Skip to main content

A aprendizagem institucional requer alguns detalhes na preparação do material para os colaboradores. Nem todos assimilam da mesma forma um conteúdo, por isso, é fundamental criar métodos diferentes para aplicar durante os treinamentos de sua empresa.

Em trabalhos de risco, por exemplo, onde se exige maior zelo dos profissionais envolvidos, uma boa forma de treinar as equipes e ter certeza de que aprenderam os procedimentos corretos é apresentar vídeos animados de segurança do trabalho.

Quer saber como atrair a atenção para um assunto sério de uma maneira leve e interessante? Veja agora neste post, como os vídeos animados de segurança do trabalho são importantes e quais as vantagens de investir nesse tipo de produção!

O que são vídeos animados e por que são importantes na abordagem de alguns assuntos?

Com desenhos e imagens gráficas, os vídeos animados são criados para contar uma história de forma lúdica e dinâmica. A intenção é que o argumento seja transmitido sem aquela sensação de cansaço, sobretudo quando o assunto é complexo e inspira cuidados.

Para as empresas, a maior importância de um vídeo animado é que os colaboradores tendem a prestar mais atenção, quando há sons, cores e enredo — muito mais que uma apostila repleta de informações e desenhos inanimados.

Vantagens de investir na produção de vídeos animados

A segurança do trabalho tem muitas normas e procedimentos, que em diversos casos, quando não cumpridos, acarretam danos irreversíveis — dentre eles, acidentes que prejudicam a saúde do trabalhador e prejuízos financeiros para a empresa.

Além disso, as penalidades jurídicas pelo descumprimento da legislação são agressivas e onerosas. Certamente, o investimento que a empresa faria em prevenção seria bem menor que os custos das multas aplicadas.

É possível evitar esses transtornos com treinamentos e materiais adequados, aplicados periodicamente em todos que atuam diretamente na área de segurança do trabalho. Vejamos algumas vantagens de desenvolver um vídeo animado de segurança do trabalho!

Maior clareza e engajamento

Os vídeos animados são objetivos e trazem uma linguagem suave, mesmo para termos técnicos, situações arriscadas, comportamento inadequado, atos inseguros ou aplicação de normas técnicas.

A probabilidade de os profissionais aplicarem na prática o que acabaram de assistir no vídeo e, ainda, reproduzirem as falas de correção e adequação às normas é bem maior do que por outro método aplicado de aprendizagem.

Melhor fixação do conteúdo

A memória humana tem uma capacidade fantástica de reter informações e para muitas pessoas a aprendizagem visual e auditiva funciona muito mais na fixação do conteúdo melhorando o desempenho no dia a dia.

Normalmente um vídeo animado de segurança do trabalho apresenta exemplo de situações reais e diante de algo similar, em vez de consultar uma apostila do treinamento, o provável é que o funcionário se lembrará rapidamente das soluções apresentadas no vídeo.

A aprendizagem visual e auditiva funciona muito mais na fixação do conteúdo.

Dicas para a produção de vídeos institucionais

Que tal uma dica para ajudar na preparação de um vídeo interessante para a sua empresa? Vale lembrar que um vídeo institucional deve passar credibilidade e autoridade sobre o tema abordado.

Mesmo que seja algo animado e divertido, o conteúdo relevante é essencial para que o vídeo seja, para os funcionários, uma ferramenta de referência e de consulta, sempre que houver uma dúvida ou for necessário para fortalecer a ideia.

Algumas dicas para uma produção enigmática:

  • defina o tema (a segurança do trabalho é muito abrangente);
  • organize as ideias;
  • crie o roteiro objetivo;
  • escolha a produção de vídeo adequada;
  • cuide da qualidade de imagens;
  • conte com uma empresa especializada.

Não é difícil criar um vídeo animado de segurança do trabalho, mas é o tipo de ferramenta que precisa de mãos especializadas em produção, trabalhando em conjunto com quem entende tecnicamente sobre segurança — uma união que beneficia a empresa e a todos os colaboradores.

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas saibam também sobre a importância de um vídeo animado de segurança do trabalho e o que fazer para adotar essa estratégia!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP