Skip to main content

Você já parou para pensar quanto custou a produção daquele filme, vídeo ou propaganda que você tanto gostou? Pois é! O orçamento de vídeo é uma peça fundamental na criação de um projeto e não pode ser menosprezado pela empresa — e são várias as razões para isso.

A primeira delas tem a ver com o objetivo do vídeo e o retorno que é esperado desse projeto. Por exemplo: uma pequena pizzaria de bairro quer um vídeo mostrando o seu cardápio. Vale a pena gastar com a contratação de uma estrela de tevê, nesse caso? É claro que não.

Entender o conceito de orçamento de vídeo ajuda a produção a responder perguntas que surgem desde a concepção do roteiro. Vamos entender mais sobre esse tema?

1. Defina a estratégia do filme

Um vídeo pode ser publicado em tantos lugares que as empresas estão investindo pesado nessa estratégia para vender mais.

Se você vai produzir um vídeo institucional, com o objetivo de informar os seus profissionais sobre algo, você precisará de muitos cenários, atores e diálogos?

Talvez não. Normalmente, esses vídeos pedem um cenário sóbrio, um narrador ou ator dando o recado e poucos recursos de edição. Isso pode ser suficiente para ter um vídeo eficiente — logicamente, essa não é uma regra absoluta e cada caso deve ser avaliado.

Contudo, o que queremos argumentar é que o orçamento de vídeo deve atender, em primeiro lugar, o objetivo da produção.

2. Use edições

Na ilha de edição, os profissionais conseguem corrigir erros da gravação, incluir informações e dar mais dinamismo ao filme. Muita coisa pode ser feita usando as poderosas ferramentas de edição que existem hoje.

3. Faça uma pesquisa com fornecedores

Entender o conceito de orçamento de vídeo ajuda a produção a responder perguntas que surgem desde a concepção do roteiro.

Toda empresa deve focar em um setor de compras eficiente. A função desse departamento é conseguir pesquisar, de forma rápida e segura, os empreendimentos que podem atender à demanda do negócio, oferecendo o melhor custo benefício.

Isso é fundamental para criar o orçamento de vídeo, pois fornece informações adequadas ao documento, de modo que as pessoas consigam tomar decisões acertadas sobre o desenvolvimento do filme.

4. Entenda que o barato pode sair caro

É importante escolher o profissional que tenha o perfil desejado para o projeto.

Frases clichês podem soar batidas, mas existe um motivo para elas serem repetidas à exaustão: elas estão certas. Você pode contratar estudantes do primeiro ano de teatro para o seu filme. Muitos deles aceitarão trabalhar apenas pelo portfólio, mas, se isso ocorrer você não poderá exigir deles uma maturidade de atuação ou variedade de repertório, por exemplo.

É importante escolher o profissional que tenha o perfil desejado para o projeto, mesmo que o portfólio não seja extenso, faça testes e confirme se o comportamento na atuação será positivo para sua marca. Dessa forma as expectativas são alinhadas com o comprometimento, postura e engajamento de cada profissional.

O mesmo vale com os outros processos do filme, como a edição, montagem, captação de áudio etc.

5. Utilize equipamentos usados — e a sua criatividade

Os equipamentos de captação de som e imagem costumam aumentar os custos do orçamento de vídeo. A forma mais simples de reduzir esses valores é recorrendo aos equipamentos usados.

Muitas pessoas vendem ou alugam essas peças — e isso é muito mais barato do que os adquirir, principalmente se a sua empresa não for usá-los com frequência.

Talvez você esteja pensando que pode trocá-los pelo seu Smartphone. Em alguns casos, isso é verdade. Um celular pode ser usado como microfone ou como câmera, mas é importante que você entenda as limitações desses equipamentos e que faça testes com antecedência para verificar se eles realmente atendem ao seu objetivo.

Viu só, dá para aperfeiçoar o orçamento de vídeo sem precisar desistir da sua ideia de filme, vídeo, animação ou curta.

Hoje em dia, um vídeo pode ser publicado em tantos lugares que as empresas estão investindo pesado nessa estratégia para vender mais. Por isso, entender o vídeo marketing digital pode fazer a diferença no seu negócio.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP