4 min. de leitura

O lançamento de produto é sempre um momento crucial para a sua estratégia. Trata-se de entrar (ou não) com o pé direito no mercado.

Para que esse momento seja, de fato, um sucesso, muitos fatores estão envolvidos — alguns deles, inclusive, desde o início do projeto, como o conhecimento aprofundado do seu público-alvo.

A partir desse conhecimento, também será possível escolher os melhores canais de comunicação para o lançamento, bem como os meios mais adequados. Entre eles, um que merece bastante destaque é o vídeo.

Isso porque é uma ferramenta que, além de ter grande aceitação por diferentes públicos, permite diversas possibilidades, desde uma apresentação mais especializada, para que as pessoas se interessem pela compra até um passo a passo explicativo, a depender do seu produto.

Quer saber como apostar nessa estratégia e garantir o sucesso do seu lançamento de produto? Confira agora mesmo nossas dicas!

1. Fazer pesquisas de mercado

lancamento - Lançamento de produto: 4 passos essenciais para obter sucesso com a estratégia

É possível, por exemplo, combinar a divulgação com o influenciador em seus canais.

Você só vai conseguir mostrar o seu produto para os compradores certos se souber o que eles querem e onde estão, não é mesmo?

dumela banner post ebook2b - Lançamento de produto: 4 passos essenciais para obter sucesso com a estratégia

Certamente, a sua equipe já fez inúmeras pesquisas de mercado até o grande dia do lançamento. Agora, aposte em mais pesquisas! Boas perguntas a serem respondidas são:

  • que tipos de mídias são mais consumidas pelo público?
  • de acordo com o perfil dos consumidores, o lançamento deve ser grandioso, tecnológico etc.?
  • é necessária a experimentação?
  • é preciso apresentar um passo a passo?

2. Convidar influenciadores para a divulgação

Não há como negar a importância das redes sociais, hoje em dia, para as ações de uma empresa. Afinal, pessoas de todas as idades, classes sociais e gêneros estão diariamente em, pelo menos, uma dessas mídias. Consequentemente, elas conhecem e se identificam com alguns dos chamados influenciadores.

Veja, mais uma vez, a importância de conhecer o seu público! Dessa vez, é preciso saber quais são os influencers ideais para o seu lançamento e criar as melhores estratégias — não só para apresentar o produto em si, mas incentivar a compra.

É possível, por exemplo, combinar a divulgação com o influenciador em seus canais ou, até mesmo, convidá-lo para um lançamento presencial com distribuição de amostras. Se você escolher a pessoa certa, é bem provável que se crie uma longa fila de futuros compradores na porta!

3. Monitorar a mídia gerada

post thumbnail ad594f5c2507d383dfb2dc652e266420 - Lançamento de produto: 4 passos essenciais para obter sucesso com a estratégia

Observe o público e abra a sua mente para as possibilidades!

Tão importante quanto selecionar as mídias é acompanhar os seus resultados. Felizmente, existem, hoje, muitas métricas para acompanhar os resultados das suas ações.

Se o seu vídeo não está gerando os impactos e retornos esperados no Facebook, por exemplo, os custos não serão altos para migrá-lo para o Instagram ou outra plataforma.

Lembre-se também de sempre buscar (e considerar) o feedback dos consumidores, a fim de perceber o que pode ser melhorado no seu produto.

4. Elaborar vídeos para a campanha

lancamento2 - Lançamento de produto: 4 passos essenciais para obter sucesso com a estratégia

Versatilidade para produzir e para atrair o público.

Os vídeos são realmente grandes aliados no lançamento de um produto — antes, durante e depois do grande dia.

Isso mesmo! Antes do lançamento, podem ser criados materiais com a apresentação do produto, depoimentos, instruções de uso e muito mais.

No momento da apresentação, esse vídeo pode dar suporte à apresentação, em si, e, até mesmo, ajudar na divulgação de forma interativa. Durante o lançamento, vídeos ao vivo podem ser transmitidos vias redes sociais, levando o evento para quem não pôde comparecer pessoalmente.

Após o fim do lançamento, esses vídeos feitos no dia do evento podem continuar circulando, o que vai fortalecer a sua marca, aumentar o engajamento e conquistar novos clientes — bem como os vídeos feitos para as campanhas publicitárias.

Entre as principais vantagens dos vídeos, podemos destacar:

  • versatilidade para produzir e para atrair o público;
  • fácil assimilação por diferentes pessoas;
  • divulgação barata nas redes sociais;
  • possibilidade de divulgação externa e interna;
  • suporte para várias outras estratégias.

Como você viu, um lançamento de produto envolve diversos fatores, mas com as estratégias e as ferramentas certas, o seu trabalho vai ser um sucesso! Observe o público e abra a sua mente para as possibilidades!

E você, já fez um grande lançamento? Quais estratégias usou? Divida a sua experiência com a gente nos comentários!

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP