Um bom roteiro para entrevista pode impactar diretamente os resultados do seu vídeo, pois evita erros e ajuda a fugir de imprevistos, além de garantir a objetividade do material e facilitar a produção de um conteúdo atrativo e efetivo.
Por isso, preparamos este post para que você conheça as melhores dicas sobre como elaborar um roteiro para entrevista de vídeo de qualidade. Continue a leitura para saber mais!
1. Defina o tipo de roteiro para entrevista
Existem diferentes tipos de roteiro para entrevista, porém, quando o assunto é marketing em vídeo, é preciso especificar, já que se você pesquisar por referências para produzir um bom material, verá que é possível encontrar desde conteúdos simples e de baixo orçamento até produções cinematográficas.
O fato é que um roteiro para entrevista exige um modelo mais complexo, extenso e repleto de termos técnicos avançados. Contudo, o formato ideal depende do objetivo e das características de cada vídeo. Entre os tipos de roteiro, podemos citar:
- roteiro de texto direto — um modelo no qual tudo que será apresentado no vídeo deve ser apresentado em uma redação simples;
- roteiro técnico ou duas colunas — embora também seja simples, permite uma visualização melhor do produto final, pois cada coluna especifica questões relacionadas ao áudio e ao vídeo;
- roteiro de cinco colunas — nesse formato mais complexo, são especificados aspetos, como o texto falado, número da cena, indicação da fonte da fala, descrição da cena, letterings e outras questões.
2. Encontre o tempo de duração ideal
O tempo de duração do roteiro para entrevista é outro ponto que também deve ser avaliado. Essa é uma questão que varia de acordo com a mídia na qual o conteúdo será veiculado.
Vídeos com imagens e letterings para TVs corporativas e internet, por exemplo, costumam ser menores, tendo no máximo 30 segundos. Agora se o material for um case ou vídeo institucional que apresente um projeto ou resultado de uma ação, é comum que tenha até quatro minutos de duração.
Dica extra: na hora de escrever depoimentos ou falas, cada 100 palavras correspondem em média a um minuto de vídeo.
3. Revise o texto
Por fim, mas não menos importante, faça a revisão de todo o texto. É fundamental verificar se as falas estão coerentes e bem pontuadas e se linguagem é adequada ao público-alvo. O ideal é fazer com que o roteiro seja revisado por mais de um membro da equipe de produção, para que o texto seja validado, assim como a viabilidade do projeto.
Como você pôde contemplar neste post sobre as melhores dicas para criação de roteiro para entrevista, esse tipo de material exige planejamento e conhecimento técnico. Além disso, é muito importante considerar o perfil das pessoas que consumirão o conteúdo para que a linguagem seja adequada, entre outros aspectos que influenciam toda a produção, como tempo de duração e formato.
Gostou do nosso artigo sobre como elaborar um roteiro para entrevista? Então, talvez você também se interesse pelo conteúdo sobre as 5 melhores técnicas de vídeo para encantar o cliente!