Skip to main content

O briefing para vídeo corporativo funciona como uma direção que a equipe produtora deve tomar, além de ser o processo mais importante antes de iniciar todo o projeto. É por meio dele que se consegue identificar possíveis falhas, prevenir erros, definir a melhor estratégia e, claro, apresentar sua ideia e seu objetivo para o pessoal da produção.

Portanto, quando for passar as suas ideias, procure ter em mãos as informações mais importantes do seu público e da sua empresa, pois sem o briefing fica mais difícil de a equipe saber o que fazer. Inclusive, sem apresentar um planejamento transparente, o resultado pode ficar comprometido e gerar custos desnecessários.

Quer uma ajuda nessa tarefa? Pois veja as minhas dicas de como montar um bom briefing para vídeo corporativo.

1. Selecione as informações relevantes

Considere os resultados esperados e indique o problema a ser solucionado.

Ao elaborar um briefing para produção do vídeo corporativo, tenha em mente que a produtora precisa conhecer algumas características da sua empresa. Por isso, coloque nele informações como:

  • formas usadas de comunicação;
  • qual a linguagem mais adequada;
  • quanto estão dispostos a investir;
  • em quanto tempo precisam do material;
  • quais elementos querem ver no vídeo (por exemplo, logo, marca d’água, determinadas cores etc.);
  • preferências de narrativas, de cenários, entre outras.

Essas informações devem ser breves em um parágrafo ou listadas em tópicos para uma melhor compreensão dos produtores. Todos esses dados são indispensáveis para ter um orçamento e um roteiro eficiente do vídeo corporativo.

2. Determine a mensagem e o público

Aproveite também para incluir um título e um CTA do vídeo.

Na hora de definir a sua mensagem, é essencial saber corretamente o seu público-alvo e como quer atingi-lo. Pode ser os seus clientes atuais, os potenciais ou até os colaboradores da empresa. Porém, se quiser falar com públicos muito diferentes, considere fazer mais de um vídeo para ter um melhor impacto.

Depois de definido o público, pense na mensagem que quer passar e concentre-se nela. Talvez seja ineficiente tentar emitir várias ideias em um único vídeo, por exemplo, pois corre o risco de confundir o seu público e não transmitir a mensagem desejada. Isso pode resultar no fracasso da sua campanha.

3. Defina o estilo e o objetivo

Nessa parte dos objetivos, insira as informações específicas para visualizar o projeto. Considere os resultados esperados e indique o problema a ser solucionado. Aproveite também para incluir um título e um CTA do vídeo. Com essas informações, a transmissão da mensagem pode ficar mais clara e gerar o melhor impacto no seu público.

Em seguida, pense no estilo do vídeo. Por exemplo, se o seu cliente tem um perfil jovem e acessa mais as redes sociais, é vantajoso investir em um vídeo com qualidade para internet. Precisa ter um bom áudio, tamanhos certos para abrir em qualquer tela de Smartphone e carregar rapidamente nos dados móveis.

Por fim, para ter melhor resultado no seu briefing para vídeo corporativo, conte com uma produtora experiente e comprometida. É o caso da Dumela, focada na criação de conteúdos que geram engajamento e trazem resultados, especialista em vídeos corporativos e que trabalha também com animações digitais. Será um prazer ajudar você a encontrar a maneira mais clara e eficiente de transmitir sua ideia ao público.

Que tal dar o primeiro passo agora mesmo? Entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP