Skip to main content

Às vezes, acreditamos que, para criar um bom enredo, é preciso apenas de algumas boas pitadas de inspiração, mas não é bem assim. Criar um roteiro não é uma tarefa tão simples quanto parece. Antes de tudo, é necessário organizar as ideias e criar uma estrutura narrativa para entender onde cada ponto precisa ser encaixado.

Mas afinal, o que é essa estrutura e como construir uma? Isso é o que vamos explicar para você neste post. Ficou curioso? Então pegue papel e caneta e vamos colocar a mão na massa.

O que é estrutura narrativa?

estrutura-narrativa_3

A forma com que a história é contada também permite diversas possibilidades.

A estrutura narrativa é a forma com que uma história é contada e passada para o papel ou para as câmeras. Com uma boa estrutura, o roteirista consegue organizar suas ideias e pesquisas e construir a história de maneira racional e compreensível do início ao fim.

Normalmente composta por três atos, introdução, desenvolvimento e conclusão, a estrutura narrativa conta com o apoio de pontos de virada, ou seja, momentos de conflito que mudam o rumo da história fazendo com que ela avance em direção ao fim.

Quer um exemplo de ponto de virada? Pense no momento em que Harry Potter descobre que é um bruxo. A partir desse ponto, vemos a história tomar outro rumo e caminhar em direção a seu clímax.

Quais os principais elementos da narrativa?

estrutura-narrativa_5

O espaço pode ser físico, social ou psicológico.

Alguns elementos são importantes para que a história seja contada e, listá-los pode ser uma boa forma de construir sua estrutura narrativa. São eles:

  • narrador: o narrador é quem conta a história. Existem três tipos de narrador, o onisciente e onipresente que conhece a totalidade do enredo e utiliza a narração em 3ª ou 1ª pessoa, o narrador observador, que não interfere no enredo e conta a história com distanciamento e o personagem ou participante da história que conta os acontecimentos em 1ª pessoa;
  • enredo: é a trama que se desenrola ao longo da história;
  • personagens: são aqueles que compõem a narrativa e participam do enredo. Os personagens podem ser principais, são os protagonistas e antagonistas, ou secundários, como os coadjuvantes;
  • tempo: é a duração dos acontecimentos. O tempo pode ser cronológico, ou seja, contado por horas, dias e anos, ou psicológico, quando se refere às vivências dos personagens.
  • espaço: trata-se do local em que se passa a narrativa. O espaço pode ser físico, social ou psicológico.

Quais as possibilidade de estrutura narrativa?

O que é e como planejar a estrutura narrativa de um vídeo

A estrutura narrativa conta com o apoio de pontos de virada.

A forma com que a história é contada também permite diversas possibilidades e pode ser classificada em uma estrutura simples e linear ou em estruturas mais complexas. A seguir, listamos alguns tipos de estruturas narrativas:

  • linear: a narrativa segue um fio condutor que se desenvolve sequencialmente em começo, meio e fim, sem que ocorram grandes desvios. É a estrutura mais simples e a mais utilizada em anúncios publicitários, por exemplo;
  • dupla: essa estrutura acompanha duas histórias independentes que podem ou não se cruzar ao longo do enredo;
  • inserção: utiliza a justaposição de planos com tempos e espaços diferentes. Recorre ao recurso de flashbacks para criar um linha temporal.

Criar uma estrutura narrativa bem-organizada é a melhor forma de colocar seu roteiro no papel e avaliar quais pontos precisam ser reescritos e quais podem ser mantidos. É preciso ter em mente17 que o trabalho do roteirista é bem mais complicado do que se imagina e requer muito mais do que inspiração.

Para ajudar você nessa tarefa, é possível buscar auxílio de uma produtora especializada. A Dumela Filmes conta com um time craque para atender a todos os tipos de projetos, desde a concepção até a fase de pós-produção. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho.

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP