3 min. de leitura

Todos os filmes, vídeos e peças publicitárias, por mais complexos que sejam, começaram em um roteiro. Mas essa etapa de produção não se resume a digitar uma ideia em uma folha em branco. Pelo contrário! Há técnicas específicas para uma melhor condução do trabalho. Já ouviu falar, por exemplo, sobre o roteiro de página dividida?

Esse conceito pode trazer uma série de vantagens para toda a equipe envolvida no processo, pela maneira como as ideias ficam estruturadas. Portanto, é importante que a pessoa que se encarrega do roteiro tenha esse conhecimento. De nada adianta ter insights incríveis e não saber tirá-los do campo abstrato e jogá-los no papel, concorda?

Eu decidi publicar este artigo para ajudar você a refletir sobre esse tema. Boa leitura.

O que é um roteiro de página dividida?

Trata-se de um formato que divide as informações da peça audiovisual em duas colunas. Uma delas reúne o diálogo dos personagens, a narração e o som ambiente, ou seja, o áudio. A outra tem informações sobre as imagens que aparecerão na tela no momento em que aquele áudio ocorre.

Esse modelo de roteiro também é conhecido como “roteiro publicitário”, mas o termo roteiro de página dividida foi cunhado pelo autor Michael Rabiger, no livro Direção de Documentário.

Imagine o seguinte exemplo: você quer um vídeo no qual uma criança abre uma garrafa de refrigerante e toma um gole. Tudo isso em dez segundos. Bem, o som do gás da bebida deve vir quando a criança gira a tampa, certo? Essas duas informações, portanto, aparecerão uma ao lado da outra, cada uma na sua devida coluna do roteiro.

Quais as vantagens do roteiro de página dividida?

original 545b624494215e2bf996851e78dfc5a7 - Roteiro de página dividida: entenda como é esse formato

Esse modelo de roteiro também é conhecido como “roteiro publicitário”

dumela banner post ebook2b - Roteiro de página dividida: entenda como é esse formato

Ele facilita a direção do vídeo, pois o diretor tem uma visão clara do objetivo do roteiro e da forma como o produto deve ficar. As chances de esse profissional criar algo diferente do que foi aprovado diminuem drasticamente.

Os atores, o narrador e a produção também têm o seu trabalho facilitado, já que todos conseguem entender as cenas. Ilustradores são outra categoria que se beneficia do roteiro de página dividida. Não é por acaso que o formato é muito usado em animações.

Como escrever o roteiro de página dividida?

Escrever um roteiro exige conhecimento em edição, montagem e narrativa. Não se trata apenas de descrever uma ideia de filme que está na mente, mas de estruturar essa proposta para que ela consiga ser realizada.

Por isso, é recomendado que a empresa busque um suporte de profissionais com experiência no mercado audiovisual. Assim, o roteiro será feito de forma correta, dando origem a uma peça que atenda às expectativas tanto da marca quanto do seu público-alvo.

A Dumela Filmes atua no mercado audiovisual desde 2012. Criamos vídeos com um padrão elevado, sempre com foco em transformar as informações dos nossos clientes em um material didático e atrativo.

Então, se você precisa de conteúdo em vídeo para a sua estratégia de marketing, mas não tem tempo para estudar livros e entender como fazer um roteiro de página dividida do zero, por exemplo, pode contar com a nossa ajuda.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos transformar a sua ideia em um excelente vídeo!

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP