4 min. de leitura

As compras realizadas em comércios eletrônicos no Brasil tiveram um aumento de 47% no primeiro semestre de 2020, o que comprova as mudanças no comportamento de consumo por influência da tecnologia. Sendo assim, é muito importante investir em estratégias para otimizar a presença digital da marca, como a produção de vídeos para e-commerce.

A questão é que conteúdos em formato audiovisual têm uma tendência maior a despertarem o interesse do público, seja pelo fato de a comunicação ser mais lúdica e personalizada, seja pela facilidade em consumi-los a qualquer hora e em qualquer lugar.

Por isso, preparei este artigo com cinco ótimas estratégias de vídeos para e-commerce. Continue a leitura para entender melhor como cada uma delas funciona!

1. Vídeos de produtos

dumela video e commerce 4 - 5 estratégias de vídeos para e-commerce que você precisa conhecer

É muito importante investir em estratégias para otimizar a presença digital da marca.

É muito comum nos depararmos com fotos e artes gráficas de lançamentos de produtos nas redes sociais ou em blogs e sites. Contudo, outra forma eficiente de comunicar ao público que a sua marca tem novidades é por meio da produção de vídeos promocionais.

Além disso, os vídeos são ótimos para divulgar campanhas e novas coleções, principalmente se a loja virtual atua com produtos sazonais, visto que o impacto do formato nos clientes é muito mais positivo.

2. FAQ

dumela video e commerce 3 - 5 estratégias de vídeos para e-commerce que você precisa conhecer

Integrar o FAQ à sua estratégia de produção de conteúdos audiovisuais.

dumela banner post ebook1a - 5 estratégias de vídeos para e-commerce que você precisa conhecer

 

Você sabia que os vídeos para e-commerce também podem ser destinados a sanar dúvidas do consumidor? Estou me referindo à possibilidade de integrar o FAQ à sua estratégia de produção de conteúdos audiovisuais.

A partir desse tipo de ação, o público aprende mais sobre o seu produto sem sequer precisar entrar em contato, o que gera muito mais agilidade, confiabilidade e segurança ao cliente, além de agregar valor à marca em uma única estratégia.

3. Vídeos de pós-venda

dumela video e commerce 2 - 5 estratégias de vídeos para e-commerce que você precisa conhecer

Use o vídeo para ensinar o cliente a usar o produto corretamente por meio de dicas sobre armazenagem, higienização e descarte.

Muitas empresas têm dificuldades para se comunicarem adequadamente com os consumidores após o fechamento das vendas e para manterem uma relação comercial duradoura. Dito isso, uma aplicação muito promissora dos vídeos para e-commerce é no pós-venda.

A comunicação simples e didática de um vídeo pode ajudar a reduzir o número de devoluções, pois dá para ensinar o cliente a usar o produto corretamente por meio de dicas sobre armazenagem, higienização, descarte, entre outras informações cruciais para garantir uma boa experiência que podem, inclusive, aumentar a taxa de fidelização.

4. Vídeos nas redes sociais

Não é preciso ser especialista em marketing digital para saber que as redes sociais conquistaram um espaço ímpar nos últimos anos. Elas criaram a própria linguagem e se transformaram em um ambiente de troca de conhecimento, entretenimento e, é claro, comercialização.

Sendo assim, criar vídeos para e-commerce pensando nas características das mídias sociais é uma estratégia cada vez mais comum. Empresas dos mais diversos portes e segmentos do mercado já integraram esse tipo de produção às suas rotinas devido ao alto índice de retorno e às vantagens inestimáveis.

5. Depoimentos de clientes

dumela video e commerce 1 - 5 estratégias de vídeos para e-commerce que você precisa conhecer

Gravar vídeos de depoimentos de clientes é uma ótima maneira de atrair a atenção de consumidores potenciais.

Por fim, eu não poderia deixar de citar o tradicional marketing “boca a boca”. Ou seja, quando alguém que comprou o produto de determinada empresa conta a sua experiência pessoal positiva acerca da marca.

Gravar vídeos de depoimentos de clientes é uma ótima maneira de atrair a atenção de consumidores potenciais, visto que opiniões reais podem exercer mais influência sobre as decisões do que anúncios publicitários institucionais.

Como você observou neste artigo, existem diferentes formatos de vídeos para e-commerce que a sua empresa pode utilizar para se comunicar com o público de forma mais direta, transparente e didática. Não há razão para ficar de fora de uma das tendências mais promissoras da atualidade, concorda?

Quer acompanhar todas as nossas postagens com dicas, novidades e conteúdos informativos? Então siga as redes sociais da Dumela: Facebook, Vimeo, Pinterest, LinkedIn, YouTube e Instagram!

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP