Skip to main content

Houve um tempo em que fazer uma transmissão ao vivo era uma possibilidade apenas das emissoras de TV. Agora, com um smartphone, qualquer pessoa pode fazer uma live streaming, certo?

Bem, mais ou menos. As lives cotidianas — aquelas em que nossos amigos compartilham detalhes de suas vidas — não são o mesmo tipo de live que uma empresa deve fazer para divulgar um produto ou conversar com seu público-alvo.

Ainda que hoje seja mais fácil fazer uma live streaming, quando levamos essa ferramenta para o meio corporativo é preciso tomar alguns cuidados em relação à sua qualidade técnica.

Veja abaixo os principais passos para fazer uma transmissão de sucesso!

Qual é o objetivo da live streaming?

Live-Streaming-na-atualidade4

Uma transmissão ao vivo deve ter um objetivo bem claro.

Uma transmissão ao vivo deve ter um objetivo bem claro. Assim, fica mais fácil definir o roteiro a ser seguido, planejar a divulgação do projeto, montar o cenário etc.

Apesar de ser uma possibilidade de desenvolver uma conversa mais informal com o público, a live streaming não pode ser algo amador ou criado ao acaso. Caso isso aconteça, você pode prejudicar a imagem da sua marca.

É necessário ter equipamentos profissionais?

Live-Streaming-na-atualidade2

Existem muitas vantagens em fazer uma live.

Uma live streaming com baixa qualidade de áudio e vídeo não consegue prender a atenção das pessoas e pode passar uma imagem negativa da empresa. Sendo assim, o ideal é usar equipamentos profissionais.

É verdade que o celular pode ser utilizado para captar som e imagem, mas esse dispositivo tem suas limitações técnicas. Logo, quem não conta com os equipamentos adequados corre os risco de enfrentar problemas durante a transmissão.

É preciso criar roteiro e cenário?

Live-Streaming-na-atualidade1

A live streaming pede uma organização de narrativa.

Ainda que você goste de uma comunicação mais informal, ou que não se sinta à vontade lendo um roteiro, a live streaming pede uma organização de narrativa. Isso permite que a pessoa que está falando consiga encadear bem suas ideias, facilitando o entendimento de quem assiste.

Sendo assim, você deve listar com antecedência os tópicos que pretende tratar — pode ser uma “colinha” em uma ficha ou agenda — para não se perder durante a transmissão.

O cenário também é parte da mensagem. As cores, a iluminação, os itens que estão dispostos no local, tudo isso contribui para que o público entenda a mensagem da live — e o mesmo vale para o figurino que você usará.

Como a divulgação deve ser feita?

Live-Streaming-na-atualidade3

É preciso que esse projeto seja preparado estrategicamente e com cuidado.

O foco da divulgação de uma live streaming deve ser o público-alvo da empresa ou do influenciador. Afinal, se o seu objetivo é fidelizar e/ou conquistar clientes, de nada adianta direcionar seus esforços a pessoas que não se interessam pelo seu negócio, não é mesmo?

Por isso, criar campanhas em ferramentas digitais, direcionadas a uma fatia de público pré-selecionada, é fundamental.

Existem muitas vantagens em fazer uma live — divulgar e fortalecer a sua marca é apenas uma delas. Para que tudo saia como planejado e alcance os objetivos propostos, no entanto, é preciso que esse projeto seja preparado estrategicamente e com cuidado.

Uma forma de conseguir uma live streaming bem-feita, como aquelas dos grandes youtubers e empresas, é contar com a ajuda de uma empresa especializada em conteúdos audiovisuais.

A Dumela Filmes atua no mercado audiovisual desde 2012 e já criou projetos de sucesso para empresas de diversos segmentos. Se você quer ter uma presença on-line eficiente, entre em contato conosco e entenda como podemos ajudá-lo!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP