3 min. de leitura

Você acredita que a sua empresa se comunica bem com o público? Uma comunicação eficiente é fundamental para conseguir se destacar no mercado e alcançar um melhor engajamento dos clientes. Mas para que a sua mensagem chegue às pessoas de maneira clara e autêntica, é preciso definir o tom de voz da marca. Ou seja, a expressão verbal da empresa que represente de forma fiel toda a sua personalidade.

Quer entender melhor o assunto e descobrir como criar o tom de voz da sua marca? Então continue a leitura.

Qual a importância do tom de voz da marca?

O tom de voz da marca é essencial para que sua empresa consiga manter um padrão de linguagem e alinhar toda a comunicação. Assim, ela passa a ser conhecida por sua própria identidade, e não necessariamente por seus produtos.

Essa estratégia tem o poder de engajar e fidelizar o público, criando uma conexão e, consequentemente, um aumento nas vendas. Mas para que ela funcione, o tom de voz deve ser aplicado em todos os conteúdos produzidos, como e-mails, atendimentos de suporte, vídeos e podcasts.

Como construir o tom de voz?

O que e o tom de voz da marca e como construi lo2 - O que é o tom de voz da marca e como construí-lo?

Manter um padrão de linguagem e alinhar toda a comunicação.

Na hora de construir o tom de voz da sua marca, é importante levar em conta alguns fatores que auxiliarão na estratégia. A seguir, listei três dicas.

Pense na persona

O primeiro passo para definir o tom de voz da sua marca é observar o público que a consome. Com base em uma análise de dados do consumidor, é possível criar uma persona, ou seja, um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal.

dumela banner post ebook1a - O que é o tom de voz da marca e como construí-lo?

Esse processo vai além da coleta de informações demográficas. É importante conhecer profundamente os hábitos e gostos dessas pessoas para, assim, identificar qual tipo de linguagem faz sentido para elas.

Observe a concorrência

Outra dica que pode ajudar nessa tarefa é observar o que a concorrência tem feito. Esse exercício serve para você entender melhor o comportamento do mercado e identificar os diferenciais da sua marca.

Mas lembre-se: a intenção é que a empresa seja reconhecida facilmente e se destaque das demais. Por isso, você deve encontrar o seu próprio tom de voz e criar uma comunicação consistente.

Considere a identidade da empresa

tom1 - O que é o tom de voz da marca e como construí-lo?

Definir o tom de voz da marca é um processo essencial para uma comunicação efetiva.

Sua empresa provavelmente definiu alguns pilares importantes ao longo de sua trajetória, como missão, visão e valores. Essas informações ajudarão você a conhecer bem a identidade da marca e identificar qual tipo de comunicação se encaixa ao perfil dela.

Tenha em mente que o tom de voz não deve ser criado aleatoriamente. Antes de tudo, é feito um trabalho de pesquisa e planejamento que vai ajudar a identificar estilos de linguagem que consigam transmitir a mensagem ao público sem interferências e refletir a imagem real do negócio.

Definir o tom de voz da marca é um processo essencial para uma comunicação efetiva. Vale reforçar que é necessário estudar muito o mercado, o próprio negócio e o público para não deixar a linguagem forçada ou sem identidade.

Contar com uma empresa especializada pode fazer toda a diferença nessa hora. A Dumela Filmes tem um time craque em marketing e publicidade para empresas e pode ajudar você em todas as fases do projeto. Entre em contato conosco e conheça melhor nosso trabalho.

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP