Skip to main content

A cobertura de eventos com vídeos é uma ótima forma de deixar clara toda a grandeza e importância desses momentos. Trabalhar com conteúdo audiovisual sempre faz bem para a presença digital da sua empresa, ainda mais quando se trata de ocasiões especiais.

O vídeo possibilita mostrar os ângulos mais importantes do seu evento, destacando a programação e todo o valor gerado nessa ocasião. E esse conteúdo pode ficar eternizado em seus canais digitais.

Aliás, pensar na organização de um evento também envolve antecipar quais formas de divulgação serão utilizadas para promovê-lo. Escolher o formato de vídeo é um excelente caminho para garantir maior visibilidade à programação e à sua empresa.

Neste artigo, vou explicar os principais benefícios de realizar a cobertura de eventos com vídeos e como fazer isso do jeito certo. Confira!

Principais benefícios de cobrir eventos com vídeos

cobertura-eventos-4

Essa é a chance de trazer o seu público para dentro do seu evento pela força do audiovisual.

O formato de vídeo é altamente versátil: com ele, você consegue produzir praticamente qualquer conteúdo de acordo com as necessidades da sua empresa. Uma dessas várias possibilidades é a cobertura de eventos, algo que se encaixa perfeitamente ao que o audiovisual pode fazer.

Essa é a chance de trazer o seu público para dentro do seu evento pela força do audiovisual. Com um bom roteiro e uma edição caprichada, você pode criar um produto capaz de chamar a atenção, fortalecer o nome da sua marca e, claro, dos seus eventos futuros.

Além das vantagens típicas que esse formato oferece, o vídeo como ferramenta de cobertura de eventos se destaca pelos seguintes pontos:

  • mostra cenas de bastidores do seu evento;
  • deixa o público externo com a sensação de estar no evento, conhecendo suas atividades e atrações;
  • permite trazer entrevistas mais humanizadas com participantes e convidados;
  • pode ser distribuído em seus canais de marketing para fortalecer a imagem da empresa e tornar o evento mais conhecido;
  • apresenta alto potencial de compartilhamento junto ao público que tem curiosidade de frequentar seus eventos.

Dicas para realizar a cobertura de eventos com vídeos

cobertura-eventos-3

Para cobrir um evento corretamente, é essencial usar os equipamentos adequados.

Agora que eu já expliquei o valor de realizar a cobertura de eventos da sua empresa usando vídeos, está na hora de você aprender os passos para garantir um trabalho de primeira. Afinal, não basta ligar a câmera e deixar o seu conteúdo sujeito à sorte. É preciso planejar cada detalhe.

Vai uma mãozinha aí? Eu listei abaixo algumas práticas recomendadas para fazer coberturas incríveis dos eventos da empresa com vídeos. Veja só!

Defina as mídias que serão usadas

cobertura-eventos_2

Existem diversas plataformas capazes de suportar vídeos em alta resolução.

Muito do sucesso do seu vídeo de cobertura de evento depende dos canais digitais em que você for disponibilizar o seu conteúdo. E essa etapa deve ser muito bem definida durante o planejamento.

Existem diversas plataformas capazes de suportar vídeos em alta resolução. Você pode se basear nos lugares onde seu público-alvo já está, sem se limitar apenas ao YouTube. Por que não postar o seu vídeo também no Facebook ou no Instagram, por exemplo?

Planeje a produção de pílulas de conteúdo

cobertura-eventos-1

Experimente oferecer o vídeo do seu evento como isca de conteúdo.

Não é obrigatório que a cobertura em vídeo traga o evento na íntegra, em longa duração. Você pode contar com mais conteúdo para distribuir em seus canais digitais ao produzir pílulas desse material original, que são pequenos cortes com os melhores momentos dele.

Também chamados de highlights, esses conteúdos podem expor momentos chamativos e especiais do seu evento para ampliar o apelo dele em seus canais na internet. As pessoas terão um interesse maior em conferi-lo e sairão com uma impressão muito melhor do seu evento.

Defina os entrevistados

cobertura-eventos_4

É importante prepará-las devidamente antes de começar a gravar.

Nem todo vídeo de evento precisa contar com entrevistados, mas se você pretende incluí-los, é fundamental definir com antecedência quem são eles. Esses depoimentos podem ser decisivos para humanizar o seu conteúdo, além de darem mais credibilidade a ele.

A ideia é que essas pessoas falem sobre a experiência que estão vivendo em seu evento e deixem claro o valor agregado dele. É importante prepará-las devidamente antes de começar a gravar, bem como providenciar o equipamento necessário para as entrevistas.

Prepare a estrutura adequada

Para cobrir um evento corretamente, é essencial usar os equipamentos adequados. Isso vai além de pensar em uma câmera com boa resolução: também envolve som, iluminação e uma série de outros recursos que ajudam a aumentar a qualidade do seu material, de modo que ele não pareça amador.

Como o evento é idealizado pela sua própria empresa, você pode deixar a estrutura dele já preparada para receber a sua cobertura. Por exemplo, é interessante montar um painel de fundo para realizar entrevistas em um ponto bem iluminado e longe de barulho.

Pense no que será seu aftermovie

Você já ouviu falar no conceito de aftermovie? Trata-se de outro nome para se referir a um vídeo pós-evento, aquele que serve como um resumo de tudo o que aconteceu durante a sua programação, para quem quer se atualizar em relação a ela.

Vale a pena usar os recursos de storytelling que você tiver à disposição para construir a narrativa do seu evento na forma de vídeo. Inclua imagens do local e depoimentos de quem esteve por lá para contar com um registro fiel da programação em formato audiovisual.

Use seu vídeo como isca de conteúdo

cobertura-eventos_3

Aproveite todo o valor que esse formato pode trazer para a marca e sua estratégia de comunicação.

Para engajar a sua audiência e mantê-la em contato com a sua empresa, você precisa entregar a ela conteúdo de valor para ganhar atenção em retorno. É ainda mais valioso quando você consegue detectar o interesse dessas pessoas em seus produtos e serviços a partir desse engajamento.

Experimente oferecer o vídeo do seu evento como isca de conteúdo. Peça dados de contato das pessoas como contrapartida para construir uma lista de e-mails que pode ser impactada depois com conteúdo promocional. Assim, você poderá alavancar os seus resultados com a ajuda do seu evento.

A partir das dicas que eu trouxe hoje, você já tem muitas informações de que precisa para realizar a cobertura de eventos com vídeos em sua empresa. Aproveite todo o valor que esse formato pode trazer para a marca e sua estratégia de comunicação.

Quer ajuda para aplicar tudo isso que expliquei? Entre em contato e veja o que a Dumela pode fazer por você!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP