Skip to main content

Entender bem os hábitos de consumo de cada geração é fundamental para traçar estratégias e produzir conteúdos que sejam atrativos. De acordo com o ambiente em que cresceram, as pessoas reagem a determinados estímulos de formas diferentes.

Nós preparamos este artigo para te ajudar a compreender melhor as principais características e diferenças dessas duas gerações. Então, continue a leitura e saiba como direcionar as suas ações de mídia para o público que você deseja e obter os melhores resultados!

O que são as diferentes gerações

Hábitos-consumo_2

O vídeo é uma das formas de comunicação mais poderosas que existem.

Dividir as gerações utilizando apenas o tempo como critério não se mostrou eficiente, porque pessoas que nasciam com vários anos de diferença, poderiam ter seus comportamentos influenciados por eventos históricos diversos.

Existem alguns acontecimentos históricos que, pela sua magnitude, duração ou efeitos, alteram definitivamente a forma como vivemos e nos relacionamos. Para compreenderem esse fenômeno e estudá-lo, os pesquisadores da sociologia contemporânea atribuíram nomes para as gerações. Vejamos quem são e quais as características dos indivíduos pertencentes a essas duas.

Geração Y

A geração Y é composta pelas pessoas nascidas no início da década de 80 até o final do século 20, ou seja, de 1980 até 1999, mais ou menos. O que marcou o período histórico que mais influenciou a vida delas foram os avanços tecnológicos, que proporcionaram grande prosperidade e possibilidades de comunicação únicas, com o surgimento e a disseminação dos meios digitais.

Essas pessoas tiveram contato, ainda na adolescência, com a internet e puderam usufruir de toda a conveniência e das oportunidades que ela criou. Mas elas não nasceram com acesso a isso e têm a consciência de como o mundo era antes de a revolução tecnológica alterá-lo definitivamente.

Geração Z

A geração Z, por sua vez, é composta pelas pessoas nascidas a partir do final do século 20 até a primeira década do século 21. Quando nasceram, a internet e as mídias digitais já eram uma realidade, e elas não foram confrontadas por essa transformação e nem tiveram que se adaptar.

Ao contrário da geração Y, elas não puderam desfrutar, ao menos na maior parte de suas vidas, dos benefícios dos avanços na área da tecnologia sem ter que lidar com o desemprego e a ampla concorrência que ele acabou gerando.

O conteúdo em vídeo

O vídeo é uma das formas de comunicação mais poderosas que existem. Ele é capaz de atingir todas as pessoas, independentemente da geração a que pertencem. É uma forma de arte que consegue exprimir um grande volume de informações em pouco tempo, mantendo o espectador atento e fixando a mensagem por um longo tempo.

Mas, apesar de todos esses diferenciais, ele também tem suas limitações. Ou melhor, a forma como ele é concebido, produzido e compartilhado pode fazer com que ele seja mais bem aceito. Entenda como os hábitos de consumo específicos de cada geração aumenta as chances de aproveitar todo o potencial que os vídeos dispõem.

A forma como cada geração interage

Hábitos-consumo_0

Nas redes sociais, os membros dessas duas gerações têm comportamentos bastante distintos.

A influência da revolução digital na vida dos membros de cada uma dessas duas gerações é parecida em vários aspectos, mas distinta em muitos outros. Embora todos vivam constantemente interagindo com os ambientes e as ferramentas digitais, cada uma delas tem percepções e formas próprias de se relacionar com eles.

Os hábitos de consumo variam bastante, por exemplo. Os membros da geração Y tendem a ser mais desconfiados em relação às interações comerciais no ambiente da internet. Já aqueles pertencentes à geração seguinte, a Z, já tendem a ver esse tipo de negócio com mais naturalidade.

Redes sociais

Hábitos-consumo_1

Os mais velhos tendem a utilizar as redes sociais com finalidade afetiva e de socialização.

Nas redes sociais, os membros dessas duas gerações têm comportamentos bastante distintos. Enquanto os mais velhos tendem a utilizar as redes sociais com algum tipo de finalidade de socialização e até mesmo afetiva, os mais jovens veem esse ambiente de uma forma muito mais prática e têm o costume de utilizá-la como uma plataforma de negócios, de trabalho e de aquisição de informação útil.

Outra diferença marcante é o tipo de rede social que é utilizado por cada um dos grupos de pessoas. As mais jovens são ansiosas por novidades e consomem rapidamente os aplicativos mais recentes, como o Tik Tok. Já as pessoas mais velhas tendem a se manter nas redes em que tiveram seus primeiros contatos, como o Facebook.

Sites e conteúdos especializados

Na utilização de sites e na busca de conteúdos especializados, os mais velhos tendem a ser mais criteriosos e desconfiados, enquanto os mais jovens são mais impulsivos. As pessoas que tiveram parte da sua vida acadêmica sem a utilização de meios digitais ainda têm algumas desconfianças sobre as informações disponibilizadas em plataformas digitais.

Os membros da geração Z, também chamados de millenials, tendem a consumir mais e com menor critério os conteúdos digitais.

As relações entre as gerações

Hábitos-consumo_3

Produza conteúdos em vídeo que mudarão a forma como o seu negócio é percebido.

Os membros da geração Y são, em sua média, mais velhos e estão em uma fase de vida mais avançada, o que significa maior estabilidade financeira e, consequentemente, capacidade de investimento. Por isso, eles são um público muito interessante.

Eles têm afinidade com o ambiente digital e dinheiro suficiente para realizarem mais operações. Por sua experiência, eles agem como um filtro para os conteúdos e acabam influenciando diretamente o que é valorizado pela geração seguinte.

Por outro lado, os mais jovens têm maior capacidade de adaptação e percebem as mudanças com mais velocidade. Eles podem guiar aqueles que nasceram antes deles à vanguarda das inovações e novas formas de interação.

Por tudo isso, podemos compreender que os membros da geração Z são mais suscetíveis a consumir conteúdo em vídeo, principalmente em plataformas inovadoras. Eles apreciam formas contemporâneas de produção e estão sempre atentos ao que há de novo.

Já as pessoas que pertencem à geração Y interagem mais frequentemente com as plataformas mais convencionais e de utilização sedimentada. Eles preferem conteúdos em que é mostrada maior autoridade e em que há informações verificadas. São mais criteriosos e desconfiados.

Além de compreender as características e o comportamento dos membros de cada uma das gerações, inclusive os seus hábitos de consumo, você precisa contar com o auxílio de profissionais preparados, que entendem essas diferenças e dispõem de todos os meios necessários para atingirem de forma eficiente o seu público, seja ele de uma geração, seja ele de outra, seja ele de ambas.

Faça contato com a Dumela e produza conteúdos em vídeo que mudarão a forma como o seu negócio é percebido e que convencerão a sua audiência. Somos uma empresa que soube se adaptar e que conta com equipamentos de ponta e técnicas inovadoras em todas as etapas de desenvolvimento!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP