Skip to main content

Acompanhar os resultados de suas ações é essencial para ter sucesso em qualquer estratégia on-line. Se você trabalha com vídeos, então o YouTube Analytics precisa fazer parte da sua rotina.

Já ouviu falar nesse recurso, mas ainda não sabe como funciona? A gente explica!

O que é o YouTube Analytics?

YouTube-Analytics_2

YouTube Analytics possibilita que você tenha uma abordagem bem mais estratégica.

O YouTube Analytics é a seção da plataforma dedicada a registrar e exibir diversos tipos de dados relacionados aos vídeos publicados por um canal. Ele está disponível para todos os canais cadastrados no site.

Entre as métricas disponíveis no YouTube Analytics estão visualizações, tempo assistido, duração média de visualização, retenção de público e engajamento. Com essa ferramenta, você também pode realizar comparações ao longo do tempo e acompanhar a evolução do seu canal.

Além disso, o YouTube Analytics possibilita que você tenha uma abordagem bem mais estratégica com o seu canal, permitindo aprender mais sobre o perfil do seu público e aprimorar seus resultados.

Como funciona?

YouTube-Analytics_3

A ferramenta também disponibiliza um diagnóstico rápido.

Para acessar o YouTube Analytics, basta ter um canal na plataforma. Ao clicar em “Analytics” na barra lateral da interface, você encontrará o dashboard, que é onde suas principais métricas estarão reunidas.

Os números em destaques são indicadores que ajudarão você a saber como anda o engajamento do seu canal. É nessa seção que você conseguirá visualizar o quanto foi possível monetizar o seu conteúdo até o momento.

Você pode escolher outras seções com foco em alcance, engajamento, dados sobre o público e renda gerada. Em cada uma dessas áreas, é possível encontrar dados mais específicos e opções precisas de tempo para fazer suas comparações de evolução.

A ferramenta também disponibiliza um diagnóstico rápido, gerado pela própria plataforma, no topo do seu dashboard. Para obter respostas personalizadas, basta clicar nas perguntas acima dele.

Por que devo usar o YouTube Analytics?

YouTube-Analytics_1

Defina metas e objetivos mensuráveis.

O YouTube Analytics é um recurso bastante valioso para todos que trabalham com o YouTube. Afinal, é por meio dessa ferramenta que você conseguirá acompanhar o sucesso do seu conteúdo, identificando padrões de comportamento por parte do público e personalizando ainda mais suas estratégias.

Lembre-se que suas ações on-line devem ser sempre fundamentado em resultados. Somente assim será possível saber se as suas decisões estão corretas ou se necessitam de ajustes. Ao levar suas metas e objetivos em consideração, você poderá enxergar o quão perto ou longe está desses resultados.

Veja abaixo as principais práticas que você deve seguir ao utilizar o YouTube Analytics para acompanhar a efetividade do seu conteúdo:

  • defina metas e objetivos mensuráveis, ou seja, que apontem para métricas concretas;
  • faça comparações entre os seus dados, levando em conta o tempo e considerando períodos anteriores;
  • identifique quais tipos de conteúdo atraem mais engajamento e invista nesse formato;
  • acompanhe o perfil demográfico do seu público para entender melhor quem está sendo impactado pelos seus vídeos (dado essencial para o marketing de conteúdo);
  • saiba o quanto seus vídeos são assistidos por completo ou em que ponto o público deixa seu canal;
  • descubra quais são as principais fontes de visualização dos seus vídeos, como resultados de busca, playlists, entre outras;

Viu só como o YouTube Analytics é uma ferramenta poderosa para quem usa a produção de vídeos em ações on-line? Para ter sucesso nesse meio, é fundamental que você busque saber mais sobre como o YouTube Analytics funciona. Só assim você poderá entender, com base em dados confiáveis, as melhores formas de conduzir uma estratégia de produção de vídeos específica para o seu negócio.

Gostou do post e quer ficar por dentro de outras dicas como essa? Assine nossa newsletter e receba as novidades do blog diretamente na sua caixa de entrada!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP