O vídeo institucional é um formato de conteúdo essencial para qualquer estratégia de branding. Engana-se quem acha que ele se limita àquela ideia de contar a história da empresa e reforçar a visão, a missão e os valores que norteiam o negócio.
É possível fazer muito mais com esse produto e engajar o seu público com um resultado criativo e envolvente. Para isso, é necessário explorar abordagens diferentes, de modo que o material tenha os elementos certos para atrair a atenção da sua audiência e reforce a mensagem que a marca deseja passar.
A seguir, eu mostro cinco formas diferenciadas de criar um vídeo institucional para sua empresa. Confira!
1. Animação
Uma das principais vantagens das animações é que elas permitem representar praticamente qualquer coisa com facilidade. E, apesar de serem associadas a conteúdo infantil no cinema, podem garantir excelentes resultados no contexto corporativo.
Então, por que não usar a animação para tornar o conteúdo do seu vídeo mais atrativo para o seu público? Dois passos indispensáveis são a criação de um bom roteiro e a escolha de um traço que gere identificação junto aos seus clientes e à imagem da sua marca.
2. Storytelling
As pessoas são naturalmente atraídas por histórias, o que é algo ideal para a produção de um vídeo institucional. Por meio do storytelling, você pode fortalecer a imagem da sua empresa de uma maneira altamente interessante para o público.
Basta formatar o seu conteúdo como uma história. Acompanhe um personagem ao longo de uma jornada, relate acontecimentos e use o vídeo para representar tudo isso.
3. Depoimentos de clientes
Para humanizar o seu material, não há nada melhor do que trazer pessoas de verdade para falar. Convide alguns dos seus clientes para dar depoimentos sobre a qualidade dos seus serviços ou a história da sua empresa.
Essa iniciativa deixará o seu vídeo mais autêntico, além de enfatizar o quanto a sua empresa se importa com a satisfação dos seus clientes.
4. Vídeo musical
A música é um recurso poderoso porque consegue mudar completamente o tom de uma cena ou de um vídeo inteiro. Usar recursos musicais é uma ótima forma de conduzir uma narrativa e manter a atenção do seu público.
Uma sacada interessante é criar um vídeo institucional pautado totalmente pela música. Ele pode trazer uma canção ao longo de toda a sua duração ou ter uma narrativa musical como as do teatro e as do cinema.
5. Narração criativa
Não é obrigatório que o seu vídeo tenha uma narração. No entanto, ao optar por esse recurso, você não precisa se limitar ao modelo tradicional. Experimente uma abordagem mais criativa e divertida, dependendo do perfil do seu público-alvo.
Por exemplo, você pode unir essa ideia à de storytelling e ter um narrador personagem. Outra possibilidade é ter mais de um narrador para cada etapa do seu conteúdo.
Ao fazer as escolhas certas durante o planejamento do seu vídeo institucional, você terá um resultado capaz de gerar valor para a sua empresa. Lembre-se também da importância de firmar parceria com uma boa produtora de vídeos, como a Dumela Filmes, para garantir o máximo de qualidade ao seu conteúdo.
Quer ficar por dentro de mais dicas e tendências sobre produção de vídeos? Siga nossos perfis nas redes sociais: Vimeo, Pinterest, LinkedIn, YouTube e Instagram.