Skip to main content
7 min. de leitura

Contar com os mecanismos certos para atualizar as referências das suas equipes é fundamental para que elas continuem entregando qualidade em sua empresa. Com ideias e conceitos em constante transformação em diversos mercados, a realização de treinamentos in company é uma ótima forma de atingir esse objetivo.

Os seus concorrentes provavelmente dão a devida atenção a esse aspecto, algo que pode ser determinante para alcançar a liderança no seu segmento de atuação. No entanto, não basta promover qualquer treinamento in company e esperar que gere resultados como num passe de mágica. O planejamento e a execução desse trabalho devem ser altamente estratégicos para se obter o retorno desejado.

Quer saber como isso deve funcionar? Então vem comigo, pois vou apresentar aqui as principais estratégias que você precisa seguir para fazer bons treinamentos in company.

1. Entenda as necessidades do mercado

treinamento in company 3 - Saiba como fazer bons treinamentos in company seguindo estas 7 estratégias

Todas as atividades ofertadas em sua empresa precisam ter objetivos claros.

O que o seu meio de atuação está pedindo que a sua equipe não está conseguindo entregar? Essa pergunta deve ser feita de forma constante para que seja possível estar sempre à frente no mercado.

A realização de treinamentos in company possibilita suprir lacunas de conhecimentos ou habilidades do seu time. Portanto, uma estratégia crucial para que eles sejam bem-sucedidos é entender quais necessidades são essas, os motivos que as tornam importantes e os benefícios que estarão ao seu alcance ao trabalhá-las.

Isso requer um acompanhamento assíduo das tendências e demais movimentações do seu segmento para compreender o que é essencial o quanto antes.

2. Estabeleça objetivos para seu treinamento

treinamento in company 2 - Saiba como fazer bons treinamentos in company seguindo estas 7 estratégias

Para facilitar esse processo, utilize indicadores de performance.

Todas as atividades ofertadas em sua empresa precisam ter objetivos claros para que você consiga mensurar o sucesso delas. O mesmo vale para treinamentos in company, especialmente tendo em vista o quanto eles ajudam a potencializar as suas metas de negócios.

Um ponto fundamental dessa etapa envolve estabelecer objetivos concretos. Não pense em termos genéricos ou subjetivos demais. Para facilitar esse processo, utilize indicadores de performance que ajudem a avaliar a evolução da equipe.

Isso pode ser feito por meio de uma prova, da mensuração das novas capacidades adquiridas após o treinamento in company ou até mesmo realizando entrevistas individuais com o time.

3. Contrate os especialistas certos

treinamento in company 7 - Saiba como fazer bons treinamentos in company seguindo estas 7 estratégias

Além do conhecimento técnico, essa pessoa precisa ter a didática apropriada para ensinar.

Muito da eficácia dos treinamentos in company depende do convidado trazido para conduzi-lo. A experiência dessa pessoa será decisiva para aproveitar os benefícios que esse tipo de atualização pode proporcionar às suas equipes.

Buscar os profissionais com mais relevância para conduzir tais treinamentos é uma questão de entender o que eles podem trazer de valor para a sua equipe. Além do conhecimento técnico, essa pessoa precisa ter a didática apropriada para ensinar.

Para isso, leve em consideração os seus objetivos e as referências de excelência para o seu segmento. Procure por recomendações de outros expoentes da sua área de atuação e baseie-se em avaliações.

4. Equilibre conceitos com prática

A melhor forma de preparar as suas equipes para os novos desafios do seu mercado é buscar um equilíbrio entre conhecimento teórico e prática. Não importa a sua área de atuação: essa harmonia será decisiva para uma formação mais completa em seu time.

Isso porque não existe uma prática realmente eficaz sem embasamento teórico. Além disso, viver apenas de teoria não capacita o seu time para atuar efetivamente nas atividades necessárias.

Essa preocupação deve permear o planejamento do seu treinamento in company. Leve em consideração os objetivos que você estabeleceu para esse esforço e mantenha-se em sintonia com eles.

5. Invista em vídeos

treinamento in company 5 - Saiba como fazer bons treinamentos in company seguindo estas 7 estratégias

Essa padronização também ajuda você a economizar tempo sempre que precisar treinar a sua equipe.

O formato audiovisual é um grande aliado da transmissão de conhecimento, e uma prova disso é o crescimento do mercado de cursos online. Sendo assim, ele pode ajudar muito na realização de bons treinamentos in company, contribuindo para uma melhor absorção das informações e até mais eficiência.

O vídeo possibilita padronizar as informações transmitidas, bastando reproduzir instruções gravadas. Com ou sem o auxílio de um facilitador presente, é possível navegar por diversos temas graças à versatilidade dos vídeos.

Essa padronização também ajuda você a economizar tempo sempre que precisar treinar a sua equipe. Seja daqui a uma semana, seja daqui a um ano, basta resgatar o vídeo para atualizar uma pessoa recém-contratada ou reforçar os aprendizados a quem já atua na sua equipe.

6. Documente o treinamento

treinamento in company 4 - Saiba como fazer bons treinamentos in company seguindo estas 7 estratégias

O vídeo é um formato que pode ser revisitado sempre que necessário.

Para que as suas equipes possam sempre relembrar os conhecimentos transmitidos no treinamento in company, minha dica é que você adote a estratégia de documentar tudo o que foi ensinado.

Isso consiste em registrar de algum modo as informações transmitidas nesse treinamento para que possam ser consultadas depois. Pode ser que um membro da equipe queira tirar uma dúvida que surgiu depois ou até mesmo que um novo integrante do time também necessite passar por esse processo de aprendizagem.

Se você seguir a dica anterior, já tem uma ótima ferramenta para garantir o devido registro do seu treinamento. O vídeo é um formato que pode ser revisitado sempre que necessário.

7. Planeje eventos futuros

treinamento in company 6 - Saiba como fazer bons treinamentos in company seguindo estas 7 estratégias

O vídeo é um formato que pode ser revisitado sempre que necessário.

A ideia é que o contato com novo conhecimento seja algo constante em sua empresa. Mesmo depois de finalizar um treinamento in company, você precisa ter em mente quais os próximos passos a serem seguidos pelas suas equipes. Para começar, pense nas situações em que os conceitos e as práticas adquiridas serão empregadas.

Além disso, crie o hábito de estimular o seu time a frequentar eventos como palestras, simpósios, congressos e outros encontros relevantes para o seu segmento. Eles permitem não só reforçar os novos conhecimentos recebidos, como também detectar novas ideias que complementem esse progresso conquistado.

Como já ficou bem claro, o formato audiovisual é um poderoso aliado dos treinamentos in company. Para aproveitar os benefícios que esse formato de ensino corporativo pode trazer, certifique-se de sempre usar as ferramentas mais apropriadas durante esse processo. Siga as estratégias sugeridas ao longo deste artigo e estabeleça uma regularidade saudável na atualização de conhecimentos dos seus times.

Quer contar com o apoio de uma equipe de especialistas para produzir conteúdo audiovisual de forma mais estratégica? A Dumela está no mercado desde 2012 ajudando empresas em todos os tipos de projetos de vídeo e animação, para diversas mídias e necessidades. Entre em contato para conversarmos sobre essa parceria!

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP