Você já ouviu falar em Marketing de Comunidade? Pois bem, em tempos de comunicação digitalizada, redes sociais e forte presença tecnológica, as empresas precisam estar sempre em busca de maneiras de inovar e atrair a atenção do consumidor. A ideia aqui não é simplesmente aumentar as vendas, mas sim se aproximar do público e agregar valor ao branding.
Por isso, preparei este artigo para que você entenda melhor o que é Marketing de Comunidade, como ele funciona na prática e por que é tão importante. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é Marketing de Comunidade?

Agregar valor ao branding.
De forma simplificada, é uma estratégia que tem como objetivo reduzir a distância entre as marcas e seus consumidores. Levando em consideração que comunidade é um grupo de indivíduos com interesses em comum, esse conceito oferece plataformas e ambientes para que haja uma troca de experiências e ideias entre essas pessoas.
Ao mesmo tempo, a empresa consegue obter informações úteis sobre o comportamento de seus clientes potenciais e otimizar o relacionamento. Quando os consumidores percebem que são valorizados pela marca, passam a enxergá-la com outro ponto de vista e veem que não se trata de apenas mais uma no mercado.
Como o Marketing de Comunidade funciona?

Essencial saber minuciosamente quais são as expectativas dos consumidores.
Assim que a empresa identifica as características comuns entre seu público-alvo e traça perfis de consumo, ela tem as informações necessárias para iniciar a criação de sua comunidade. Para isso, é essencial saber minuciosamente quais são as expectativas dos consumidores a respeito da marca e, é claro, como a comunidade se posiciona.
É muito importante ter os valores e a missão bem definidos, assim como transparecer os benefícios que os integrantes podem esperar. Feito isso, agora é o momento de captar novos membros e realizar a gestão da comunidade.
Na prática, significa que a empresa deve desenvolver uma comunidade, isto é, um ambiente propício ao contato entre a marca e os clientes, em que ela atuará como moderadora e solucionadora de problemas. Já os membros devem ser incentivados a contribuir e podem até mesmo ser recompensados por isso.
Por que aplicar estratégias de Marketing de Comunidade?

Os usuários passam a interagir muito mais com a empresa.
Como eu disse, o objetivo central do Marketing de Comunidade é a aproximação dos clientes com a marca e de outros indivíduos que tenham interesses em comum. Quando essa estratégia funciona eficientemente, a empresa passa a usufruir de uma série de vantagens, tais como:
- aumento do lifetime value — o “tempo de vida” do cliente é significativamente estendido, ou seja, o período em que ele gerará lucro para o negócio;
- crescimento da reputação da marca — a empresa passa a ter mais credibilidade no mercado em que atua, tanto diante do consumidor quanto de seus concorrentes;
- otimização do índice de fidelidade — o negócio consegue transformar seus compradores em consumidores fiéis que, por sua vez, serão embaixadores da marca e falarão bem dela para outros clientes em potencial;
- mais engajamento com o público — os usuários passam a interagir muito mais com a empresa em seus canais de comunicação.

Na prática, significa que a empresa deve desenvolver uma comunidade.
Para concluir este artigo sobre Marketing de Comunidade, vale a pena destacar que o uso de vídeos na sua estratégia pode ser uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com os clientes, visto que esse formato de conteúdo é amplamente compartilhado no ambiente virtual e de fácil entendimento por parte do público.
Gostou de aprender o que é Marketing de Comunidade? Então talvez você também se interesse pelo post que mostra como perder a vergonha de fazer vídeos!