3 min. de leitura

Os vídeos de receita têm se tornado muito populares na internet. As pessoas adoram compartilhar as preparações deliciosas com visuais tentadores entre si. E a variedade é incrível. Desde saladas até os doces mais açucarados.

Se você também é especialista em um ou muitos pratos e gostaria de compartilhar a sua receita na internet utilizando um vídeo, nós vamos te ajudar! Seguindo algumas dicas simples é possível tornar o seu conteúdo mais didático e atrativo para as pessoas que assistirem, o que irá impulsionar o engajamento do público com o seu conteúdo. Então, vamos lá!

1. Elabore um roteiro completo

Todo conteúdo audiovisual depende da pré-produção para conseguir um bom resultado. É no planejamento que se antecipam dificuldades e se organizam a melhor ordem para a realização de cada tomada. Embora esses vídeos, na maioria dos casos, não tenham falas ainda assim é preciso organizar a execução da filmagem.

Com isso você consegue fazer imagens mais explicativas e visualmente mais bonitas. A plasticidade das imagens é fundamental para encantar com seus vídeos de receitas e isso só se consegue com planejamento. Inclua descrições de quadros e de inserções no seu roteiro.

2. Use mais de uma câmera

Quando você está fazendo um vídeo com esse assunto é comum que algumas situações só possam ser filmadas uma vez. Para não perder nada, nem ter que repetir toda a preparação várias vezes, uma excelente dica é utilizar pelo menos duas câmeras.

Desde que você tenha uma câmera fixa de apoio com uma boa qualidade não importa que as outras sejam mais limitadas. Use o seu telefone, microcâmeras utilizadas em esportes, câmeras fotográficas compactas, enfim, você pode ter várias câmeras de vídeo em casa e nem se lembrar e cada uma delas oferecerá um visual único.

original c5948917734559bf5f2007c9786b0d45 - 3 dicas para produzir vídeos de receita estilo Tastemade

Todo conteúdo audiovisual depende da pré-produção para conseguir um bom resultado.

dumela banner post ebook2b - 3 dicas para produzir vídeos de receita estilo Tastemade

3. Capriche na iluminação

A luz é fundamental na produção de vídeos e fotografias. Mesmo com ótimas câmeras e lentes é muito importante que você assegure que haja a iluminação necessária para filmar com qualidade. Você também pode improvisar e usar qualquer fonte de luz que tenha à disposição.

Um cuidado importante é buscar utilizar luzes com a mesma temperatura, ou que tenham tonalidades próximas. Se não puder usar luz artificial procure posicionar o seu preparo de forma que ele aproveite a luz natural do ambiente. Seja criativo! Você pode utilizar tecidos para filtrar e difundir a luz do sol.

Os vídeos de receita não são tão complicados de se fazer como pode parecer. Basta que você planeje as etapas com atenção e tenha disponibilidade para realizar a filmagem com calma. Seja para expôr o seu talento na cozinha ou ajudar um amigo que cozinha bem.

Esperamos que você tenha gostado desse texto e que ele tenha te ajudado. Se você está interessado em receber dicas sobre a criação de conteúdo audiovisual, equipamentos, técnicas e boas práticas na criação assine a nossa newsletter. Assim você receberá com regularidade e em primeira mão a nossa seleção de material exclusivo.

DUMELA BACKSTAGE

Receba conteúdos especiais sobre produção audiovisual para negócios.

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
oi@dumela.tv
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP