Skip to main content

Todo mundo hoje tem à disposição os equipamentos necessários para fazer vídeos para a internet. Apesar disso, muitas pessoas que têm vontade de produzir conteúdo ficam inibidas e acabam nunca realizando esse desejo. Um dos principais motivos para isso acontecer é por elas não saberem como perder a vergonha de fazer vídeos.

Mas com algumas técnicas é possível superar a timidez e fazer trabalhos audiovisuais com muita qualidade e que consigam captar a atenção dos espectadores. Neste artigo nós daremos algumas dicas para conseguir ficar mais à vontade em frente a câmera e os primeiros passos para alcançar esse objetivo. Então, continue a leitura!

Fale sobre um tema que você domina

Certifique-se de estudar bastante o tema.

O primeiro passo para falar com fluência e naturalidade é escolher como tema assuntos que você domine. Isso não significa que você tenha que ficar restrito a falar apenas sobre coisas muito específicas que você já conheça, ou sobre a sua vida, como em um vlog. O ponto é que você precisa estar bem-preparado antes de começar a gravar.

Se vai falar sobre algo novo para você, certifique-se de estudar bastante o tema e conhecer várias opiniões antes de escolher a abordagem que utilizará no vídeo. Assim você estará seguro e passará uma imagem de credibilidade para sua audiência.

Crie um roteiro

Perder-vergonha-fazer-vídeos_3

O importante é que o conteúdo do seu vídeo tenha uma linha lógica.

Existem diversas formas de roteirizar um vídeo. Isso pode ser feito até mesmo depois da gravação. O importante é que o conteúdo do seu vídeo tenha uma linha lógica que possa ser acompanhada pelo espectador. No entanto, isso não significa que você precise seguir à risca algo escrito previamente.

Você pode anotar apenas os pontos mais importantes na ordem em que precisam ser mencionados e falar livremente sobre eles. Outra possibilidade é a de que todo o texto seja escrito primeiro e você apenas o modifique um pouco na hora da ação, acrescentando mais fluência e verossimilhança à sua atuação.

Ensaie bastante

Ensaie até que o conteúdo esteja bem sedimentado

Na grande maioria dos casos um vídeo não é produzido na primeira tentativa. É muito normal que as cenas sejam refeitas inúmeras vezes até que saiam da forma que foi planejado. Então, tenha em mente que você precisará de várias tentativas.

Você deve estar concentrado e preparado para dar o seu melhor em cada uma delas. Pode também realizar testes de filmagens para ver como sua imagem, tom de voz, iluminação e cenários ficam na gravação, e assim ir melhorando e adequando sua oratória, sua imagem e postura pessoal, o ambiente e cenários mais adequados ao conteúdo, a sua personalidade e ramo de atuação.

Ensaie até que o conteúdo esteja bem sedimentado

O espectador pode perceber quando a pessoa que está falando no vídeo não está conectada ao que está dizendo. Por isso, ensaie até que o conteúdo esteja bem sedimentado e você tenha a capacidade de falar sobre ele sem parecer que esteja fazendo um esforço de memória. Uma boa dica é gravar tudo, as vezes o melhor acontece sem que você perceba.

Outra possibilidade interessante é usar o teleprompter, assim poderá ler o texto sobre o assunto na hora da filmagem, facilitando a oratória e também na hora de realizar a edição, pois terá um conteúdo muito mais focado.

Estas são algumas principais dicas para que você compreenda como perder a vergonha de fazer vídeos. É normal que você fique um pouco nervoso. Se você se esforçar de verdade até mesmo essa dificuldade vai ajudar, porque é algo com o qual a sua audiência pode se identificar. Afinal, todos têm um pouco de vergonha.

Seguindo nossas dicas você conseguirá produzir excelentes vídeos e se sentirá a vontade para começar. Então, não se acanhe! Se você acha que não tem todos os recursos de que necessita, veja o nosso conteúdo com dicas de como produzir com baixo orçamento!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP