Skip to main content

As mídias tradicionais vêm perdendo espaço para as mídias digitais, que têm alcançado uma audiência enorme com um orçamento mais enxuto. Não bastasse esse fato para que os roteiros publicitários tivessem que se desdobrar para conquistar a atenção do público, ainda há o excesso de informações e de concorrentes na própria TV (ou na internet).

Por todos esses motivos, saber como escrever um roteiro para campanha publicitária digno de cinema pode ser um grande diferencial — e uma superaventura! Imagine, por exemplo, como seria um roteiro assinado pelo Tarantino.

Gostou da ideia? Então, acompanhe as dicas para desenvolver um roteiro épico!

Quais as características da redação publicitária?

Criar um bom roteiro não é tão simples quanto parece.

A cada nova página em branco, os redatores publicitários têm o desafio de serem persuasivos, convincentes, emotivos, engajados, informativos e muito mais — geralmente, em 30 segundos. Por isso, criar um bom roteiro não é tão simples quanto parece.

Entre as características principais desse tipo de peça, destaco os seguintes:

  • a atenção ao objetivo da campanha, que pode ser vender, informar, engajar, homenagear etc.;
  • a necessidade de início, meio e fim da história;
  • a coerência e a coesão do texto e dos fatos, para que não fique perdido;
  • a clareza da linguagem e das informações, permitindo que o vídeo seja compreendido pelo seu público-alvo;
  • o orçamento, já que são poucos os clientes que possuem uma verba adequada para investir.

Como escrever um roteiro “a la” Tarantino?

Agora, vamos pensar em um roteiro publicitário escrito pelo aclamado diretor Quentin Tarantino.

O impacto

A cada nova página em branco, os redatores publicitários têm o desafio de serem persuasivos, convincentes, emotivos, engajados, informativos e muito mais.

Em primeiro lugar, nada de clichês, títulos pouco impactantes ou diálogos mornos. Tarantino é surpresa do início ao fim: quando você acha que sabe o que vai acontecer, boom!

Essa é uma forma eficiente de manter a atenção do seu público em um vídeo publicitário, já que 30 segundos pode ser tempo demais para o espectador moderno. Se não acontecer nada de interessante e que mereça atenção, sua campanha não será vista até o final.

As referências

Tarantino utiliza em seus filmes muitas referências de coisas que ele aprecia de algum jeito, como as HQs, a cultura pop, o drama e a ação. Esses também são fatores que chamam a atenção dos seus telespectadores.

Para transportar essa realidade ao seu roteiro, pergunte-se a que conteúdo o seu público gostaria de assistir. Ele gosta de sentir retratado na campanha, de se identificar com os personagens? Ele busca informações claras e diretas? Entregue o que ele curte.

A originalidade

Como eu disse, você jamais vai assistir a uma obra do Tarantino sem se surpreender ao menos uma vez. Essa originalidade é essencial no universo publicitário para destacar o seu roteiro do produzido pela concorrência.

Escreva um texto que leve as pessoas não somente a assistirem ao seu vídeo até o final, mas também a se engajarem, a compartilharem e a quererem apertar o play de novo.

Minha dica final sobre como escrever um roteiro é: faça o que fizer com amor. Pode parecer clichê, mas Tarantino não se tornou um dos nomes mais relevantes do cinema fazendo algo de que ele não gosta. Isso porque apenas com paixão é possível criar obras fervorosas, fora do lugar-comum e capazes de entrar para a história!

Tem um roteiro pronto, só esperando a produtora certa, ou está buscando um parceiro de conteúdo audiovisual? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e veja como podemos ajudar!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP