Skip to main content

Seria muito injusto com diversas produções cinematográficas se disséssemos que a animação infantil é dividida em ATS e DTS, antes de Toy Story e Depois de Toy Story, não é mesmo? Mas o fato é que a partir dali as coisas mudaram muito e numa velocidade bem “para o infinito e além”.

As crianças que ainda nos habitam, porém, vão lembrar que He-man e She-ra já davam lições educadoras muito antes do cowboy e o astronauta pensarem que poderiam existir. Não dá para discordar disso também. Fato.

Então, a pergunta que fica e que quero discutir neste post é: se a animação infantil já influenciou tantas gerações com diferentes formatos e qualidade gráfica duvidosa, qual seu impacto na educação e como pode ser usada por educadores? Vem cá conferir.

Porque investir na animação infantil para o processo de aprendizagem?

impacto-animação-infantil-educação_0

Usar animações lúdicas e envolventes é uma forma de conquistar a atenção das crianças.

Existem diversos métodos de aprendizado, dos mais tradicionais àqueles que usam e abusam das tecnologias e experiências para envolver as crianças com os conteúdos de ensino.

Mas, entre eles, alguns elementos são comuns, como o fato de seu público ser infantil, ávido por conhecimento, e, claro, diversão.

Então, para começo de papo, usar animações lúdicas e envolventes é uma forma de conquistar a atenção desse público.

Também podemos citar o fato de que os desenhos animados ainda são uma de suas melhores companhias nos momentos de lazer. Possuem canais exclusivos e tomaram conta da internet, não é mesmo?

Dessa maneira, criar conteúdos animados é uma forma de se comunicar com as crianças em uma linguagem audiovisual que elas curtem.

E, o principal, as mensagens a serem internalizadas não ficam por conta exclusivamente do He-man, mas sim, de acordo com o que elas estão vivenciando na escola e fases da vida, por exemplo.

É muito mais fácil discutir temas sobre compartilhamento de brinquedos, cuidados com a natureza, honestidade, comprometimento com seus deveres, entre outros, com pequenas histórias desenvolvidas especialmente para a realidade das crianças e seus imaginários.

Quais séries animadas são sucesso entre as crianças e contribuem para o aprendizado?

Usar animações lúdicas e envolventes é uma forma de conquistar a atenção desse público.

Se você já tem filhos, certamente já assistiu algumas animações que traziam aprendizados importantes.

É claro que os pais e educadores sabem que não é interessante terceirizar a educação, seja para qual ferramenta for, mas usar tais recursos como apoio é essencial para que as crianças se conectem com a mensagem, seja por gostarem do personagem, seja por se identificarem nas situações vividas por eles.

Quer ver alguns exemplos?

Kamalu e Sua Turma

Essa série é apresentada por cinco personagens e muitas músicas autorais e releituras. Nela, animais e humanos interagem aprendendo juntos, situações de vivência na casa e floresta em que vivem.

É muito interativa, propõe que as crianças não só assistam, mas também participem ativamente com estímulos e muita diversão.

Kamalu foi lançado recentemente no YouTube e está sendo muito bem recomendada. Tenho certeza de que as crianças irão amar.

Show da Luna

Outra produção incrível de uma garotinha curiosa que, junto de seu irmão e uma imaginação que lhe é peculiar, descobrem o funcionamento de diversas coisas do universo, sentimentos e relacionamentos.

Sua ideia central é baseada em algo que as crianças adoram fazer: perguntar o porquê das coisas.

As aventuras de Makarios e Merimnaw

Outro desenho animado lindo e que traz importantes lições sobre medos, sentimentos e outras vivências comuns da primeira infância.

Cada um de seus personagens ajudam a compreender seus sentimentos e vencer os desafios comuns ao longo da vida, como a ansiedade e insegurança.
Os idealizadores já tiveram a preocupação de trabalhar a inclusão, disponibilizando a tradução para Libras. Uma graça!

impacto-animação-infantil-educação_4

Criar conteúdos animados é uma forma de se comunicar com as crianças em uma linguagem audiovisual que elas curtem.

Seja qual for o seu público-alvo, crianças ou adultos, é essencial promover essas experiências envolventes no processo de aprendizagem para ter uma garantia de que a mensagem será transmitida com sucesso, e a Dumela, percebe isso nos projetos de animação infantil que desenvolve junto aos seus clientes.

Quer saber como levar essa ideia para seu negócio? Diga um @oi no Whatsapp ou preencha o formulário eu ligo para você!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP