Skip to main content

Já passou o tempo daqueles vídeos institucionais maçantes, que somente eram interessantes às próprias empresas que os criavam. Com o tempo, percebeu-se que o intuito principal é cativar a audiência. Então, é essencial pensar no público-alvo ao criar esse tipo de conteúdo.

Um vídeo institucional tem como objetivo apresentar uma empresa, o que ela faz e os seus produtos. A linguagem utilizada deve ser compatível com a voz e o posicionamento da marca, além de ser acessível ao seu público-alvo.

Aliás, na disputa pela atenção e preferência da audiência, os seus vídeos institucionais precisam ser marcantes e ter presença. Senão, a marca dificilmente será lembrada e o objetivo do vídeo não será cumprido.

Veja a seguir as etapas pelas quais a sua produção de vídeos institucionais precisa passar para ter resultados de qualidade.

Entenda e defina os seus objetivos

vídeos-institucionais-marcam-presença_1

O intuito principal é cativar a audiência.

Nenhuma iniciativa da sua empresa deve ser implementada sem definir os objetivos dela antes disso. O que você pretende conquistar com os seus vídeos institucionais?

Isso tem um impacto direto não só na produção do vídeo como também nas suas ações após a finalização dele. Metas válidas podem incluir a busca de visibilidade, apresentar algum novo produto ou reforçar um posicionamento de marca.

Considere o perfil do seu público-alvo

vídeos-institucionais-marcam-presença_3O seu vídeo institucional será direcionado a qual fatia de público? Para que seja possível impactar positivamente essas pessoas, o seu conteúdo precisa ser pensado para as características e preferências delas.

Sim, o seu vídeo institucional é uma expressão da identidade da sua marca. No entanto, ele precisa ter o formato e a execução adequados para alcançar a audiência correta.

Proponha um formato a ser utilizado

Um vídeo institucional pode assumir diversos formatos diferentes. Essa é uma das principais vantagens de trabalhar com audiovisual em sua marca, então é mais do que válido utilizá-la nessa situação.

Que tal usar elementos de storytelling? Ou reunir entrevistas em seu vídeo com formato educativo? Lembre-se de considerar a estrutura que você tem à disposição e os objetivos definidos anteriormente.

Elabore o roteiro

vídeos-institucionais-marcam-presença_2

É a partir do roteiro que as gravações do seu vídeo institucional serão feitas e, depois, editadas.

As definições do roteiro de um vídeo institucional são responsáveis por dar a identidade que ele necessita. É nesse documento que cada minuto do conteúdo é planejado, e essa etapa não deve ser apressada.

É a partir do roteiro que as gravações do seu vídeo institucional serão feitas e, depois, editadas. Portanto, certifique-se de contar com uma equipe qualificada para trabalhar nisso.

Grave e edite o vídeo

A partir das definições do roteiro e do conteúdo captado, chega o momento de editar o seu vídeo institucional. É com a união das cenas gravadas e demais recursos de edição que o seu resultado tomará forma.

A etapa da edição é a última chance que você tem para realizar mudanças de última hora no seu vídeo institucional. Isso não deve fazer parte da rotina, claro, mas você deve sempre ter abertura para aprimorar o material, caso possível.

A produção de vídeos institucionais não deve ser algo entediante, já que dificilmente trará bons resultados dessa forma. Assim como em qualquer outra peça de marketing, você deve conhecer as particularidades e interesses do seu público-alvo e, a partir dessas informações, desenvolver o conteúdo adequado.

Continue por dentro das principais tendências do audiovisual e aproveite as nossas dicas. Basta seguir a nossa página no Facebook!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP