Skip to main content
7 min. de leitura

Hoje em dia, cada vez mais pessoas consomem conteúdo audiovisual na internet devido à facilidade de acesso proporcionada pelo ambiente virtual. No entanto, o que muita gente não imagina é que há horas de trabalho investido por trás do projeto, envolvendo etapas de pré-produção e pós-produção de vídeo.

Neste artigo, mostraremos uma série de informações importantes sobre o trabalho de pós-produção de vídeo para o mercado audiovisual. Continue acompanhando a leitura para saber o que é, qual a sua importância e como ela funciona!

O que é pós-produção de vídeo?

pos producao - Pós-produção de vídeo: entenda mais sobre como funciona e a sua importância!

Corrigir diferenças de iluminação entre uma tomada e outra.

Digamos que você pretenda produzir conteúdo audiovisual para a internet, especificamente no formato de vídeo. Ao realizar a primeira gravação, seja utilizando o smartphone, seja uma câmera profissional, o fato é que não há como o material ficar perfeito em uma única tomada, correto?

Haverão erros, partes do vídeo que você deseja destacar ou excluir, letterings que deverão ser inseridos nas imagens e trilhas sonoras que precisarão inseridas para criar uma atmosfera para os espectadores. Além do mais, para que o conteúdo seja assistido por outras pessoas, o vídeo deverá ser publicado em alguma plataforma capaz de suportar o formato.

Todo esse processo é o que chamamos de pós-produção de vídeo. Ou seja, é um trabalho que serve para:

  • diminuir ruídos vazados;
  • eliminar erros de fala;
  • acrescentar animações;
  • corrigir diferenças de iluminação entre uma tomada e outra;
  • adicionar efeitos especiais.

Tudo mais que seja necessário para que o vídeo se torne muito mais atraente para quem irá assisti-lo. Em outras palavras, todo trabalho que é realizado após a gravação do material audiovisual, para que o projeto fique perfeito, é conhecido como pós-produção.

Por que esse trabalho é tão importante?

pos producao video 2 - Pós-produção de vídeo: entenda mais sobre como funciona e a sua importância!

Adicionar efeitos especiais.

Porque sem o processo de pós-produção de vídeo o material não passa de um compilado de imagens que não faz sentido. É esse trabalho que dá vida à narrativa por meio de técnicas e elementos utilizados durante cada etapa na edição do conteúdo.

Não basta juntar os pedaços da gravação para produzir um comercial, por exemplo. É preciso utilizar o conceito de storytelling para que os espectadores entendam a mensagem transmitida. Ou seja, a pós-produção de vídeo é o que confere profissionalismo e didática ao material.

Como funciona o processo de pós-produção de vídeo?

pos producao video 4 - Pós-produção de vídeo: entenda mais sobre como funciona e a sua importância!

Processo de seleção e decupagem.

Depois de mostrarmos o que é pós-produção de vídeo e por que esse é um trabalho tão importante para que o conteúdo se torne atrativo pela perspectiva que quem irá consumi-lo, é o momento de você entender quais são as etapas do processo.

Seleção e decupagem

Depois de realizar as gravações e obter os melhores takes realizados nas filmagens, inicia-se o trabalho de escolher a “minutagem” que será determinada no vídeo final, isto é, o processo de seleção e decupagem.

Esse procedimento pode surgir de forma espontânea no momento da filmagem ou estar prevista no roteiro, mas o que realmente importa é que a qualidade técnica e a coerência (dentro do que está sendo proposto pela narrativa) sejam os parâmetros que conduzam a transmissão da mensagem desejada.

Essa etapa costuma ser feita em softwares de edição de vídeo que contam com recursos que facilitam o trabalho do profissional. Uma dica interessante é sempre anotar quais takes valeram ou não durante as filmagens, pois isso ajuda reduzir o tempo na hora de selecionar os materiais.

Edição de vídeo

pos producao video 6 - Pós-produção de vídeo: entenda mais sobre como funciona e a sua importância!

Pequenos ajustes e correções na imagem e som.

Nessa etapa, também conhecida como montagem, são realizadas as inserções das cenas de modo que toda a narrativa seja construída. Ou seja, aqui são removidos os excessos das filmagens e feitos os ajustes finos nos cortes realizados.

Quando falamos em ajustes finos, estamos nos referindo ao trabalho de escolher o frame exato para que a transição entre os cortes de dois takes seja suave e natural, causando o feito de continuidade a um movimento gravado por câmeras em posições diferentes.

Existem muitos softwares de edição de vídeo disponíveis no mercado, mas os mais utilizados pelas produtoras audiovisuais são o Adobe Premiere, Vegas Pro ou AVID Media. Esses programas oferece uma série de funções úteis, como:

  • precisão de corte de cenas;
  • possibilidade de manter ou desvincular o áudio do vídeo;
  • linha do tempo com sistema de camadas de vídeo e áudio;
  • pequenos ajustes e correções na imagem e som;
  • efeitos de transição básicos.

Depois do processo de edição, as cenas ficam organizadas o material final ganha forma. Nos passos seguintes, podem ser inseridos elementos para melhorar ainda mais a qualidade do vídeo.

Análise do material

pos producao video 1 - Pós-produção de vídeo: entenda mais sobre como funciona e a sua importância!

O conteúdo editado deve ser assistido.

Embora pareça que o vídeo já está pronto, após o processo de edição, é muito importante que todo o material seja revisado mais uma vez, antes de ser upado na internet. O conteúdo editado deve ser assistido para que qualquer possibilidade de erro seja corrigida antes de o conteúdo ser colocado no ar.

É necessário revisar o conteúdo com a ajuda do roteiro que foi previamente escrito, pois, dessa forma, será muito mais fácil identificar se faltou alguma coisa no processo de pós-produção de vídeo.

Publicação de divulgação do vídeo

pos producao video 5 - Pós-produção de vídeo: entenda mais sobre como funciona e a sua importância!

Considere a qualidade e a resolução do conteúdo.

Por fim, é o momento de publicar o conteúdo. Após editar e revisar todo o material é a hora de exportá-lo. A maioria dos softwares de edição oferece uma grande quantidade de formatos para exportação. Por isso, é fundamental escolher a opção mais adequada para a plataforma na qual o vídeo será hospedado. Considere a qualidade e a resolução do conteúdo.

Lembrando que o material pode ser publicado no site, upado no YouTube, enviado por e-mail (link), compartilhado no blog ou até mesmo publicado nas redes sociais. A escolha depende do perfil do público ao qual a mensagem será destinada.

Encerrar falando sobre como o processo de pós-produção feito por uma equipe de profissionais pode ser um grande diferencial para o material e em seguida, recomendar o cliente

Como você pôde contemplar neste artigo, o trabalho de pós-produção de vídeo envolve alguns dos processos mais importantes em todo o projeto, já que são as escolhas feitas nesse momento que definirão o resultado. Por isso, contar com uma equipe de profissionais pode ser um grande diferencial para a qualidade do conteúdo.

Quer saber como a Dumela Filmes pode ajudar não apenas com um trabalho de pós-produção de vídeo, mas também auxiliar em cada etapa de seus projetos audiovisuais? Então entre em contato com a gente para conhecer as nossas soluções!

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP