Skip to main content

Um bom roteiro para entrevista pode impactar diretamente os resultados do seu vídeo, pois evita erros e ajuda a fugir de imprevistos, além de garantir a objetividade do material e facilitar a produção de um conteúdo atrativo e efetivo.

Por isso, preparamos este post para que você conheça as melhores dicas sobre como elaborar um roteiro para entrevista de vídeo de qualidade. Continue a leitura para saber mais!

1. Defina o tipo de roteiro para entrevista

roteiro-para-entrevista-1

Um roteiro para entrevista em vídeo exige um modelo mais complexo.

Existem diferentes tipos de roteiro para entrevista, porém, quando o assunto é marketing em vídeo, é preciso especificar, já que se você pesquisar por referências para produzir um bom material, verá que é possível encontrar desde conteúdos simples e de baixo orçamento até produções cinematográficas.

O fato é que um roteiro para entrevista exige um modelo mais complexo, extenso e repleto de termos técnicos avançados. Contudo, o formato ideal depende do objetivo e das características de cada vídeo. Entre os tipos de roteiro, podemos citar:

  • roteiro de texto direto — um modelo no qual tudo que será apresentado no vídeo deve ser apresentado em uma redação simples;
  • roteiro técnico ou duas colunas — embora também seja simples, permite uma visualização melhor do produto final, pois cada coluna especifica questões relacionadas ao áudio e ao vídeo;
  • roteiro de cinco colunas — nesse formato mais complexo, são especificados aspetos, como o texto falado, número da cena, indicação da fonte da fala, descrição da cena, letterings e outras questões.

2. Encontre o tempo de duração ideal

roteiro-para-entrevista-3

É fundamental verificar se as falas estão coerentes e bem pontuadas.

O tempo de duração do roteiro para entrevista é outro ponto que também deve ser avaliado. Essa é uma questão que varia de acordo com a mídia na qual o conteúdo será veiculado.

Vídeos com imagens e letterings para TVs corporativas e internet, por exemplo, costumam ser menores, tendo no máximo 30 segundos. Agora se o material for um case ou vídeo institucional que apresente um projeto ou resultado de uma ação, é comum que tenha até quatro minutos de duração.

Dica extra: na hora de escrever depoimentos ou falas, cada 100 palavras correspondem em média a um minuto de vídeo.

3. Revise o texto

roteiro-para-entrevista-4

O formato ideal depende do objetivo e das características de cada vídeo.

Por fim, mas não menos importante, faça a revisão de todo o texto. É fundamental verificar se as falas estão coerentes e bem pontuadas e se linguagem é adequada ao público-alvo. O ideal é fazer com que o roteiro seja revisado por mais de um membro da equipe de produção, para que o texto seja validado, assim como a viabilidade do projeto.

Como você pôde contemplar neste post sobre as melhores dicas para criação de roteiro para entrevista, esse tipo de material exige planejamento e conhecimento técnico. Além disso, é muito importante considerar o perfil das pessoas que consumirão o conteúdo para que a linguagem seja adequada, entre outros aspectos que influenciam toda a produção, como tempo de duração e formato.

É muito importante considerar o perfil das pessoas que consumirão o conteúdo.

Gostou do nosso artigo sobre como elaborar um roteiro para entrevista? Então, talvez você também se interesse pelo conteúdo sobre as 5 melhores técnicas de vídeo para encantar o cliente!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP