Skip to main content

Uma das tendências de marketing digital que mais têm ganhado espaço nos últimos anos é o vídeo animado. Seu alto potencial de contar histórias de empresas, serviços ou produtos, em questão de segundos, é um dos principais fatores que torna esse formato de conteúdo tão divertido e envolvente.

Neste material, você entenderá o que é vídeo animado, por que ele é uma ferramenta importante e algumas boas práticas para criar os seus próprios materiais promocionais. Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é vídeo animado?

Vídeo animado vendas

O desenvolvimento de um vídeo animado deve ter como parâmetro o perfil e as necessidades de seu público-alvo.

Também conhecido como vídeo motion, o vídeo animado é uma técnica audiovisual que tem sido fortemente explorada no marketing digital devido ao fato de ser relativamente simples (se comparada às décadas anteriores), acessível e altamente eficiente no que diz respeito a transmitir uma mensagem.

De forma simplificada, ele consiste em dar movimento a um elemento gráfico na tela, o que permite que conceitos complexos sejam expressados de forma dinâmica e interessante, sem exigir um orçamento alto.

O fato de o vídeo animado se tratar de dar vida a elementos visuais abstratos permite que os desenvolvedores tenham liberdade criativa para tornar o material atrativo e compartilhável, o que é ideal para aumentar o engajamento com o público e captar leads nas campanhas promocionais das marcas.

Por que o vídeo animado tem sido explorado no marketing digital?

Por ter a capacidade de integrar recursos visuais e informações valiosas em um único conteúdo, o vídeo animado é muito eficiente quando o assunto é atrair novos leads. Não é por coincidência que empresas que não têm um produto com caráter visual muito atrativo — como um aplicativo ou software — utilizam essa estratégia para impulsionar as suas campanhas.

Não há dúvidas de que uma animação em vídeo é uma ótima saída para que as marcas se comuniquem com o seu público de forma lúdica, divertida, rápida e simples, sem exigir um alto custo de investimento.

Como usar o vídeo animado de forma estratégica?

Vídeo animado vendas

Toda ação de marketing é segmentada a uma etapa do funil de venda.

Agora que já mostramos o que é vídeo animado e qual a sua relevância, aproveite para conferir também algumas boas práticas sobre como usá-lo estrategicamente nas campanhas de marketing digital de sua marca.

Utilize os canais de comunicação adequados

Nas últimas décadas, as plataformas digitais se popularizaram significativamente, conquistando o seu espaço em meio às mídias de comunicação. Elas têm a própria linguagem e oferecem uma vasta gama de possibilidades para a conversão de leads.

Quanto mais visibilidade o vídeo animado tiver, maiores as chances de que ele alcance o público ao qual foi destinado. Sendo assim, algumas plataformas interessantes para se publicar conteúdos de motion design são:

  • e-mail marketing;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Facebook;
  • landing pages;
  • sites;
  • blogs.

Ou seja, são diversos canais de contato para divulgar e reproduzir as suas campanhas de marketing digital e mostrar à persona que a sua marca é atual e inovadora.

Otimize para os mecanismos de busca

No contexto do marketing da era em que vivemos, note que a palavra-chave é “digital”, o que significa que as ações voltadas para o ambiente virtual devem atender às “regras” dos principais mecanismos de busca da atualidade. Estamos falando sobre SEO.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o SEO não é voltado somente para os conteúdos escritos, como blogposts ou e-books. O vídeo animado também deve ser otimizado para que tenha posicionamento orgânico positivo, isto é, a sua posição no ranking de pesquisas dos usuários.

Coloque CTAs nos vídeos

Vídeo animado vendas

Recomende outros conteúdos ou materiais relacionados ao tema do vídeo.

Toda ação de marketing é segmentada a uma etapa do funil de venda. Portanto, não adianta pensar somente na produção do conteúdo e em sua divulgação. É imprescindível que o expectador seja conduzido a uma ação.

Dado o contexto, os Call To Actions (CTAs) nos vídeos animados são altamente eficientes para que a estratégia de marketing digital cause o efeito positivo esperado. Incluir uma “chamada para ação” no final de cada conteúdo ajudará o lead a tomar uma decisão, assim que terminar de assistir ao material.

Os CTAs mais utilizados são:

  • solicitar o e-mail de contato do usuário;
  • sugerir a visita ao site;
  • recomendar outros conteúdos ou materiais relacionados ao tema do vídeo; entre tantas outras ações importantes para que o cliente potencial seja conduzido pelas etapas do funil de vendas.

Para concluirmos, vale destacar que o desenvolvimento de um vídeo animado deve ter como parâmetro o perfil e as necessidades de seu público-alvo. Além disso, é muito importante que o conteúdo atenda às boas práticas de motion design. Para isso, é fundamental contar com uma produtora audiovisual especializada.

Quer saber como a Dumela Filmes pode ajudar a alavancar as ações de marketing digital de sua empresa com vídeos animados e as melhores estratégias da atualidade? Então, entre em contato com a gente para conhecer as nossas soluções!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP