Skip to main content

O formato de apresentação de ideias usado nas TED Talks se tornou uma tendência inegável na produção desse tipo de conteúdo. Muitos dos seminários que são disseminados em vídeos nas plataformas digitais se inspiram nelas, tanto na forma quanto no conteúdo.

E isso não acontece por acaso. Existem algumas técnicas usadas pela fundação Sapling, idealizadora das TED Talks, para que elas consigam ser tão efetivas em transmitir ideias complexas em um tempo curto. Neste conteúdo nós vamos citar algumas dessas dicas e explicar como você pode aplicá-las nos seus vídeos. Vamos lá!

1. Resuma sua apresentação em uma frase

Os TED Talks são uma referência obrigatória para quem pretende fazer vídeos para transmitir ideias.

Pode parecer simples fazer isso, mas na verdade é um dos grandes desafios das pessoas que falam nas TED Talks. Quando gostamos muito de um assunto e sabemos bastante sobre ele, é ainda mais difícil ser sintético. É fácil se perder nas falas, deixando-as prolixas e cansativas.

Procure encontrar palavras que representem cada um dos pontos mais relevantes da ideia que você pretende transmitir, e que possam se conectar à seguinte para formar uma frase que faça sentido. Assim, elas poderão servir para ancorar o desenvolvimento da sua apresentação e ainda facilitarão a compreensão e a fixação do conteúdo para o seu público.

2. Utilize storytelling

Existem inúmeras formas de se apresentar uma ideia, compartilhar pensamentos ou discursar sobre assuntos. Mas há uma delas que têm ganhado grande representatividade em nossa sociedade e está presente em diversos segmentos. Essa técnica é chamada de storytelling. Mas no que ela consiste?

É a arte de usar ferramentas e técnicas de narrativa dramática de histórias para capturar a atenção dos espectadores, gerar empatia e facilitar a compreensão.

Simplificando, basta que você procure dizer aquilo que pretende como se estivesse contando uma história com começo, meio e fim. Procure inserir experiências próprias e situações que contribuam para o seu argumento em suas apresentações.

3. Treine bastante

Procure encontrar palavras que representem cada um dos pontos mais relevantes da ideia que você pretende transmitir

É comum termos uma imagem das pessoas que falam muito bem que remeta a um imenso talento ou algum dom. Mas na realidade não é bem assim, e esse é um erro muito comum. A verdade é que a grande maioria dos bons oradores e das pessoas que você admira por terem essa habilidade apenas treinaram muito seus discursos.

As pessoas que conseguem ser mais convincentes e eloquentes e que concatenam as ideias de maneira mais interessante estão na verdade repetindo algo que já treinaram inúmeras vezes. Quanto mais elas ensaiam, mais conseguem passar a ideia de estarem falando de improviso.

Os TED Talks são uma referência obrigatória para quem pretende fazer vídeos para transmitir ideias. Ainda que você não pretenda fazer a sua apresentação de uma forma semelhante, é importante saber o que tem feito a cabeça da sua audiência e se destacado entre as produções audiovisuais.

Se ainda não conhece essa importante iniciativa de compartilhamento de boas ideias, nós indicamos que você comece com o TED Talk da escritora americana Susan Cain, sobre o poder das pessoas introvertidas.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as melhores dicas sobre produções audiovisuais, além de outros conteúdos exclusivos preparados por nossos especialistas!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP