Skip to main content

Vídeo on demand e streaming são termos com os quais estamos nos familiarizando bastante nos últimos tempos, tanto como consumidores quanto como profissionais (se trabalhamos diretamente com essas mídias digitais), não é mesmo? Mas você sabe exatamente o que significa vídeo on demand — ou vídeo sob demanda, em tradução para o português?

Em poucas palavras, são aqueles conteúdos ofertados de acordo com a vontade do espectador: ele assiste ao que quer e quando quer, clicando em poucos botões. Eles são comuns nas plataformas de streaming, pois estão acessíveis ao público no momento em que querem assistir, e não têm as interrupções comerciais habituais na TV aberta e, muitas vezes, na TV por assinatura.

Que tal saber mais sobre essa tecnologia e seus benefícios no mercado audiovisual? Vem comigo que eu conto!

Vídeo on demand ou streaming?

Entenda-vídeo-on-demand_2

A popularidade desse tipo de conteúdo é inegável.

Para explicar melhor como essa tecnologia funciona, vamos por partes: você já entendeu o que é video on demand. Já o streaming — que pode ser traduzido como corrente de água — é justamente isto: você abre uma torneira (que, nesse caso, é apertar um botão) e os dados são jorrados da fonte (o armazenador da plataforma) até o seu dispositivo. Legal, né?

Isso significa que todo vídeo on demand é transmitido via streaming, mas nem todo streaming é um vídeo on demand. As transmissões ao vivo, por exemplo, podem ser feitas por meio do streaming, mas podem ter interrupções, hora para começar e terminar etc.

Por que o vídeo on demand está crescendo tanto?

A popularidade desse tipo de conteúdo é inegável. Confira três pontos que constroem o sucesso do vídeo on demand!

Controle do usuário

Foi-se o tempo em que ficávamos à mercê das emissoras, parando o nosso dia para acompanhar determinada programação. Graças ao vídeo on demand, podemos assistir aos nossos programas preferidos no horário que temos disponível. Uma tecnologia que, sem dúvidas, acompanha a rotina atribulada das pessoas.

Variedade de conteúdo

Entenda-vídeo-on-demand_1

Produções exclusivas, os conteúdos mais atuais e o acesso multiplataformas.

Da mesma forma, há alguns anos, ficávamos presos às poucas possibilidades de conteúdo na TV aberta. A TV paga melhorou esse cenário, mas, ainda assim, o conteúdo é limitado a horários e repleto de comerciais (do próprio canal e publicitários).

No vídeo on demand, a variedade é infinitamente maior e é possível ter um maior controle do que é assistido — o que é uma grande vantagem para as famílias com crianças, por exemplo.

Entenda-vídeo-on-demand_3

É possível ter um maior controle do que é assistido.

Preços acessíveis

Os custos desse tipo de serviço também são acessíveis, especialmente quando comparado às TVs pagas. Além disso, a tecnologia permite que uma única assinatura tenha acesso a até três telas simultâneas, em média, o que possibilita ao assinante dividir a conta com familiares ou amigos.

A depender da plataforma, outras vantagens que estão nas mãos dos usuários são as produções exclusivas, os conteúdos mais atuais e o acesso multiplataformas.

Entenda-vídeo-on-demand_4

A tecnologia permite que uma única assinatura tenha acesso a até três telas simultâneas.

Como você viu, o vídeo on demand é uma tecnologia que veio para ficar! E você, como consumidor ou profissional, pode ficar de olho nessa novidade para simplificar a sua vida e agregar diferenciais interessantes nos resultados do seu trabalho.

Não deixe de conferir e aproveitar tudo o que acontece no mercado audiovisual com quem entende do assunto, como a Dumela. Para conhecer as tendências e aprimorar suas ações nessa mídia tão fundamental nos dias atuais, entre em contato com a nossa equipe!

Close Menu

Somos uma produtora de Vídeo moderna, dinâmica e completa. Temos paixão pela arte de contar estórias, transmitir mensagens e criar conteúdos em vídeo. Vem produzir com a gente. 

Solicitar Orçamento

Dumela Filmes
Rua Caldas Novas, 50
Barueri/SP