Skip to main content

Trabalhar com produção de vídeo nem sempre é fácil. Há uma série de variáveis que precisam funcionar em harmonia para que o resultado fique dentro do esperado. Uma parte fundamental desse processo envolve passar longe de erros de produção de vídeo, capazes de comprometer todo esse esforço.

Uma série de etapas são envolvidas na produção de um vídeo. Há o roteiro, a seleção do elenco, a escolha das locações, sem contar o processo de pós-produção, envolvendo a edição e até a distribuição do conteúdo. Ter problemas em uma ou mais dessas etapas, pode ser altamente prejudicial ao seu conteúdo.

Será que você está passando por estes problemas? Conheça a seguir, os 5 principais erros de produção de vídeo que você deve evitar!

1. Ter um roteiro ineficaz

Economizar no tempo gasto com o roteiro pode fazer com que ele tenha menos qualidade.

O principal intuito do roteiro é servir como um guia completo para a condução de cada etapa da sua produção. Se ele falha em uma ou mais dessas áreas, todo o seu resultado pode ser comprometido.

Portanto, não apresse esse momento da produção do roteiro. Certifique-se de que ele seja detalhado suficientemente, para que cada etapa seja seguida sem dúvidas nem lacunas.

2. Escolher locações inadequadas

O uso das locações certas pode engrandecer substancialmente a produção de um vídeo, mas também pode prejudicá-lo seriamente se essa etapa for negligenciada. Afinal, uma série de fatores da locação podem influenciar diretamente na qualidade do seu resultado.

Por exemplo, usar determinadas locações pode requerer a emissão de uma autorização, inclusive alguns locais públicos. Já os estúdios, podem oferecer mais conveniência, luzes adequadas, acústica, cenários ajustáveis, ambiente para refeições ou descanso entre as gravações, mas é preciso considerar se o local atende às necessidades impostas pelo roteiro.

3. Ignorar a qualidade do áudio

dumela_erros-producao-video_3A qualidade da captação e mixagem de som tem grande importância na produção de vídeo. Pode ser um grande erro negligenciar esse aspecto da sua gravação, já que ela tem um impacto direto na sua apresentação final.

Para que isso não seja um problema, é fundamental utilizar bons equipamentos de captação e mixagem. Lembre-se também de considerar a acústica da locação, para que os ajustes necessários sejam feitos.

4. Não otimizar o conteúdo digitalmente

Ao trabalhar com produção de vídeo para internet, é muito importante que você não se esqueça de prepará-lo para distribuição e compartilhamento nessa esfera. Afinal, sem isso, você terá chances bem menores de ganhar visibilidade com seu conteúdo.

Isso significa otimizar vários aspectos do seu vídeo, levando em conta a sua estratégia de conteúdo. Use um título atrativo, insira tags que gerem oportunidades de visualização, use uma thumbnail atrativa, entre outros.

5. Tentar economizar demais

Otimizar gastos é sempre positivo, mas nunca quando isso tem um impacto perceptível na qualidade da sua produção de vídeo. Gastar de forma inteligente é muito mais preferível do que simplesmente gastar menos.

dumela_erros-producao-video_1

Gastar de forma inteligente é muito mais preferível do que simplesmente gastar menos.

Isso vale para todas as etapas da sua produção de vídeo. Economizar no tempo gasto com o roteiro pode fazer com que ele tenha menos qualidade, assim como, tentar gastar menos com equipamentos, ou não valorizar uma boa edição e colorização do projeto audiovisual, pode influenciar negativamente no seu produto final.

Você precisa passar longe desses erros de produção de vídeo, que são capazes de comprometer o sucesso da sua empresa. Fique de olho nos pontos levantados por este artigo para garantir que o seu trabalho siga da melhor forma possível e seus resultados correspondam às expectativas.

Continue acompanhando o nosso conteúdo e aprendendo mais sobre produção de vídeo. Basta cadastrar o seu e-mail para começar a receber as nossas novidades!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP