Skip to main content

O seu segmento costuma lidar com conceitos bastante complexos que precisam ser absorvidos pelos seus clientes? Já percebeu que precisa investir tempo e recursos em educar sua audiência para que opte por soluções cada vez mais sofisticadas e diferenciadas? Então você precisa de bons vídeos explicativos animados.

Um dos principais benefícios da animação é que esse formato de vídeo pode ser utilizado para explicar uma quase infinidade de assuntos. Desde os mais simples até os mais complexos, é possível usar formas, desenhos e símbolos animados para traduzi-los para o seu público-alvo de forma efetiva.

É por isso que produzir vídeos explicativos animados é algo bastante vantajoso para a sua empresa. Esse é um formato altamente versátil que pode se adaptar a qualquer segmento, trazendo custo de produção relativamente baixo e alto potencial de sucesso junto a diferentes tipos de público.

Por que os vídeos explicativos animados estão tão populares?

A animação costuma ser um formato de audiovisual associado a conteúdo infantil, mas a realidade é bem diferente. Na verdade, é uma forma altamente eficaz de entregar informações a qualquer público de maneira rápida, direta e fácil. Muitos conceitos altamente complexos podem ser simplificados por uma boa animação.

É por isso que vídeos explicativos animados estão cada vez mais populares em diversos segmentos. Seja em comunicações para o público externo ou interno, as empresas fazem uso de diversas abordagens diferentes para destacar novidades, explicar regras, mostrar o funcionamento de produtos, veicular notícias, entre várias outras possibilidades.

Nesse contexto, a produção de vídeos explicativos animados se destaca por permitir que as empresas eduquem seu público com um custo-benefício bastante atrativo.

Vídeos explicativos animados estão cada vez mais populares em diversos segmentos.

Como aproveitar as vantagens dos vídeos explicativos animados?

Agora que já ficou claro o quanto trabalhar com vídeos explicativos animados pode ser vantajoso, resta entender como aproveitar os seus benefícios dentro do contexto da estratégia da sua empresa. O primeiro passo é o mesmo de qualquer outra iniciativa de comunicação: entender o perfil do seu público-alvo e os seus objetivos.

Para que funcionem bem, os seus vídeos explicativos animados precisam fazer uso das ferramentas que esse formato de conteúdo oferecem. É o caso de:

  • Escrever o roteiro: sim, um vídeo explicativo animado também precisa de um roteiro, cujo objetivo é documentar tudo o que será tratado no conteúdo e trazer as orientações necessárias para que ele se concretize;
  • Ter um storyboard bem documentado: o objetivo do storyboard é antecipar todas as cenas de um vídeo, possibilitando que seja visualizado antes de ser criado para que eventuais ajustes sejam feitos antecipadamente;
  • Definir o estilo visual: apenas querer trabalhar com animação não é o suficiente, já que você também precisa considerar o perfil do seu público-alvo e a identidade visual da sua empresa para utilizar um estilo que se encaixe em tudo isso;
  • Locução e dublagens: a dublagem é um recurso essencial para o bom funcionamento de uma animação, seja a de personagens ou de um narrador (locução) para conduzir o conteúdo;
  • Editar o conteúdo: a sua animação ganhará vida na mesa de edição, que é quando os animadores finalmente colocam a mão na massa. E por isso é fundamental que todas as etapas até aqui sejam seguidas para garantir o máximo de qualidade ao produto final e evitar retrabalho.

Lembre-se de que o sucesso dessa estratégia depende muito da expertise empregada nas etapas de planejamento e execução dos seus vídeos explicativos animados. Sempre que possível, conte com a ajuda de uma produtora de conteúdo audiovisual para garantir que todas os passos sejam dados adequadamente.

Continue por dentro de mais informações relevantes sobre produção audiovisual. Basta cadastrar o seu e-mail para começar a receber a nossa newsletter!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP