7 min. de leitura

A busca constante pela melhor ideia de conteúdo para a sua marca é um movimento saudável que pode garantir cada vez mais alcance e relevância a ela. Você já pensou, por exemplo, em produzir uma websérie para a sua empresa?

Esse formato é uma maneira de conquistar a atenção e a preferência do seu público usando um meio que é familiar às pessoas, bem como capaz de fortalecer a imagem da sua marca. Não se trata de uma jogada para promover as suas ofertas e lançamentos, mas sim de aumentar sua relevância e a admiração do seu público.

Com cada vez mais concorrência pela atenção das pessoas no ambiente digital, é fundamental que o seu conteúdo agregue valor à sua audiência. Então, é necessário criar algo que realmente motive essas pessoas a ignorarem outros conteúdos e darem atenção a você. A criação de uma websérie de qualidade pode ter esse efeito.

Sendo assim, continue aqui comigo para aprender mais sobre esse produto audiovisual!

O que é uma websérie e por que vale a pena produzir uma?

Como produzir uma webserie Confira nossas dicas infaliveis 2 - Como produzir uma websérie? Confira nossas dicas infalíveis

A sua produção pode atrair o público certo para as ofertas da sua empresa.

Você provavelmente já tem familiaridade com seriados e até deve assistir a alguns deles. O formato de websérie é bem parecido, só que veiculado pela internet e com um potencial bastante atrativo para empresas criarem conteúdo próprio. O que está esperando para aprimorar esse aspecto da sua estratégia de marketing?

A sua produção pode servir como um instrumento para atrair o público certo para as ofertas da sua empresa. Ao mesmo tempo, é uma ótima forma de desenvolver um conteúdo interessante, que aumentará a relevância e a credibilidade da sua marca em seu segmento e até fora dele.

dumela banner post ebook1a - Como produzir uma websérie? Confira nossas dicas infalíveis

Esse é um formato muito flexível, ou seja, pode se adaptar às suas ideias e necessidades. Não é preciso se ater a uma rigidez como um seriado tradicional da televisão. O que une os dois conceitos é a divisão por episódios, além de uma periodicidade fixa que causa antecipação no público.

Em resumo, ao trabalhar com uma websérie em sua empresa, você precisa saber dos seguintes detalhes:

  • formato flexível, mas preferencialmente contando com dois ou mais episódios;
  • também tem uma regularidade conhecida, como um episódio inédito por semana;
  • traz um maior alcance a um público que poderia não se interessar por mensagens promocionais tradicionais, mas que assistiria a uma websérie;
  • pode se adaptar a qualquer formato que você desejar, desde ficcional até documental;
  • ao manter o seu produto em seus canais de marketing, ele pode continuar conquistando novos públicos até muito depois do lançamento.

Como produzir uma websérie de qualidade?

dumela dumelafilmes image 243 - Como produzir uma websérie? Confira nossas dicas infalíveis

Como qualquer outra peça de marketing, a sua websérie precisa ser capaz de cativar a sua audiência.

Já se convenceu a respeito do valor de ter mais essa opção na sua estratégia de marketing em vídeo? É óbvio que você não quer chegar a um resultado aquém do nível esperado. Felizmente, existem algumas táticas eficazes para garantir que cada etapa da sua produção contribua para a qualidade do seu material.

Quer saber mais? Então, fique de olho nas dicas infalíveis para produzir uma websérie!

Crie uma ideia original

Para que a sua websérie realmente se destaque no ambiente digital e consiga alavancar o alcance da sua marca, é fundamental que ela tenha uma ideia original por trás. Você não precisa revolucionar o meio do audiovisual, mas também é bom evitar copiar o que os outros já fizeram.

Que tipo de produção causaria um impacto significativo no seu público-alvo? Como fazer isso sem se distanciar do posicionamento da sua marca? Você pode buscar inspiração em exemplos de webséries de outras empresas brasileiras e estrangeiras.

Gere identificação no seu público-alvo

Como qualquer outra peça de marketing, a sua websérie precisa ser capaz de cativar a sua audiência. Isso significa contar com elementos que não só chamem a atenção do seu público, como também consigam mantê-lo interessado em todos os episódios.

Trata-se de um trabalho que requer uma análise aprofundada a respeito do que você sabe sobre o perfil da sua audiência. Procure entender as motivações e preferências desse público para, assim, elaborar um conceito para o projeto bombar.

Desenvolva gatilhos que gerem interesse

Como produzir uma webserie Confira nossas dicas infaliveis3 - Como produzir uma websérie? Confira nossas dicas infalíveis

A sua websérie precisa ser capaz de cativar a sua audiência.

É essencial incorporar recursos que garantam que o público volte para conferir os novos episódios da sua série lançada na internet. Até mesmo os seriados tradicionais precisam disso para que suas audiências continuem interessadas ao longo de uma temporada.

Esses gatilhos podem funcionar de diversas maneiras. Dá para você manter um suspense em um conteúdo ficcional ou até documental. Também é possível incluir teasers de episódios futuros no final de cada um deles com o objetivo de aguçar a curiosidade do seu público.

Defina um tempo de duração ideal dos episódios

Um dos benefícios de trabalhar com uma websérie é que você tem bastante liberdade para definir a duração de cada episódio. Não existe um padrão acerca disso, já que eles podem ter desde 5 minutos até uma hora. No entanto, é natural que surja a dúvida sobre qual a melhor opção para o seu caso.

Mais uma vez, a resposta está no perfil do seu público. Quanto tempo essas pessoas estariam dispostas a dedicar ao seu conteúdo? Por mais interessante que ele seja, a duração precisa respeitar a paciência e o tempo da sua audiência. Também é importante que o seu roteiro vá direto ao ponto, sem enrolações.

Procure especialistas para ajudarem no projeto

Nem todo mundo tem facilidade para planejar e executar uma websérie com um alto nível. E não há problema algum em pedir ajuda para garantir o nível de qualidade do qual a sua empresa precisa para alcançar resultados expressivos.

É por isso que vale a pena buscar o suporte de especialistas no assunto, como é o caso de uma produtora de audiovisual que conheça o formato em questão e possa produzir o melhor resultado para você.

Agora que você já sabe como criar uma websérie para a sua marca, é hora de começar a elaborar o seu planejamento. Leve em consideração a identidade da sua empresa, o público que ela quer atingir e as técnicas de storytelling que você deseja empregar em sua criação. Assim, será possível desenvolver algo realmente valioso para o seu público.

O que acha de contar com o auxílio de um time de especialistas na produção da sua websérie? Entre em contato com a Dumela Filmes e conheça as possibilidades!

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP