4 min. de leitura

O que leva uma pessoa a tomar a decisão de adquirir um produto ou assinar um serviço? Não é segredo que determinados fatores, como o preço e a qualidade, são fundamentais nesse processo, mas a verdade é que muitos outros elementos têm o poder de motivar o consumidor.

Na busca pela aquisição de novos clientes e pelo impulsionamento do negócio, é essencial entender os aspectos que pesam na jornada do consumidor. Muitas vezes, suas ações são influenciadas por coisas que passam desapercebidas, como o efeito que as cores têm no cérebro e a emoção sentida ao ler sobre uma campanha.

Portanto, se você quer otimizar sua comunicação com o cliente para direcioná-lo a uma decisão, precisa compreender o que é neuromarketing. Neste artigo, definiremos esse conceito e passaremos dicas para aplicá-lo em sua empresa. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é neuromarketing?

Neuromarketing é um termo criado pelo professor britânico Ale Smidts, da Erasmus University. O responsável por sua popularização, contudo, vem de Harvard. Foi lá que o doutor Gerald Zaltman começou a empregar aparelhos de ressonância magnética para pesquisas de fins mercadológicos.

Zaltman recrutou consumidores reais e, por meio de perguntas específicas, foi capaz de mapear a atividade cerebral das pessoas quando expostas a certos estímulos relacionados a campanhas de marketing. Em 2000, o neuromarketing foi registrado oficialmente como uma ferramenta válida para a aplicação de técnicas comerciais.

Como o neuromarketing pode ser aplicado em sua estratégia?

o que e neuromarketing saiba o que e e como usar 2a dumela - O que é neuromarketing? Saiba o que é e como usar!Se, para obter sucesso, toda empresa precisa compreender as motivações do consumidor, é justo constatar que a implementação do neuromarketing pode trazer vantagens para o empreendimento.

Além de possibilitar campanhas e produtos mais alinhados com as características da audiência, essa técnica permite a otimização da experiência do cliente. A seguir, confira algumas formas de aplicação.

cta ebook negocios com videos1 - O que é neuromarketing? Saiba o que é e como usar!Powered by Rock Convert

Psicologia das cores

A psicologia das cores parte da ideia de que os fatores visuais são os que mais influenciam as tomadas de decisão do consumidor. Algumas empresas, como o McDonald’s, a Coca-Cola e o Facebook, utilizam essa técnica em seus produtos para direcionar a percepção do público.

Você já notou que grandes companhias de fast-food costumam usar cores chamativas, como o vermelho e o amarelo? É que, além de chamarem a atenção das pessoas, esses tons são conhecidos por instigar o apetite de quem os visualiza. Confira outras cores e seus efeitos no consumidor:

  • azul — confiança e segurança;
  • verde — harmonia e serenidade;
  • roxo — inovação e inteligência;
  • preto — elegância e sofisticação.

Gatilhos mentais

A ideia dos gatilhos mentais é despertar uma necessidade de consumo. Um dos mais utilizados é o marketing de escassez. Ao passar a impressão de que um produto é limitado, a empresa cria um senso de urgência que acelera a tomada de decisão.

Para isso, algumas expressões, como “Compre já!” e “Disponível por tempo limitado”, mostram-se bastante eficientes.

Storytelling

O storytelling utiliza narrativas, que não necessariamente envolvem o produto de forma direta, para despertar o emocional da audiência. Essa prática é muito empregada em vídeos de conteúdo publicitário.

Por meio de um roteiro envolvente, as empresas fazem com que o consumidor se envolva com a história e absorva o conteúdo — tudo isso sem sequer notar que está sendo direcionado à tomada de decisão. Em seu subconsciente, porém, o público cria um laço emocional com a campanha e relaciona isso com a imagem da marca.

Agora que você entende o que é neuromarketing, pode aplicar o conceito em sua empresa para alcançar uma relação mais produtiva com o consumidor. Com o uso correto dos elementos que influenciam o comportamento da audiência, é possível direcionar suas tomadas de decisão e potencializar os resultados do empreendimento.

E aí, já utiliza alguma dessas técnicas de neuromarketing? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Falar com um consultor

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP