Skip to main content
7 min. de leitura

Trabalhar com vídeo storytelling é uma ótima forma de fisgar a atenção do seu público e engajá-lo com uma narrativa significativa associada à sua marca. E o melhor é que você pode se inspirar em uma das maiores sagas do cinema: os filmes de Star Wars.

Use o storytelling para estruturar o seu conteúdo audiovisual:

A produção criada por George Lucas conta a história de Luke Skywalker, que descobre o poder da Força para livrar a galáxia da ameaça de Darth Vader.

Ao longo de mais de nove filmes, Star Wars também explora as origens do vilão e, recentemente, recebeu uma renovação com novos protagonistas e conflitos.

O storytelling é um recurso bastante valioso para qualquer peça de conteúdo, porque se apoia no instinto natural das pessoas de acompanhar as histórias. Diante das diversas abordagens possíveis nesse sentido, prefira aquelas capazes de gerar identificação em seu público-alvo.

Neste artigo, você entenderá melhor como a saga Star Wars pode inspirar a sua estratégia de vídeo storytelling. Boa leitura!

O que torna a saga Star Wars um exemplo de técnicas de vídeo storytelling?

starwars - Vídeo storytelling: o que é e o que Star Wars nos ensina sobre o assunto?A saga Star Wars teve origem com o lançamento de seu primeiro filme, em 1977. Estrelado por Carrie Fisher, Mark Hamill e Harrison Ford, “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” mostrava a busca de um jovem pela verdade sobre as suas origens, até descobrir que a galáxia estava em perigo.

Posso aplicar essa rápida descrição do primeiro filme de Star Wars a várias outras grandes histórias que cativaram a humanidade. O valente Frodo aceita a missão de levar o anel amaldiçoado até os confins da Terra-Média. Os exemplos são quase infinitos.

Mas, não é só o cinema que se apoia em um modelo de storytelling tradicional. A sua estratégia de vídeo marketing também pode se basear nesse conceito.
Aproveite para trazer para si os mesmos elementos atrativos que levaram tantas pessoas a lotarem as salas de cinema para conferirem as novas aventuras de Luke Skywalker e seus semelhantes.

Para funcionar, o vídeo storytelling precisa de elementos como:

  • tema que gera inspiração: a luta do bem contra o mal pode adotar diversas formas, além de ser um tema com potencial para impactar bastante gente;
  • personagens capazes de gerar identificação: eles conduzirão a ação da sua história e, para que a sua audiência se engaje com o conteúdo, ela precisa se identificar com esses personagens;
  • conflitos significativos: esses são os acontecimentos que catalisam o desenvolvimento da história, já que, se não houver conflito, é impossível ter um enredo.
original f6271feffb65120657dee22f341060f3 - Vídeo storytelling: o que é e o que Star Wars nos ensina sobre o assunto?

Star Wars é um excelente exemplo da construção de uma narrativa fundamentada na jornada do herói.

Como se apropriar das técnicas de vídeo storytelling de Star Wars?

Como você já deve ter percebido, a saga Star Wars tem grande importância não apenas para o cinema, mas também para quem trabalha com a construção de narrativas. Então, o exemplo desse filme pode ser utilizado para a concepção dos vídeos da sua empresa.

Conheça, a seguir, as principais formas de utilizar as técnicas de vídeo storytelling presentes em Star Wars para aprimorar o seu conteúdo audiovisual.

Estrutura sólida

Star Wars é um excelente exemplo da construção de uma narrativa fundamentada na jornada do herói.

Então, podemos dizer que essa metodologia dá origem a praticamente todo tipo de história com foco em uma aventura e descoberta. Seus pontos cruciais são bem nítidos se analisarmos de perto a trama da franquia.

Você pode se basear na jornada do herói em seu vídeo storytelling.

O modelo é baseado no livro do antropólogo Joseph Campbell em que são detalhados cada um dos estágios da história de um protagonista, desde o momento em que recebe a sua missão até o retorno para casa após a vitória.

Múltiplas mídias

starwars3 - Vídeo storytelling: o que é e o que Star Wars nos ensina sobre o assunto?Outra característica importante do vídeo storytelling percebido em Star Wars é como as histórias desse universo se desenvolvem em múltiplas mídias além do cinema.
Chegando também à TV no formato de seriados animados e live-action. Isso possibilita mostrar vários pontos de vista de diversos eventos relevantes da saga.

Então, o mesmo pode ser feito em sua estratégia de vídeo storytelling. Enriqueça a sua narrativa ao utilizar múltiplas mídias e formatos.

Experimente usar essa técnica para contar uma mesma história por meio de várias peças de conteúdo audiovisual diferentes, de modo que o seu espectador possa conectá-las conforme as consome.

Novo fôlego

starwars2 - Vídeo storytelling: o que é e o que Star Wars nos ensina sobre o assunto?Em 2015, foi lançado “Star Wars: O Despertar da Força”, o início de uma nova trilogia desse universo que trazia uma nova protagonista e participações dos personagens clássicos. Esse ponto de partida deu origem a mais quatro filmes, sem contar séries de TV como “The Mandalorian”, que estreou em 2019.

Isso mostra o quanto a sua estratégia de vídeo storytelling pode se renovar mesmo depois de estar ativa há algum tempo. O segredo está em atualizar as suas abordagens para as necessidades e expectativas do público atual, mas buscando sempre permanecer coerente com as suas criações anteriores.

Entendimento do público

starwars4 - Vídeo storytelling: o que é e o que Star Wars nos ensina sobre o assunto?

O seu vídeo precisa ser pensado para as características e preferências do seu público-alvo.

Um fator que explica o sucesso da saga Star Wars é ela entregar o que o público deseja: ação bem coordenada, planetas exóticos e deslumbrantes, viagens em espaçonaves e personagens carismáticos que inspiram confiança.

Então, como qualquer outra peça de marketing, o seu vídeo precisa ser pensado para as características e preferências do seu público-alvo.

Procure entender o que é importante para essas pessoas, o tipo de personagens que admiram e as histórias que são capazes de captar a atenção delas. Use essas informações para desenvolver um planejamento focado na sua audiência.

Mas, como você pôde ver neste artigo, a saga Star Wars não é apenas uma ótima opção de entretenimento.

Ela também serve como fonte de inspiração para o desenvolvimento da sua estratégia de vídeo storytelling.

Planeje seus conteúdos usando estratégia de vídeo storytelling

Aproveite a força desse formato de conteúdo na busca pelo engajamento do público com a sua marca e comece a planejar as suas iniciativas de audiovisual.

Quer ajuda para concretizar tudo isso? Então entre em contato com a Dumela Filmes para conhecer todas as abordagens que podemos utilizar para a sua empresa passar a explorar todo o potencial dos vídeos em sua estratégia de marketing.

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP