3 min. de leitura

O storytelling é um recurso da comunicação que conta uma história enquanto cria uma conexão emocional com o público. A ferramenta já é bastante utilizada em produções institucionais e apresentações de vendas, contudo, muitas empresas têm dúvidas sobre como produzir esse tipo de vídeo.

Para conseguir conquistar todos os louros que o storytelling pode oferecer, é preciso entender bem as estruturas textuais do modelo em particular e contar com profissionais qualificados na produção do roteiro. Neste artigo, vamos explicar para você o que é o storytelling e como ele pode ser utilizado em vídeos de venda. Está curioso? Então, continue a leitura.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que é o storytelling?

Muitas pessoas acreditam que a técnica consiste apenas em contar histórias, mas não é bem assim. O storytelling é uma metodologia específica que utiliza uma sequência de eventos, baseando-se em algo que poderia ser verdade e despertando, no público, emoções, como a empatia.

Ao longo do dia, histórias são contadas o tempo todo, por isso, a técnica se tornou uma eficaz ferramenta para se conectar com o público e influenciar as pessoas a realizarem uma ação específica.

Por que utilizar essa estratégia?

por que usar storytelling nas apresentacoes de venda da sua empresa 1a dumela - Por que usar storytelling nas apresentações de venda da sua empresa?

Você pode fazer com que sua mensagem seja entendida e lembrada com mais facilidade.

A principal vantagem de apostar no storytelling em vídeos de venda é o poder de pregnância da técnica. Quando dizemos que ela tem a capacidade de impactar o público emocionalmente, isso quer dizer que, utilizando um bom roteiro, você pode fazer com que sua mensagem seja entendida e lembrada com mais facilidade. Isso porque as pessoas sentem-se mais conectadas com a história e com a marca.

cta orcamento1 - Por que usar storytelling nas apresentações de venda da sua empresa?Powered by Rock Convert

Você pode utilizar a estratégia para contar sobre seus problemas, medos e desafios superados, criando um laço de identificação com a audiência. Esse laço tem o poder de transformar seus leads em clientes fiéis e alcançar novos públicos, por meio de compartilhamentos.

Como colocar em prática?

Uma das formas mais conhecidas de utilizar a técnica de storytelling é por meio da “jornada do herói“, mas essa não é a única opção de narrativa que pode ser utilizada para vendas. Você também pode utilizar as histórias de superação, renascimento, comédias e tragédias. Independentemente do estilo, o conflito é um elemento fundamental na narrativa. É ele que fará com que o personagem passe de um ponto para o outro.

É importante que sua história desperte curiosidade na audiência, e também outras emoções, como alegria, tristeza e inspiração. A marca ou o produto não precisam ser os protagonistas da história, podendo atuar apenas como coadjuvantes, como no caso da campanha “Take it” da Adidas.

Utilizar a técnica de storytelling nas apresentações de venda é uma ótima forma de conquistar seu público, gravar a marca no imaginário popular e conseguir mais engajamento. No entanto, você não precisa fazer tudo sozinho. Uma produtora de vídeos pode ser de grande ajuda na construção de um roteiro poderoso e na execução do projeto.

A Dumela Filmes está pronta para atender a todos os tipos de projetos de vídeo. Quer conhecer mais sobre os nossos serviços e como podemos ajudar você nessa missão? Entre em contato conosco.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Falar com um consultor

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP