Em tempos de transformação digital e facilidade de acesso à informação, o registro autoral se mostra cada vez mais importante, visto que bastam alguns toques na tela do smartphone para um conteúdo “viralizar” nas redes e o seu autor perder o controle sobre as finalidades às quais os usuários imputam ao material em questão.
Além de proteger a obra caso alguém faça uso inadequado da mesma, o registro autoral garante todos os direitos ao seu criador. Por isso, neste conteúdo, mostraremos o que você precisa sobre para garantir a exclusividade de seus vídeos os registrando da forma correta. Continue a leitura do artigo para conferir as nossas dicas!
O que é registro autoral?
Sempre que uma obra é realizada, seja ela um livro, uma postagem na internet, música ou um vídeo, o seu autor tem o direito de registrá-la a fim de proteger os seus direitos autorais sobre o material intelectual, conforme estabelece o artigo 5. XXVII, da Constituição Federal. Ainda de acordo com a lei, o registro autoral constitui-se de um direito patrimonial (pecuniário) e moral (criação).
Qual a importância do registro autoral?
O registro autoral é muito importante pelo fato de fornecer segurança quanto aos devidos direitos de criação sobre a obra ao seu autor. Este direito é determinado em diversas convenções nacionais e tratados pelo mundo, sendo a mais conhecida a Convenção de Berna.
De acordo com a lei 9.610/98, entre as obras aceitas pela Biblioteca Nacional estão:
- audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas — filmes, videoclipes e conteúdos voltados para publicidade;
- conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;
- textos de obras científicas, literárias ou artísticas;
- composições musicais, tenham ou não letra;
- ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;
- fotográficas;
- desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;
- obras dramáticas e musicais;
- programas de computador;
- design de produtos;
- roteiros (inclusive para publicidade);
- personagens (propagandas, filmes, desenhos etc);
- livros (incluindo o conteúdo e a arte gráfica da capa);
- logotipos e suas variações (não substitui o registro de marca).
Entre outros tipos de conteúdo de propriedade intelectual.
Como realizar o registro autoral?
O primeiro passo para registrar os seus vídeos é buscar os serviços da Biblioteca Nacional, órgão responsável pelas questões de política pública de preservação e registros de obras intelectuais. A unidade responsável é o Escritório de Direitos Autorais (EDA).
É possível ir diretamente à sede do EDA, localizada no Centro Empresarial Cidade Nova, na Av. Presidente Vargas 3131 sala 702, no Rio de Janeiro. Porém, a Biblioteca Nacional permite que qualquer pessoa faça o registro autoral em seus postos estaduais espalhados por todo o país.
Lembrando que você deverá preencher a GRU, acessando este link, e enviar os documentos solicitados — conforme a natureza de sua obra — via SEDEX ou presencialmente em uma dos postos regionais do EDA.
Como você pôde contemplar neste conteúdo, o registro autoral é muito importante para empresas que lidam com criação de conteúdo, como agências de publicidade e profissionais de marketing. Ele garante todos os direitos de criação sobre as suas peças publicitárias em formato de vídeo.
Quer acompanhar todos os conteúdos postados pela Dumela Filmes e se manter por dentro das maiores novidades sobre marketing digital e o vasto universo de audiovisual? Então assine a nossa newsletter para receber dicas, novidades e conteúdos informativos diretamente em seu e-mail!