Skip to main content

Você já parou para pensar em quantos possíveis clientes desistem de comprar seu produto ou serviço na última hora? Em um mercado altamente competitivo, conquistar e fortalecer a confiança do consumidor pode ser a chave para alcançar resultados positivos.

Nesse contexto, alguns conteúdos são excelentes ferramentas para transformar leads em clientes, e esse é o exemplo do vídeo case. Neste post, explicaremos um pouco mais sobre esse formato audiovisual e como ele pode ajudar a impactar o seu público. Ficou interessado? Então, acompanhe a leitura!

O que é um vídeo case?

O vídeo case é um conteúdo audiovisual que relata um caso de sucesso da empresa, ou seja, ele é uma prova social real que ilustra a relação entre consumidor e marca. O roteiro deve contar toda a trajetória de um consumidor, desde o momento do primeiro contato até as soluções oferecidas pela marca.

Esse tipo de material apresenta um grande potencial de convencimento, portanto, é muito bem visto no mercado corporativo como uma importante ferramenta de marketing.

Por que investir no formato?

São excelentes ferramentas para transformar leads em clientes.

Agora que você já sabe o que é vídeo case, confira alguns dos motivos pelos quais cada vez mais empresas têm investido nesse tipo de conteúdo em suas estratégias de marketing para melhorar o engajamento com o público e consolidar a marca em seu nicho de atuação.

Vídeos facilitam o envolvimento do público

Além de fortalecer a confiança do lead, o vídeo case gera um envolvimento maior do público, apresentando um melhor engajamento, retenção e potencial de compartilhamento.

Vídeos humanizam a marca

O vídeo case é uma ferramenta eficaz para transformar leads em clientes. O material tem um forte apelo de convencimento e ajuda a tornar a marca mais humanizada, apontando ao consumidor a veracidade da abordagem utilizada e estabelecendo uma conexão emocional.

Vídeos são mais consumidos do que textos

É fundamental, também, que você trabalhe mostrando resultados reais.

A audiência se envolve muito mais facilmente com vídeos do que com materiais escritos, visto que as mesmas informações podem ser assimiladas de maneira mais rápida, dinâmica e conveniente quando se tratam de conteúdos audiovisuais.

Vídeos emocionam

O conteúdo em formato de vídeo tem uma grande vantagem a seu favor: o uso de elementos gráficos para despertar sentimentos, sensações e reações do espectador, como cenários, sons, imagens e narrações. Algo que os conteúdos escritos, embora também sejam eficientes, não são capazes de fazer.

Sendo assim, é correto afirmar que o vídeo case é capaz de gerar muito mais engajamento e favorecer a interação do público com a marca.

Vídeos são atemporais

Outro grande benefício de utilizar vídeo case para colher depoimentos de clientes é que esse formato não se torna obsoleto, isto é, não perde a sua relevância com o decorrer do tempo. No universo de marketing, esse conceito é atribuído ao termo “evergreen”.

Ainda que ocorram mudanças no comportamento de consumo e novas soluções sejam lançadas, o material servirá como um registro de que a marca tem um histórico de oferecer soluções ao público e garantir a satisfação de seus consumidores.

Como produzir um vídeo case de sucesso?

Conte a história completa e guie o público pelos obstáculos para gerar mais envolvimento.

Apesar de os vídeo cases serem uma ferramenta comprovadamente eficaz, é importante ter em mente que esse tipo de vídeo não deve ser feito de qualquer jeito. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar você na produção dessa peça audiovisual.

Conte uma história completa

Na hora de escrever o roteiro, é importante conhecer a técnica de storytelling para criar uma linha do tempo e despertar as emoções do espectador. Conte a história completa e guie o público pelos obstáculos para gerar mais envolvimento.

Busque referências

Uma ótima maneira de criar um vídeo case de sucesso é buscando inspiração em exemplos de destaque no mercado. O que queremos dizer é utilizar boas referências ajuda a saber por onde e como começar a gravar o material. Outro ponto que pode facilitar a produção de uma história convincente aos espectadores é ter como exemplo algum vídeo de uma marca que o cliente admira.

Escolha a pessoa certa e mostre resultados verdadeiros

O vídeo case é uma ferramenta muito interessante para humanizar a empresa e fortalecer a confiança do cliente.

Na hora de escolher seu case de sucesso, busque os clientes certos. É importante escolher pessoas que sejam carismáticas e que realmente demonstrem gratidão à marca pelos problemas que ela ajudou a resolver.

É fundamental, também, que você trabalhe mostrando resultados reais e apresente números e dados que comprovem esse sucesso. Isso porque aumentar ou inventar informações compromete a credibilidade do seu negócio.

Fale sobre os benefícios

Muitos casos de sucesso focam exaltar a imagem da marca ressaltando inúmeras qualidades e características da empresa ou do produto em questão. No entanto, uma boa estratégia é focar o que realmente vai agregar algum tipo de benefício ao consumidor.

Não se esqueça de que o vídeo case oferece a grande vantagem de poder gerar uma conexão emocional com as pessoas, por meio da identificação do público com quem está contando a experiência e, é claro, com a familiarização com os seus relatos.

As informações físicas de um determinado produto ou serviço são dados mais racionais, enquanto os benefícios que ele proporciona na vida são exemplos mais próximos da realidade das pessoas, ou seja, são compreendidos e assimilados com maior facilidade.

Elabore um roteiro

Um dos primeiros passos na produção de um vídeo case é organizar todas as ideias que serão abordadas no material. Nesse aspecto, é preciso criar um roteiro técnico com as informações mais importantes e com todos os detalhes que devem constar no vídeo, pois esses dados servirão como parâmetro para o trabalho de edição e pós-produção do conteúdo.

Fique de olho na qualidade técnica

Você já percebeu que esse tipo de vídeo é focado em conversão de leads e apresenta ótimos resultados, certo? No entanto, para passar uma boa imagem e atingir números consistentes, é fundamental investir em uma boa qualidade técnica.

Vídeos escuros, com ruídos e produzidos com uma qualidade caseira podem comprometer totalmente a sua estratégia e, até mesmo, impactar a credibilidade da marca.

Como você pôde contemplar neste conteúdo, o vídeo case é uma ferramenta muito interessante para humanizar a empresa e fortalecer a confiança do cliente nos produtos e serviços oferecidos por sua marca. Na hora de produzir o seu, busque histórias marcantes, inspire-se por meio de boas referências e não economize na qualidade técnica.

A Dumela Filmes é uma produtora de vídeo dinâmica e moderna que está preparada para atender aos mais variados formatos audiovisuais. Conheça mais sobre o nosso trabalho entrando em contato conosco.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP