Produzir vídeos para promover uma marca ou um produto é algo bastante vantajoso para qualquer segmento, mas somente quando esse recurso é usado corretamente.
A qualidade de um vídeo depende da forma como ele foi planejado e executado. Se as decisões erradas forem tomadas até em suas etapas mais iniciais, dificilmente o resultado estará dentro do que você precisa.
Antes de começar, é importante ter o básico bem definido: um roteiro de qualidade e um entendimento apropriado a respeito da persona que a sua marca pretende atingir. Esses aspectos definirão muitas das suas decisões ao produzir vídeos.
Entenda a seguir o que fazer em cada uma das três etapas da produção de um vídeo para garantir o máximo de qualidade.
1. Pré-produção
É no momento da pré-produção que você deve definir os objetivos do seu vídeo. As decisões que serão tomadas a partir desse momento levarão em conta as metas que você pretende atingir. Então, elas devem estar alinhadas com a estratégia da sua empresa.
Na etapa da pré-produção, você também deve começar a planejar as características do seu vídeo em um briefing. Depois, deve escrever o roteiro. Esses são documentos essenciais para a definição do seu conteúdo audiovisual.
Além disso, é necessário realizar todos os preparativos logísticos necessários para as etapas seguintes. É o caso do aluguel ou preparo de equipamentos, contratação de equipe, escolha de figurino, entre outros.
2. Produção
Com as definições da pré-produção feitas, chega o momento de colocá-las em prática. É na hora da produção que o seu vídeo começa a tomar forma.
O estágio da produção envolve a gravação do seu vídeo levando em conta as definições do roteiro e as orientações do briefing. Evite fugir desses apontamentos porque eles são derivados diretos dos objetivos e metas da marca.
No entanto, pode ser que surjam oportunidades de melhorias e ajustes durante a produção. Nesse momento, é importante manter uma comunicação aberta com a sua equipe para modificar o que for necessário.
3. Pós-produção
O seu vídeo não está totalmente pronto depois da produção, já que vem mais uma etapa depois dela. Esse é o momento de pegar o material bruto que foi gerado e transformá-lo no vídeo que você planejou no começo de tudo.
Nessa etapa, é necessário decupar o conteúdo captado e editá-lo conforme as definições do roteiro e do briefing. Essa também é a última chance para realizar as alterações necessárias não percebidas até o momento.
Ao finalizar o seu vídeo, é importante revisá-lo para que não seja veiculado com falhas. Por exemplo, você não quer descobrir tarde demais que há um desnível de áudio no seu vídeo.
Seguir cada uma dessas etapas é fundamental para que você possa produzir vídeos de qualidade e agregar valor à sua marca. Não é porque qualquer um pode começar a gravar usando um celular que você deve abrir mão da qualidade. Utilize bons equipamentos para que o seu resultado seja compatível com o planejado, como boa câmera, tripé, acessórios, iluminação, entre outros.
Como já ficou bastante claro, esse processo requer atenção especial de profissionais qualificados. Que tal contar com a ajuda certa? Veja aqui no blog como uma produtora de vídeo pode apoiar a sua estratégia de marketing.