O conteúdo em vídeo é capaz de prender a atenção de diferentes públicos, independentemente do dispositivo utilizado ou da empresa que o promove. Assim, trata-se de uma forma eficiente de alcançar a sua audiência com um material relevante e memorável.
Uma das maiores vantagens de trabalhar com vídeos é a versatilidade. Isso porque um único conteúdo pode se transformar em diversos materiais distintos. Dessa maneira, surgem vários caminhos para dialogar com audiências e propostas de comunicação variadas.
Ainda assim, diante de tantas possibilidades, pode ser um pouco intimidador definir os melhores rumos para a estratégia de vídeo da sua empresa. Por esse motivo, vale a pena buscar inspiração nos principais formatos que podem ser explorados.
A seguir, confira 5 ideias de conteúdo em vídeo para inspirar o marketing da sua empresa.
1. Tutorial

O conteúdo em vídeo é capaz de prender a atenção de diversos públicos.
Atualmente, as pessoas estão sempre em busca de aprender algo novo na internet, em diferentes áreas. Como esse formato facilita a transmissão de conhecimento e mostra, na prática, como fazer determinadas tarefas, o tutorial se torna uma excelente opção para experimentar.
Além disso, você pode utilizar diversos recursos para ajudar o público a compreender melhor um tema. Por exemplo, animações, blocos de texto e um apresentador para conduzir o assunto são apenas algumas das alternativas disponíveis.
2. Entrevista

Dê a palavra a alguém que tenha relevância para o seu público-alvo.
Um formato capaz de agregar bastante valor à sua marca é a entrevista. Ao fazer isso, você oferece espaço para alguém relevante ao seu público e, consequentemente, fortalece a imagem da empresa como autoridade no segmento.
Além do mais, existe o potencial de ampliar a visibilidade nas buscas. Assim, quem procurar por entrevistas com a personalidade escolhida poderá chegar ao seu canal e, posteriormente, iniciar um contato com a sua empresa.
3. Vlog

A figura do apresentador também deve ser muito bem planejada.
Colocar um apresentador para falar sobre um tema, vivenciar uma experiência ou visitar um local é a proposta básica de um vlog. Com isso, torna-se possível transmitir autenticidade e humanizar a mensagem da sua marca.
No entanto, lembre-se de considerar o perfil do seu público e o que realmente despertaria seu interesse. Da mesma forma, a escolha do apresentador deve ser bem planejada, já que a comunicação precisa parecer natural e não excessivamente ensaiada.
4. Animação

Com uma animação, você pode explicar as funcionalidades do seu produto.
Criar animações para encantar o público não é exclusividade dos grandes estúdios. Hoje, marcas de diferentes portes podem se beneficiar desse formato, uma vez que ele se adapta facilmente a diversas propostas.
Por meio de uma animação, você pode explicar funcionalidades, cativar a audiência com storytelling e simplificar conceitos complexos. Além disso, esse estilo costuma se destacar em meio a outros formatos.
5. Q&A

O Q&A pode abordar tanto os seus produtos e serviços quanto outros temas.
O conteúdo em vídeo no formato Q&A, ou perguntas e respostas, ajuda o público a se sentir ouvido. Em outras palavras, ele consiste em responder às dúvidas enviadas pela audiência, que geralmente refletem questionamentos comuns.
Da mesma forma, o Q&A pode abordar produtos, serviços ou outros temas relevantes, desde que estejam alinhados à sua estratégia e posicionamento. Como resultado, esse formato tende a incentivar o engajamento, já que as pessoas se sentem mais motivadas a participar enviando perguntas.
Portanto, a partir dessas ideias de formatos, você já tem uma base sólida para elaborar a sua própria estratégia de conteúdo em vídeo. Para isso, considere seus objetivos, o posicionamento da marca e o perfil da audiência, criando um material capaz de gerar impacto positivo.
Quer saber mais sobre o poder da animação na sua produção de conteúdo em vídeo? Então, veja aqui no blog por que incluir vídeos animados na sua estratégia de marketing.







