6 min. de leitura

Quando a televisão surgiu, muitas pessoas cravaram que a morte do rádio estava próxima. Como sabemos, isso não aconteceu. Hoje, em meio ao mundo digital, os programas de áudio estão ainda mais populares. Estou falando dos podcasts, um formato de mídia cuja proposta é parecida com a de um blog. A diferença é que o usuário escuta o texto.

Neste artigo, eu vou mostrar não apenas um passo a passo de como fazer um podcast de qualidade, como também alguns dados que revelam que a sua empresa talvez devesse investir nessa estratégia para modernizar a sua comunicação. Boa leitura!

O que é um podcast?

podcast1 - Passo a passo: descubra agora como fazer um podcast

Os programas de áudio estão ainda mais populares.

Um podcast é um programa de áudio que pode ser ouvido a qualquer momento, pois fica disponível ao ouvinte em plataformas específicas, como Spotify, Deezer, Google Podcasts etc. — ao contrário de um programa de rádio, que tem um horário fixo para a transmissão.

Outra diferença entre um podcast e um programa de rádio é o formato do material. Normalmente, as rádios priorizam os programas musicais. No podcast, isso não ocorre. Existem podcasts de humor, saúde, ciência, notícias, histórias e muitas outras temáticas.

Como está o mercado de podcasts?

Um estudo realizado em 2018 pelo Ibope mostra que 40% dos internautas brasileiros já ouviram, pelo menos uma vez, um podcast. Desses, 75% usam o celular como equipamento para ouvir os programas.

Nos Estados Unidos, o consumo de podcasts é ainda maior — e, por isso, alimenta uma indústria milionária. Quase 70% da população do país ouve podcasts pelo menos ocasionalmente, segundo uma pesquisa feita pela CBS News.

dumela banner post ebook3a - Passo a passo: descubra agora como fazer um podcast

Esse comportamento fez com que o Spotify desembolsasse cerca de US$ 230 milhões para adquirir a Gimlet, empresa especializada nesse mercado. Isso porque, em 2018, o Spotify notou um aumento de 330% no tempo gasto consumindo podcasts.

Como fazer um podcast de qualidade?

podcast - Passo a passo: descubra agora como fazer um podcast

O ideal é contar com um estúdio profissional.

Agora que você entende mais sobre esse produto e sobre o mercado no qual ele está inserido, chegou a hora de aprender como fazer um podcast que contribua com a estratégia de marketing da sua empresa. Confira!

Defina um tema

A falta de foco em um tema pode dificultar que um podcast atraia a atenção do público ou consiga fidelizá-lo, transformando o visitante em ouvinte. Portanto, a primeira atitude a ser tomada é escolher um norte para o projeto.

Ainda que o seu projeto seja uma mesa redonda com os seus amigos, falando sobre temas diversos, isso não quer dizer que ele não tem um tema específico. Nesse caso, o tema central seria a opinião dos participantes e as suas experiências de vida, por exemplo.

Uma forma de definir o tema é perguntar às pessoas o que elas gostariam de ouvir. Para isso, aplique um questionário em grupos que fazem parte do público-alvo que você deseja atingir.

Escolha um formato

Existem muitos formatos que podem servir de base para o seu podcast.

  • Mesa redonda: um grupo de pessoas se reúne para conversar sobre um assunto em comum. Esse formato é muito usado para programas que falam sobre esporte, mas é possível criar uma mesa redonda que contemple qualquer tema;
  • Debate: exige que os participantes apresentem opiniões divergentes sobre um assunto previamente determinado. Esse formato pede a presença do mediador, como um elemento que vai organizar a condução do programa;
  • Programa de entrevista: trata-se de um formato mais simples se comparado aos anteriores. Aqui, o apresentador se esforça para extrair do entrevistado declarações interessantes.

Claro que há outros formatos. Alguns focam exclusivamente na narração de uma história, outros usam efeitos especiais para despertar no ouvinte a sensação de que está imerso na experiência. Na hora de escolher um para o seu programa, considere o tempo necessário para a edição e os recursos que precisará ter para executar o projeto.

Tenha a estrutura adequada para gravar

Se você estiver criando um projeto pessoal, sem grandes pretensões, pode gravar em casa. Mas escolha um local silencioso, pois ruídos atrapalham a experiência do ouvinte e fazem com que a mensagem do programa perca credibilidade junto ao público.

O ideal é contar com um estúdio profissional, principalmente se o podcast fizer parte de uma estratégia de marketing empresarial. Isso também vale para o uso de equipamentos. Priorize microfones em vez de celulares, por exemplo.

Use um roteiro

O roteiro ajuda a organizar as ideias e, assim, há menos chances de os participantes fugirem do tema principal do programa. Ele também facilita a edição do conteúdo, por direcionar os cortes e a adição de efeitos.

Vale lembrar que existe uma diferença entre o roteiro do programa (no qual você descreverá os temas que serão tratados) e o roteiro técnico. Neste último, entrarão informações que serão usadas pelo editor, como o momento em que entra a vinheta de abertura, um corte, efeitos sonoros etc. Viu como fazer um podcast é uma tarefa cheia de processos?

Publique e divulgue o seu podcast

original 949e3ca4cdb90696d188718a6252ff7a - Passo a passo: descubra agora como fazer um podcast

Existem podcasts de humor, saúde, ciência, notícias, histórias e muitas outras temáticas.

Há muitas plataformas para que você publique o seu programa. Cada uma delas tem um passo a passo próprio, além de regras e diretrizes específicas. As mais populares são: Soundcloud, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Itunes, Castbox e Deezer.

Você ainda pode usar o player do WordPress e colocar os seus programas diretamente no seu site ou blog. Porém, não faça dessa sua única estratégia de divulgação, pois ela pode prejudicar a experiência do ouvinte e dificultar o compartilhamento dos episódios. Outra possibilidade é compartilhar os áudios no YouTube.

Mantenha uma periodicidade

Crie uma rotina de produção e publicação. Isso facilita o processo de produção e contribui para que você desenvolva uma relação com o seu ouvinte, ajudando-o a se lembrar dos dias em que o seu programa vai ao ar. Se passar meses sem publicar, as pessoas provavelmente deixarão de se interessar pelo que você tem a falar.

Agora que você sabe como fazer um podcast, comece a pensar nos formatos que quer produzir e nos objetivos a serem alcançados com o material em áudio. Com certeza, existem pessoas interessadas na sua mensagem.

Para que essa mensagem tenha uma boa aceitação, invista em qualidade profissional na hora de gravar o seu programa. A Dumela atua no mercado audiovisual desde 2012 e pode ajudar a tirar o seu podcast do papel. Converse com a nossa equipe e descubra como!

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP