRAFA_

Algumas girafas ficam ilhadas após uma enchente. Uma equipe é formada para o resgate.

Como este artigo é temático, trouxemos auqi pra você um documentário que encontramos recentemente sobre girafa e que conta com um enredo bem interessante.

A National Geographic e a Disney Plus lançaram em 2023 o documentário “A Arca das Girafas”, que explora a vida e alguns desafios enfrentados por esses animais majestosos no Vale do Rift, no Quênia.
Ao assistir “A Arca das Girafas”, percebemos como a história é amarrada para não focar apenas nos conflitos ou problemas inesperados, mas no poder de se transmitir ideias como por exemplo: o poder da união em prol de um objetivo, amor pela natureza e os animais, e a esperança de um recomeço.

Através desse documentário, é impossível não se emocionar com a beleza desses animais e com a dedicação dos conservacionistas e líderes comunitários, que trabalham para protegê-los. E é exatamente essa mesma dedicação que a Dumela tem em relação à produção de conteúdo audiovisual. Desde 2015, a produtora tem se dedicado a produzir vídeos corporativos de alta qualidade, com o objetivo de gerar engajamento e trazer resultados para seus clientes.

1. Curiosidades sobre as girafas

GIRAFA_

 

  • Padrão de pelagem exclusivo: cada girafa tem um padrão de pelagem exclusivo de manchas, semelhante a uma impressão digital humana.
  • Comunicação Silenciosa: as girafas se comunicam usando uma variedade de sinais de linguagem corporal, como posturas e movimentos. Elas também fazem vocalizações de infra-som que são muito baixas para os ouvidos humanos detectarem.
  • Animais terrestres mais altos: as girafas são os animais terrestres mais altos, com machos adultos atingindo alturas de até 18 pés (5,5 metros).
  • A língua da girafa é uma das mais longas no reino animal, podendo medir em média 45 centímetros de comprimento. Além disso, a língua é preênsil e flexível, o que permite que a girafa a use para pegar folhas e ramos de árvores. Outra curiosidade sobre a língua da girafa é que ela possuí uma pigmentação preta azulada ou roxa, o que ajuda a protegê-la de queimaduras solares enquanto a girafa se alimenta.

2. O que é um filme documentário?

A ideia de documentário como significando “relativo a documentos” surgiu no início do século XIX. Mais tarde, passou a significar um registro factual de algo.

Bill Nichols, autor do livro “Introdução ao Documentário”, aborda 6 diferentes tipos de características visíveis em filmes documentários, sendo eles: poético, expositivo, observacional, participativo, reflexivo e o performativo.

Libertai

A relação da Dumela com a girafa também é muito especial. A girafa é o símbolo da produtora e representa a visão de equilíbrio e perspectiva que a empresa busca transmitir em seus projetos audiovisuais. E essa conexão fica ainda mais forte com o documentário “Libertai“, que foi produzido na África e permite ao espectador entrar em contato com a cultura e a natureza do continente africano.

Esse documentário foi lançado oficialmente para o público em geral, na data de 17 de março de 2022, no canal de YouTube da Produtora.

A Dumela recebeu 5 premiações internacionais com esse documentário e já foi selecionada em mais de 40 festivais de cinema ao redor do mundo.

poster_libertai

Acompanhe esta emocionante narrativa sobre a África. Este filme foi captado durante uma viagem de 25 dias, no ano de 2015.

Libertai, é um filme biográfico que relata sobre Crawford Mandumbwa: um artista da Zâmbia residente em Botswana. O documentário também acompanha a visão política do artista dando voz para outras histórias de vida que cruzam seu caminho.

Trazendo lições importantes como: cultivar uma mentalidade de crescimento, desenvolvendo habilidades com esforço e dedicação. Assumir uma postura positiva e aberta para aprender com os erros históricos e melhorar constantemente.

GIRAFA_0

Quais outros documentários do Disney Plus assistir?

A verdade é que o catálogo de documentários ou séries documentais na Disney+ é bastante extenso e tem para todo o gosto, viu? Por isso, fizemos uma lista express com alguns títulos:

GIRAFA_3

Ao escolher uma empresa com experiência no mercado audiovisual , você tem a garantia de que o seu projeto será produzido por profissionais com ampla experiência no ramo, que saberão lidar com quaisquer imprevistos que possam surgir durante o processo de produção.

Para quem trabalha com conteúdo em vídeo, estudar documentários na Disney como fonte de inspiração para unir jornalismo, fatos e artes é uma boa maneira de ter insights para trabalhar sua própria marca. Mas existem muitas outras dicas que você pode colocar em prática.

Por isso, na Dumela, você encontra uma equipe pronta para gerar valores exclusivos para sua marca.  e acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro dos principais conteúdos em primeira mão. Estamos no LinkedIn, YouTube e Instagram.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP