Skip to main content

Todos os filmes, vídeos e peças publicitárias, por mais complexos que sejam, começaram em um roteiro. Mas essa etapa de produção não se resume a digitar uma ideia em uma folha em branco. Pelo contrário! Há técnicas específicas para uma melhor condução do trabalho. Já ouviu falar, por exemplo, sobre o roteiro de página dividida?

Esse conceito pode trazer uma série de vantagens para toda a equipe envolvida no processo, pela maneira como as ideias ficam estruturadas. Portanto, é importante que a pessoa que se encarrega do roteiro tenha esse conhecimento. De nada adianta ter insights incríveis e não saber tirá-los do campo abstrato e jogá-los no papel, concorda?

Eu decidi publicar este artigo para ajudar você a refletir sobre esse tema. Boa leitura.

O que é um roteiro de página dividida?

Trata-se de um formato que divide as informações da peça audiovisual em duas colunas. Uma delas reúne o diálogo dos personagens, a narração e o som ambiente, ou seja, o áudio. A outra tem informações sobre as imagens que aparecerão na tela no momento em que aquele áudio ocorre.

Esse modelo de roteiro também é conhecido como “roteiro publicitário”, mas o termo roteiro de página dividida foi cunhado pelo autor Michael Rabiger, no livro Direção de Documentário.

Imagine o seguinte exemplo: você quer um vídeo no qual uma criança abre uma garrafa de refrigerante e toma um gole. Tudo isso em dez segundos. Bem, o som do gás da bebida deve vir quando a criança gira a tampa, certo? Essas duas informações, portanto, aparecerão uma ao lado da outra, cada uma na sua devida coluna do roteiro.

Quais as vantagens do roteiro de página dividida?

Roteiro-página-dividida_1

Esse modelo de roteiro também é conhecido como “roteiro publicitário”.

Ele facilita a direção do vídeo, pois o diretor tem uma visão clara do objetivo do roteiro e da forma como o produto deve ficar. As chances de esse profissional criar algo diferente do que foi aprovado diminuem drasticamente.

Os atores, o narrador e a produção também têm o seu trabalho facilitado, já que todos conseguem entender as cenas. Ilustradores são outra categoria que se beneficia do roteiro de página dividida. Não é por acaso que o formato é muito usado em animações.

Como escrever o roteiro de página dividida?

Roteiro-página-dividida_2

Ilustradores são outra categoria que se beneficia do roteiro de página dividida.

Escrever um roteiro exige conhecimento em edição, montagem e narrativa. Não se trata apenas de descrever uma ideia de filme que está na mente, mas de estruturar essa proposta para que ela consiga ser realizada.

Roteiro de página dividida

Exemplo de Roteiro de página dividida

O exemplo acima mostra justamente um trecho de um roteiro que resultou neste vídeo animado a seguir:

Por isso, é recomendado que a empresa busque um suporte de profissionais com experiência no mercado audiovisual. Assim, o roteiro será feito de forma correta, dando origem a uma peça que atenda às expectativas tanto da marca quanto do seu público-alvo.

A Dumela Filmes atua no mercado audiovisual desde 2012. Criamos vídeos com um padrão elevado, sempre com foco em transformar as informações dos nossos clientes em um material didático e atrativo.

Então, se você precisa de conteúdo em vídeo para a sua estratégia de marketing, mas não tem tempo para estudar livros e entender como fazer um roteiro de página dividida do zero, por exemplo, pode contar com a nossa ajuda.

Entre em contato com a nossa equipe para que possamos transformar a sua ideia em um excelente vídeo!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP