4 min. de leitura

Respeitar todas as etapas de um processo é essencial para que ele traga bons resultados. Isso vale para todas as áreas da sua estratégia de marketing e é muito importante, também, quando o assunto é a produção de vídeo.

Trata-se de um meio para engajar o seu público em qualquer etapa da jornada de compra, ajudando sua marca a alcançar objetivos com alta performance.

Se você tomou a decisão certa e optou por implementar a produção de vídeo em sua estratégia, o próximo passo é garantir que esse trabalho seja executado da melhor forma. Afinal, qualquer erro no processo pode prejudicar os seus resultados almejados.

Confira a seguir as principais etapas de um processo de produção de vídeo!

Pré-produção

A etapa de pré-produção é decisiva para a qualidade final do seu vídeo. É nela que várias escolhas estratégicas são feitas a respeito do conteúdo desejado.

O primeiro passo deve ser a definição dos seus objetivos. O que a sua marca pretende alcançar com esse vídeo? Mais visibilidade? Vender determinado produto? Conquistar mais relevância no mercado? Seja o que for, você deve ter métricas associadas a esses objetivos.

É no estágio de pré-produção, também, que é construído o briefing, documento que registra todas as definições sobre o que será o vídeo. Além disso, nesse momento é produzido o roteiro, e devem ser feitos, ainda, os contatos com os profissionais que serão envolvidos no processo, como atores, apresentadores, figurinistas e os equipamentos que serão contratados.

Vamos considerar o exemplo de um vídeo institucional que apresenta o histórico de uma empresa. Na etapa de pré-produção, a equipe encarregada realizará uma pesquisa do conteúdo que será aproveitado no roteiro, além de contatar os entrevistados e o apresentador e realizar a locação dos equipamentos necessários.

Produção

voce sabe como e o processo de producao de video nos te ensinamos 1b dumela filmes - Você sabe como é o processo de produção de vídeo? Nós te ensinamos!

Gravando o seu vídeo

O momento da produção é a execução de tudo o que foi planejado na pré-produção. Em síntese, é quando você grava o seu vídeo.

Para não perder dinheiro nem desperdiçar tempo, é importante seguir à risca o que foi definido no briefing e no roteiro. Afinal, a produção é o momento de transformar em realidade tudo o que foi previsto no papel.

Há flexibilidade para alterações, quando elas são realmente necessárias. Pode ser que, durante a gravação, determinada decisão tomada previamente não seja viável e precise ser ajustada.

Ainda seguindo o exemplo anterior, é nessa etapa em que a gravação do vídeo institucional acontece. O apresentador destaca o que foi designado no roteiro e, também, são captadas todas as imagens de apoio que serão utilizadas no vídeo.

Pós-produção

Após a gravação do seu vídeo, chega o momento de decupar as imagens captadas e editá-las para chegar ao resultado final que foi previsto no briefing e no roteiro. Também é nessa hora que ele deverá se transformar no formato definido.

Assim como na etapa de produção, há flexibilidade para modificações. No entanto, vale reforçar que elas somente devem ser feitas quando forem imprescindíveis.

Além disso, é nessa etapa em que o vídeo concluído é colocado para aprovação junto ao decisor da marca que trata das questões de comunicação.

O vídeo institucional do exemplo citado nas etapas anteriores, enfim, chega à mesa de edição e começa a ser construído. As imagens captadas são usadas para construir uma narrativa coerente com base no briefing e no roteiro.

Agora que você já conhece todas as etapas da produção de vídeo, certamente ficou mais claro o quanto esse meio requer um cuidado detalhado para agregar valor à sua marca. É por isso que você precisa contar com uma produtora conceituada no mercado para garantir o máximo de qualidade ao seu vídeo.

Quer ajuda nisso? Basta entrar em contato conosco pelo site para conhecer tudo o que podemos fazer pela sua empresa.