Skip to main content

Se você chegou até este conteúdo enquanto procurava sobre como fazer um estudo de caso, certamente, deve saber que o consumidor da era da transformação digital é muito mais exigente em relação às marcas que consome e procura o máximo de informações antes de tomar uma decisão de compra.

Dado o contexto, é muito importante que as empresas atuais invistam em um conteúdo desse tipo, pois os clientes potenciais — e até mesmo pessoas interessadas em investir na marca — têm fácil acesso a um material baseado em estudos de marketing e pesquisas mercadológicas consistentes.

Quer saber como fazer um estudo de caso para a sua organização? Então, continue a leitura deste conteúdo para conferir uma série de informações úteis sobre o tema!

O que é um estudo de caso e por que ele é importante?

estudo-caso6

É muito importante que as empresas atuais invistam em um conteúdo desse tipo.

Também conhecido como case de sucesso, o estudo de caso é uma espécie de entrevista que reúne uma série de informações corporativas sobre uma determinada instituição, visando a promover a marca e atrair novas oportunidades de negócio.

Para que você tenha uma ideia sobre a importância desse formato de conteúdo, cerca de 73% dos consumidores pesquisam sobre estudos de caso das empresas antes de tomarem uma decisão de aquisição no modelo B2B, segundo um levantamento de dados.

Como criar um estudo de caso?

Geralmente, um estudo de caso começa com a descrição do objetivo do projeto. Depois disso, são apresentadas as ações que a marca tomou para atingir essa meta, oferecendo dados quantitativos e qualitativos que possibilitem que o espectador mensure o sucesso.

Veja, a seguir, quais são as etapas envolvidas no processo de criação de um estudo de caso.

1. Determine o objetivo

estudo-caso5

Foque a experiência de consumo que o cliente teve ao usar o seu produto/serviço.

O primeiro passo, como já mencionado, é decidir o que a empresa pretende mostrar com o estudo de caso ou, ainda, qual caso específico deseja utilizar para provar o valor de sua marca diante do mercado.

O que você acha que inspiraria as pessoas a comprarem a sua ideia? Comece pela razão que levou o consumidor a contratar a sua companhia ou pelo problema que ela é capaz de solucionar.

2. Prepare as perguntas certas

Em uma rotina altamente corrida, ninguém tem tempo para perder, inclusive o seu público-alvo. Sendo assim, o recomendado é que o questionário não tenha muitas perguntas. Formule-as considerando o cenário no qual o seu cliente potencial está inserido, de preferência, na seguinte ordem:

  • desafio — foque as frustrações e os problemas dos consumidores, considerando a forma com a qual o seu negócio pode solucioná-los;
  • solução — foque a experiência de consumo que o cliente teve ao usar o seu produto/serviço; quais foram os três aspectos mais marcantes no produto/serviço que ajudaram a solucionar o problema;
  • resultado — foque coisas tangíveis e mensuráveis, pois quanto menos abstratas forem as informações, maiores as chances de que o público compreenda o valor da sua marca.

3. Reúna evidências

estudo-caso7

73% dos consumidores pesquisam sobre estudos de caso das empresas.

Em tempos de fake news, é imprescindível que tudo o que for apresentado em seu estudo de caso seja baseado na verdade. E, quando falamos de se basear na verdade, nos referimos a pesquisas de marketing e levantamentos de dados que comprovem o sucesso da parceria entre o consumidor e a sua empresa.

Lembrando que, aqui, o que realmente importa é apresentar o resultado, e não a margem de lucro ou o índice de satisfação dos clientes.

4. Escolha o formato para promover o estudo de caso

estudo-caso4

Foque coisas tangíveis e mensuráveis.

Atualmente, as mídias digitais são a principal escolha quando o assunto é marketing. Afinal, além de serem muito mais baratas, oferecem um potencial de alcance de público quase que incalculável.

Partindo do pressuposto de que você escolheu promover o seu estudo de caso na internet, faça uma análise para saber quais são as plataformas mais indicadas com base no perfil de consumidores em potencial da sua marca, pois, quanto mais segmentadas forem as ações de marketing, maior o retorno sobre o investimento.

Para concluirmos este conteúdo sobre como fazer um estudo de caso, é importante destacar que uma produção de qualidade pode fazer toda a diferença nos resultados. Felizmente, hoje, podemos contar com agências de publicidade especializadas em produção de conteúdo audiovisual e marketing digital.

Quer receber mais dicas e conteúdos informativos sobre marketing e o vasto universo de audiovisual diretamente em seu e-mail? Então, assine a newsletter da Dumela Filmes agora mesmo e não perca mais nenhuma de nossas postagens!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP